Conheça os impostos que um microempreendedor individual deve pagar

Conheça os impostos que um microempreendedor individual deve pagar

O MEI (Microempreendedor Individual) é uma pessoa jurídica enquadrada no regime tributário Simples Nacional. Como regras, ela deve faturar até R $81 mil por ano, possuir apenas um sócio (o dono) e no máximo um empregado. Além disso, o microempreendedor também não pode ser dono ou sócio de nenhuma outra empresa.

Se você está pensando em abrir uma MEI, contratar um escritório de contabilidade para MEI pode ser uma boa ideia. Com o auxílio de profissionais experientes, a sua empresa vai ficar em dia com as obrigações fiscais e tributárias, enquanto você concentra seus esforços em atividades mais importantes para o desenvolvimento do negócio. 

Tenha em mente que assim como as outras categorias de empresas, o MEI também deve pagar impostos e prestar algumas informações às autoridades fazendárias. Entenda a seguir.

Contabilidade para MEI: quais impostos o microempreendedor individual deve pagar?

O microempreendedor individual é enquadrado no Simples Nacional, um regime tributário simplificado. Ele facilita a vida do empreendedor, na medida em que unifica todos os impostos em uma única guia, a DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Na prática ele é dispensado do pagamento de alguns impostos federais, como IRPJ, CSLL, COFINS, PIS/PASEP e IPI. Esse tipo de pessoa jurídica é obrigado a pagar três impostos, já inclusos na DAS, a saber:

  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • ISS (Imposto sobre Serviços);
  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Vale a pena destacar que o microempreendedor individual 

Essa guia, por sua vez, deve ser paga até o dia 20 de cada mês. Quanto à alíquota do MEI, ela é fixa e representa 5% do valor do salário mínimo vigente. Soma-se a esse valor as taxas referentes ao tipo de empresa, conforme você confere a seguir:

  • Comércio ou indústria: R$ 1,00;
  • Prestação de serviços: R$ 5,00;
  • Comércio ou indústria com prestação de serviços: R $6,00.

Considerando o valor do salário mínimo, que em 2022 é de R $1.212, a tributação do MEI é de R $60,60. Dependendo do tipo de atividade da empresa, o microempreendedor individual irá pagar RS 61,60 (comércio ou indústria), R $65,60 (prestação de serviços) e R $66,60 (comércio ou indústria com prestação de serviços).

Como abrir um MEI

Se você deseja saber como abrir um MEI, é porque certamente já compreendeu que esse tipo de empresa é especialmente vantajosa, principalmente para quem está abrindo o próprio negócio. 

Além de contar com um regime de tributação simplificado, o MEI também oferece ao empreendedor benefícios previdenciários, menos carga tributária, possibilita a contratação de um funcionário e possui um processo de abertura menos burocrático.

E por falar em abrir um MEI, para formalizar o negócio o empreendedor precisa ir até o Portal do Empreendedor, verificar se atividade realizada é permitida para a categoria, informar os documentos necessários. Mas, você também pode contar com o auxílio dos profissionais experientes da Qipu para te ajudar em todo o processo.

Somos uma plataforma de contabilidade online que possui a missão de ajudar as empresas a se manterem em dia com suas obrigações fiscais e tributárias. Por meio de um app contábil intuitivo e eficiente, oferecemos ainda diversos recursos para que o empreendedor gerencie toda a sua empresa em um só lugar. 

Muito além dos serviços de contabilidade para MEI, você vai poder controlar o fluxo de caixa, as vendas, emitir notas fiscais, faturas, orçamentos entre outras atividades. Conheça as soluções da Qipu e abra seu CNPJ MEI com os melhores serviços de contabilidade do mercado.