Home / Dicionário de Contabilidade / Entenda o que é EIRELI e se esse tipo de empresa é o ideal para o seu negócio

Entenda o que é EIRELI e se esse tipo de empresa é o ideal para o seu negócio

Imagine que você deseja abrir um negócio próprio sozinho, sem nenhum sócio. Até alguns anos atrás, isso seria impossível pela legislação de nosso país.

Mas hoje, isso mudou. Agora, existem alguns formatos de pessoa jurídica bastante interessantes e muito fáceis de serem constituídos, como se tornar um EI, Empreendedor Individual, ou um MEI, Microempreendedor Individual, entre outras alternativas.

No entanto, essas duas opções citadas apresentam, alguns inconvenientes.

Neste post, você vai entender o que é EIRELI e porque esse formato jurídico de empresa pode ser a alternativa ideal para o seu negócio.

Saiba mais: Passo a passo de como abrir uma EI e EIRELI

Porque alguns empreendedores preferem EIRELI em vez de MEI ou EI?

Antes de saber em detalhes o que é EIRELI, entenda porque algumas vezes esse formato jurídico pode ser mais interessante para o seu negócio.

  • EI: neste caso, o patrimônio pessoal do Empresário Individual não tem separação com o da empresa e, portanto, pode ser requisitado para pagar dívidas do negócio.
  • MEI: o faturamento máximo anual não pode passar de R$ 81 mil reais e, além disso, existem algumas atividades que não podem ser executadas como microempreendedor, tais como medicina e direito.

Vamos entender agora o que significa EIRELI na contabilidade e suas vantagens?

Este post também pode interessar a você: Como trabalhar como PJ: passo a passo prático e objetivo

Entenda o que é uma EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

Sabe o que significa EIRELI na contabilidade?

EIRELI significa Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

Trata-se de um tipo de formato jurídico onde a pessoa física pode fazer uma separação entre seus bens pessoais e o patrimônio da empresa.

Desta forma, caso haja prejuízos, apenas os bens da empresa serão usados para o pagamento das dívidas. E é exatamente por isso que ela é a preferida de alguns empreendedores que não desejam ter sócios.

Para abrir uma EIRELI é necessário que o capital social da empresa seja de no mínimo 100 salários mínimos. Se você realiza uma atividade que é impeditiva do MEI ou não pretende ter sócios para abrir o seu negócio, abrir uma EIRELI pode ser o caminho certo.

Veja também uma novidade que está surgindo: TUDO sobre Sociedade Limitada Unipessoal. Será que você deve abrir uma?

Pensando em abrir uma empresa e tem dúvidas de como fazer isso? Então, baixe nosso e-book gratuito: Abertura de Empresas

Artigos relacionados ao termo EIRELI:

Baixe grátis o aplicativo | Ou acesse a versão web