3 dicas para definir as atividades corretas do seu CNPJ

3 dicas para definir as atividades corretas do seu CNPJ

Definir corretamente as atividades econômicas da empresa é uma das principais dúvidas de todos aqueles que desejam saber como abrir uma microempresa. Mais conhecidas pelo código CNAE, as atividades econômicas tornam a empresa parte integrante de um setor de mercado e de um segmento específico. Além disso, servem como uma espécie de autorização para que a empresa possa executar as atividades descritas.

Por que é tão importante definir as atividades corretas no seu CNPJ? 

Se você busca saber como abrir uma microempresa, saiba que o CNAE (Código Nacional das Atividades Econômicas) interfere diretamente em todo esse processo. Isso porque além de padronizar as atividades executadas pela empresa, o CNAE também indica para a Receita Federal quais tributos a empresa deve pagar. 

Ou seja, contar com um CNAE incorreto no CNPJ pode causar problemas com o FISCO, oneração de impostos, multas entre outras penalidades.

Atividade econômica principal x Atividade econômica secundária

Ao abrir uma empresa e definir o seu CNPJ, duas atividades econômicas são solicitadas: a principal e a(s) secundária(s).  A princípio, a atividade econômica principal é aquela que gera a maior receita para o empreendimento. Já as secundárias são aquelas que também são realizadas no local, além da atividade principal.

Como escolher o CNAE correto para o seu negócio?

Sem dúvida alguma a melhor maneira de definir as atividades corretas do seu CNPJ é contar com um serviço especializado de contabilidade para ME (microempresa) ou de contabilidade para MEI (microempresa individual). Com essa decisão, você terá o auxílio de contadores especializados em abertura de empresa e não correrá o risco de ficar irregular com o FISCO.

Mas é claro que além dessa sugestão, outras dicas podem ser bem úteis para formalizar o seu negócio da maneira correta. Veja a seguir:

Verifique as atividades permitidas para o seu setor de atuação

Ao contrário do que se imagina, não basta abrir um CNPJ e sair incluindo as atividades econômicas que bem desejar. É preciso saber quais CNAEs se enquadram no regime tributário da sua empresa.

Neste artigo você encontra uma lista de CNAEs permitidos para MEI e neste, as CNAEs permitidas para Simples Nacional.

Pense na sobrevivência do seu negócio a longo prazo

Conforme pontuamos anteriormente, é possível escolher mais de uma atividade econômica para o seu negócio. É claro que elas devem estar em consonância com o propósito da empresa, mas também podem garantir a longevidade do empreendimento.

Por isso, na hora de definir os CNAEs da sua empresa, considere incluir atividades atemporais e necessárias. Isso vai facilitar que a sua empresa consiga executar suas atividades tanto nos tempos atuais quanto em tempos futuros.

Conte com o Qipu para formalizar o seu negócio

A Qipu é uma plataforma de contabilidade online que reúne em um único lugar profissionais especializados e vários serviços para deixar a sua empresa em conformidade com as legislações fiscais e tributárias vigentes. 

Com os nossos serviços de contabilidade para MEI você apura DAS, notas fiscais, faz o controle de fluxo de caixa, emite relatórios financeiros e várias outras atividades essenciais para o seu negócio. Já com os serviços de contabilidade para ME, além dessas possibilidades, você também emite o pró-labore dos sócios, deixando a gestão financeira e contábil da sua empresa ainda mais eficiente. 

Quer ter o total controle da sua empresa em um só lugar? Conheça as soluções digitais da Qipu para o seu negócio e solicite a sua proposta.

Foto destaque: Ceo photo created by yanalya

No items found.