Você sabe como fazer um fluxo de caixa? Aprenda agora [e automatize esse processo]

Você sabe como fazer um fluxo de caixa? Aprenda agora [e automatize esse processo]

Sem tempo para ler? Que tal ouvir esse texto? Clique no play e ouça a matéria:


Para saber quanto você tem em caixa agora, neste minuto, pode não ser tão complicado assim.

Basta consultar os saldos de suas contas corrente, aplicações de curto prazo com resgate imediato e, eventualmente, somar algum dinheiro vivo também.

Mas quanto você terá em caixa amanhã? E no final desta semana? E daqui a 15 dias?

Você acha que terá recursos financeiros suficientes para quitar suas obrigações a cada dia, sem ter que recorrer a alguma forma de financiamento, como o cheque especial?

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

Se você tem dúvidas para responder a essas perguntas, é porque não sabe como fazer um fluxo de caixa.

Neste post, além de aprender como fazer um fluxo de caixa passo a passo, você vai entender sua importância e dicas de como automatizar processos financeiros como esse.

Leia também: Você sabe como utilizar o fluxo de caixa?

Qual a importância do fluxo de caixa? O fluxo de caixa é uma importante ferramenta de gestão para quem deseja estar sempre alerta sobre a saúde financeira de sua empresa. Além disso, ajuda a gerenciar suas finanças no dia a dia, permitindo que se tomem as providências necessárias para evitar a falta de liquidez. Assim, o fluxo de caixa faz o controle das entradas e saídas de recursos monetários do seu negócio, apurando um saldo diário. Esse saldo pode ser estimado para o futuro, com base nas previsões de receitas e de despesas usadas para fazer o fluxo de caixa. Dessa forma, o administrador financeiro não é pego de surpresa. Evita, assim, estar sem recursos para quitar débitos e obrigações ou manter dinheiro ocioso em caixa, que poderia ser aplicado.

Mas o que é fluxo de caixa, afinal?

De forma objetiva, podemos dizer que o fluxo de caixa nada mais é que a previsão das entradas e saídas de recursos de sua empresa.

Veja mais: O que é o Fluxo de Caixa?

Como fazer um fluxo de caixa?

Não é difícil entender como fazer um fluxo de caixa de uma empresa.Mas dá bastante trabalho.Veja o passo a passo que elaboramos.

Como fazer um fluxo de caixa em 10 passos simples e objetivos

  • Liste todas as despesas que, normalmente, acontecem em sua empresa, como salários, pagamento de fornecedores, energia elétrica, compra de mercadorias, aluguel etc.
  • Em seguida, faça uma lista das receitas de sua empresa, como vendas de produtos ou serviços que normalmente opera, receitas de aplicações financeiras, vendas de ativos não relacionados à operação do seu negócio, entre outras.
  • Agora, faça uma estimativa do valor de cada uma dessas despesas mensais que listou no item 1. Não se esqueça de levar em conta a sazonalidade.
  • Da mesma forma, faça uma estimativa das receitas mensais operacionais e também das esporádicas (como venda de ativos e financeiras).
  • No início de cada mês, lance em seu controle de fluxo de caixa o saldo final de caixa do mês anterior.
  • DICA: como os dados começam como estimativas e depois são substituídos pelos lançamento reais, use uma planilha eletrônica para isso. Assim, poderá trocar os valores estimados pelos reais nas células da planilha sem grandes complicações.
  • Sua planilha pode ter 3 colunas: uma das despesas, outras das receitas e uma terceira com o saldo diário de caixa.
  • Assim, depois de iniciar com o saldo de caixa do mês anterior, lance em cada linha da planilha correspondente aos dias do mês suas estimativas de entradas e de saídas.
  • Dessa forma, a terceira coluna (com as devidas fórmulas inseridas nas células) apresentará os possíveis saldos de caixa, dia a dia.
  • Conforme os dias forem passando, vá substituindo as previsões pelos lançamentos reais e, assim, suas estimativas de fluxo de caixa ficarão cada vez mais confiáveis.

Entendeu como fazer o fluxo de caixa de sua empresa? Sim, é um pouco trabalhoso, mas, com certeza, vale a pena. Afinal, esse esforço permitirá administrar seu negócio com mais segurança. Mas e se houvesse uma forma mais fácil e prática de fazer tudo isso?Com o Qipu você tem como fazer um fluxo de caixa automatizado. Assim, as coisas ficam muito mais fáceis e os resultados de suas previsões de saldo de caixa são bem mais confiáveis.

Para isso, você deve lançar no Aplicativo do Empreendedor as receitas de vendas e também suas despesas, para saber sempre quanto terá disponível no futuro.Veja como lançar despesas no Qipu acompanhando este vídeo:


Saiba mais: Aplicativo de fluxo de caixa: o controle financeiro de sua empresa na palma de sua mão

Ficou claro para você como fazer um fluxo de caixa para sua empresa?Então, não deixe mais de usar essa ferramenta e passe a gerenciar suas finanças com mais segurança.

Quer usar uma planilha automatizada do Excel para fazer seu gerenciamento de fluxo de caixa? Então, baixe agora mesmo nossa planilha gratuita de controle de fluxo de caixa.