3 aplicativos para controle financeiro essenciais para sua empresa

3 aplicativos para controle financeiro essenciais para sua empresa

Os aplicativos para controle financeiro podem ser grandes aliados para empresas que enfrentam dificuldades em gerenciar as finanças e pretendem continuar em operação por longos anos. 


Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 23% das micro e pequenas empresas encerram as operações antes de completar cinco anos em atividade


Para os Microempreendedores Individuais (MEIs), a realidade é ainda pior: nesse mesmo tempo, cerca de 30% não conseguem seguir no mundo do empreendedorismo.  


Os motivos que levam tantas empresas fecharem as portas em um período tão curto são os mais diversos, no entanto, segundo o Sebrae, a falta de controle financeiro é uma das causas principais. 


Nesse cenário, saber como fazer a gestão financeira é indispensável para conseguir superar as estatísticas. E, para isso, você pode contar com grandes parceiros: os aplicativos para controle financeiro. 


Você já utiliza um app para gestão das finanças da empresa? Não? Então, conheça agora os principais aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa. 

Quais os melhores aplicativos para controle financeiro empresarial?

O mundo do empreendedorismo não é brinquedo, e quem se aventura nesse universo encontra muitos pilares para gerenciar. 


Sobretudo no caso dos Microempreendedores Individuais, que normalmente atuam sozinhos em seus negócios, manter cada área da empresa sob total controle pode ser um grande desafio. 


Nessas horas, alguns aspectos acabam negligenciados em detrimento de outros e, infelizmente, a gestão das finanças é um dos pontos mais fáceis de perder o controle. 


Exatamente por isso, contar com bons recursos e tecnologias pode ser uma saída estratégica e inteligente para cuidar de outros pilares da empresa, sem abrir mão do financeiro. Abaixo, veja alguns aplicativos para controle financeiro que podem ser muito úteis!

1. App Qipu


Aplicativo Qipu

Vamos iniciar a nossa lista de aplicativos para controle financeiro falando sobre o App Qipu, um dos sistemas mais completos para a gestão das finanças de microempresas, MEIs e profissionais liberais. 


Com o objetivo de ser uma contabilidade online para empreendedores, o App Qipu é uma solução digital completa para finanças, contando com diversas funcionalidades, como:


  • Gestão do fluxo de caixa: controle de contas a pagar e a receber, entradas e saídas;
  • Gestão de orçamentos: crie orçamentos personalizados para os seus clientes e compartilhe pelo Whatsapp ou email;
  • Emissão de notas fiscais: emissão e envio de notas fiscais pelo app;
  • Emissão de boleto: emissor de boletos para pagamento que automatiza e facilita a gestão de faturamento dos clientes;
  • Recibo de pagamento: envie recibos de pagamento em PDF ou versão web pelo Whatsapp ou e-mail;
  • Geração de DAS: gere a sua guia mensal de recolhimento do Simples Nacional;
  • Verificação automática dependências: o ERP verifica automaticamente se há pendências no seu CNPJ;
  • Integração com bancos: controle o extrato das suas contas bancárias.


Com esses recursos, o app permite que a empresa se mantenha sempre em dia com as questões tributárias.Tudo isso, com planos para diferentes públicos com preços a partir de R$19,90 ao mês. Bom demais, não é?


A ferramenta permite ainda que você gere relatórios completos e detalhados por períodos para fazer o balanço financeiro da empresa, além de facilitar o acompanhamento diário das finanças em um só lugar.  


O mais interessante é que, para utilizar o app, não é preciso ser um especialista em gestão financeira, pois a solução é simples, prática e o sistema super intuitivo. 


Nesse vídeo, você pode conferir quais são as funcionalidades do Qipu e como elas podem ajudar na contabilidade do seu negócio.


Você pode baixar o app gratuitamente em seu celular agora: App Store e Google Play.

2. MoneyWise

O MoneyWise também está entre os aplicativos para controle financeiro que podem ajudar a manter esse departamento da sua empresa em dia.


Um dos recursos mais interessantes do app é o orçamento, que permite que você estabeleça um valor para ser usado e evite que ele seja ultrapassado. Mantendo, assim, o caixa do seu negócio em dia.


Além disso, outra vantagem o MonyWise é a possibilidade de exportar os dados financeiros para o computador para, posteriormente, importá-los para um aplicativo de planilhas, como o Excel. Possibilitando também o acesso e edição das informações via desktop.


Por fim, o app também permite operações internacionais, bom para profissionais liberais ou microempresas que prestam serviços para clientes no exterior e recebem em outra moeda. 


Se interessou? Para fazer o download, acesse: Google Play.

3. Expensify

A próxima opção da lista de aplicativos para controle financeiro é uma solução muito interessante para empresas que possuem funcionários (ou o próprio dono) sempre em viagens corporativas.


Isso porque o sistema possibilita calcular gastos com combustível em viagens de carro, utilizando um recurso de GPS que mostra a distância percorrida pelo motorista. Assim, o app apresenta exatamente o valor que deve ser repassado, facilitando o reembolso. 


Além disso, o Expensify é um aplicativo de atualização em tempo real, pois registra automaticamente o que entra e sai das contas que a empresa possui. Entre suas funcionalidades mais interessantes, podemos citar:


  • importação de registros bancários;
  • digitalização de recibos;
  • conversão de valores em diferentes moedas;
  • entre outras funções mais específicas na versão paga do app.


Também não podemos deixar de evidenciar um recurso super interessante: a inserção de dados mesmo quando off-line. Isso permite que as informações sejam inseridas no aplicativo mesmo quando não há acesso à internet, e os dados se atualizam automaticamente ao se conectar na web. 


Portanto, se você precisa de uma solução financeira que permita essa acessibilidade em qualquer lugar e momento, essa pode ser uma boa alternativa para fazer a gestão financeira do seu negócio.


Uma pequena desvantagem é que o sistema só está disponível em inglês, assim, o uso é mais fácil para quem tem domínio da língua.


Para quem não sabe, vale a pena testar, pois os ícones são bem intuitivos, então utilizar pode não ser uma dificuldade para você.


Você pode baixar o app nas lojas online App Store e Google Play


Como vimos ao longo do conteúdo, são muitos os aplicativos para controle financeiro empresarial disponíveis no mercado. Por isso, na hora de escolher qual usar, podem surgir muitas dúvidas.


Para essa escolha, nossa dica é analisar o porte da sua empresa e suas reais necessidades, analisando cada um dos recursos oferecidos para encontrar aquela que trará mais benefícios para sua organização. 


Além disso, não esqueça de verificar os planos oferecidos por cada um para optar por aquele que encaixa em seu orçamento. Afinal, a gestão financeira já começa por aí!


Gostou da lista de app de gestão financeira? Sentiu falta de alguma opção? Dê a sua opinião nos comentários abaixo!


* Este post foi escrito pela equipe do Qipu, uma solução de contabilidade online usada por mais de 400 mil empreendedores.