Emitir nota fiscal eletrônica no Piauí: saiba como em 4 passos simples e esclarecedores

Emitir nota fiscal eletrônica no Piauí: saiba como em 4 passos simples e esclarecedores

Você sabe como é feita a emissão de nota fiscal eletrônica no Piauí? E mais: você sabe como emitir nota fiscal para MEI no Piauí?

A nota fiscal é um documento que toda empresa é obrigada a emitir. Nela ficam registradas todas as transações comerciais, comprovando a legalidade das mesmas.

Além disso, as notas fiscais são fundamentais para o recolhimento correto de impostos. A não emissão deste documento pode ser considerada como sonegação fiscal, o que acarreta multas extremamente onerosas para o seu negócio.

A nota fiscal eletrônica (NFe) faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), implementado pelo governo federal desde 2007.

Se a sua empresa atua no estado do Piauí, então você precisa ler este artigo.Separamos aqui um passo a passo bem explicado de como emitir nota fiscal eletrônica no Piauí. Continue a leitura e saiba quais procedimentos você deverá seguir.

Veja também: Como emitir nota fiscal no Qipu?

4 passos para emitir nota fiscal eletrônica no Piauí

Passo 1 - Certificado Digital

O primeiro passo para emitir nota fiscal eletrônica no Piauí é adquirir o certificado digital do tipo A1. Com ele, é possível “assinar eletronicamente” sua NF-e, além de ser sua garantia de autenticidade. Correios, Serasa e Boa Vista são algumas opções para se conseguir o certificado.Após o pagamento da assinatura, você receberá uma senha para configurá-la em seu computador.

Passo 2 - Solicitação de credenciamento

Solicite seu credenciamento junto à Secretaria de Fazenda do Piauí (SEFAZ-PI) via e-mail, contendo CNPJ, CNPJ matriz, IE e UF.

Passo 3  - Acesso ao Sistema de Autoatendimento

Aqui você deverá entrar no site da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ-PI) e acessar o Sistema de Autoatendimento (SIATweb).

Ao clicar no ícone do SIATweb, aparecerá uma tela com várias opções. Você, então, deverá clicar em “NFA-e”.

Feito isso, aparecerá a seguinte janela na sua tela. Clique no link indicado pela seta vermelha.

Uma nova guia será aberta no seu navegador. Clique em “Emissão”.

Após clicar em “Emissão”, a seguinte janela aparecerá. Clique em “Acessar Emissão da NFA-e”.

Passo 4 - Preenchimento da NFAe

Nesta etapa, é hora de preencher a sua nota fiscal avulsa eletrônica. Depois de clicar em “Acessar Emissão da NFA-e”, uma página com diferentes campos para serem preenchidos, separados por 6 guias:

       
  • Remetente;
  •    
  • Destinatário;
  •    
  • NFA-e;
  •    
  • Produtos;
  •    
  • Transporte;
  •    
  • Confirmação.

Remetente

Para preencher a guia de Remetente, é preciso primeiro selecionar, no campo “Contribuinte”, se você é Inscrito ou Não Inscrito.Se você selecionar a opção Inscrito, o sistema habilitará o campo “Inscrição” para você informar o seu número. Ao fazer isso, seus dados cadastrais aparecerá automaticamente em seus respectivos campos de preenchimento.Caso você selecione a opção “Não Inscrito”, o sistema habilitará o campo “Informação” com as opções CNPJ ou CPF. Em seguida, os demais campos também serão habilitados para preenchimento.

Destinatário

Em seguida, é hora de preencher a aba de Destinatário. Primeiro, é necessário selecionar a qual Unidade Federativa o destinatário pertence no campo UF.Depois, ao lado, você deve informar se a operação comercial em questão tem fins de exportação ou não.

NFA-e

Aqui, é necessário selecionar qual a Natureza da Operação. As opções para este campo vão depender se, na guia Destinatário, você categorizou a operação com fins de exportação ou não.O campo “Operação” está sempre inabilitado, selecionado na opção “Saída”.O campo Tributação será preenchido com a opção “Nota Não Tributada” ou “Tributada Integralmente”.

Produtos

Há 3 casos para preenchimento da aba Produtos

       
  • Produto consta na Pauta da SEFAZ e você conhece seu código

O campo “Código” será preenchido e todos os dados aparecerão automaticamente nos demais campos. O produto, então, será incluído na grade após você clicar no botão “Inserir”.

       
  • Produto consta na Pauta da SEFAZ, mas você NÃO conhece seu código

Nesse segundo caso, é preciso fazer uma consulta do produto para descobrir qual o código certo. Você informa a descrição do produto e o sistema retornará as opções para você selecionar.itens para seleção.Com o item selecionado, os dados voltam para a tela principal. O produto, então, será incluído na grade após clicar no botão “Inserir”.

       
  • Produto NÃO consta na Pauta da SEFAZ

Quando o produto que está sendo comercializado não consta na Pauta da SEFAZ, é necessário ir até a opção “Inserir Produto sem Pauta”, localizada no canto direito da tela.No campo Código de Produto, terá as opções “Produtos” ou “Bens usados” para você selecionar. Feito isso, é necessário preencher os campos NCM, R$ Unit. Negocial e Quantidade.Nos 3 casos, a edição ou exclusão de qualquer item inserido poderá ser feita clicando nos botões da coluna “Ações” da grade “Produtos Adicionados”. Valores de frete, seguro, PI e qualquer outra despesa poderão ser informados em seus respectivos campos.

Transporte

Há 4 opções de frete que você pode escolher no campo “Modalidade”, conforme na imagem a seguir:

Os demais campos a serem preenchidos vão depender da modalidade de frete que você escolher.

Confirmação

Por fim, chegamos a última etapa para emitir nota fiscal eletrônica no Piauí: a confirmação. Aqui, são verificados todos os dados que você informou, os quais podem ser alterados antes da finalização do processo.Após verificar tudo, basta clicar em “Concluir”.Ao fazer isso, o botão “Imprimir DANFE” será habilitado

Após clicar nesse botão, um documento parecido com este (abaixo) será gerado:

Leia também: 8 passos para a emissão de NF na indústria

Como emitir nota fiscal para MEI no Piauí?

Se você é Microempreendedor Individual, deve estar se perguntando: como emitir nota fiscal para MEI no Piauí? A resposta para essa pergunta é bastante simples.O procedimento para emissão da NFA-e é bastante semelhante ao que vimos nas etapas anteriores. No entanto, tem um pequeno detalhe.Quando você chegar na etapa “NFA-e” do Passo 4, você deverá selecionar a opção “Nota Não Tributada” no campo “Tributação”. Feito isso, basta dar seguimento ao processo de emissão.Ficou claro como emitir nota fiscal eletrônica no Piauí? Agora que você já está por dentro do assunto, poderá ficar em dia com suas obrigações tributárias.Quer mais dicas sobre a emissão de notas fiscais? Então, baixe nosso e-book gratuito: Saiba como emitir Notas Fiscais de Serviço!