Contabilidade online para MEI: entenda o que é, como funciona e as 5 principais vantagens que esse formato oferece

Contabilidade online para MEI: entenda o que é, como funciona e as 5 principais vantagens que esse formato oferece

O Microempreendedor Individual é um formato jurídico indicado para profissionais autônomos e liberais que desejam formalizar suas atividades econômicas.

Assim como qualquer outra empresa, o MEI precisa cumprir algumas obrigações fiscais e tributárias e manter o controle sobre o seu patrimônio. Nesse sentido, os serviços de contabilidade online para MEI podem ser muito úteis.

Por quê?

Porque a contabilidade empresarial não é exatamente a tarefa mais simples que um empresário precisa lidar. São inúmeras leis, regras, impostos e taxas às quais ele deve ficar atento.

E nem todo mundo tem jeito para esse tipo de atividade contábil financeira. Assim, uma contabilidade online pode facilitar em muito a vida do MEI, dando mais tempo para ele se dedicar ao seu negócio, deixando essa burocracia contábil para um contador online resolver.

Nas próximas linhas, vamos explicar o que é e como funciona essa modalidade de prestação de serviços contábeis e as 5 vantagens principais que ela oferece para quem é Microempreendedor Individual:

  1. Garantia de conformidade com a legislação vigente
  2. Automatização de procedimentos e tarefas contábeis
  3. Custos reduzidos com os serviços contábeis
  4. Segurança robusta
  5. Possibilidade de acessar informações e se comunicar com o contador a qualquer hora e lugar
Leia também: Empresa MEI precisa de contador? E para abrir empresa MEI?

O que é e como funciona a contabilidade online para MEI?

A contabilidade online para MEI é uma modalidade em que os serviços contábeis referentes às atividades econômicas do Microempreendedor Individual são feitos em uma plataforma virtual.

Por meio de um sistema especializado, o MEI recebe consultoria de um profissional de contabilidade e tem acesso a um ambiente online para armazenar documentos importantes sobre balanço patrimonial, fluxo de caixa e pagamento de tributos.

A contabilidade online é uma opção ao modelo tradicional, no qual o empresário precisa se encontrar presencialmente com seu contador, organizar vários documentos em papel e executar diferentes tarefas manualmente.

Essa modalidade tradicional costuma ser economicamente inviável para os microempreendedores individuais, o que faz da contabilidade online uma alternativa mais interessante e de menor custo .

Na contabilidade online, todos os procedimentos e rotinas contábeis são realizados pelo computador ou dispositivo móvel conectado à internet.

Veja mais: 10 dicas para progredir e manter a sua MEI regularizada

5 vantagens da contabilidade online para MEI

Para o MEI, a contratação dos serviços de contabilidade não é uma obrigação prevista em lei. No entanto, investir em contabilidade online pode representar alguns benefícios para quem é Microempreendedor Individual.

Veja a seguir as principais vantagens de contratar serviços contábeis na modalidade online.

1. Garantia de conformidade com a legislação vigente

Apesar de o MEI não ser obrigado a contratar um profissional de contabilidade para a sua empresa, esse tipo de serviço pode ajudar o Microempreendedor Individual a cumprir outras obrigações previstas em lei.

Por exemplo, todo ano o MEI precisa enviar ao Fisco a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) . Trata-se de um documento que consta todos os ganhos do MEI no ano anterior.

Com a contabilidade online, o MEI pode contar com a ajuda de um profissional especializado que vai orientá-lo sobre como fazer a DASN e outras declarações. Além disso, a plataforma virtual do serviço de contabilidade online permite organizar melhor os comprovantes de ganhos e as notas fiscais emitidas.

Veja também: Como MEI deve declarar o Imposto de Renda

2. Automatização de procedimentos e tarefas contábeis

Outra vantagem da contabilidade online para MEI é a automatização de várias tarefas e procedimentos contábeis, como a emissão de notas fiscais, a apuração e o cálculo de tributos e a gestão da folha de pagamento caso o MEI tenha contratado um colaborador (a lei permite que o MEI contrate apenas um funcionário).

Ao automatizar essas tarefas com o sistema de contabilidade online, o Microempreendedor Individual pode se dedicar mais às atividades do seu modelo de negócio . Além disso, o contador consegue desempenhar um papel mais consultivo com o MEI.

3. Custos reduzidos com os serviços contábeis

A contabilidade online tem um custo menor em relação à contabilidade tradicional. Isso porque a estrutura do formato virtual é bem mais enxuta.

Dessa forma, o MEI não precisará fazer um investimento muito grande para ter acesso a esse tipo de serviço.

4. Segurança robusta

Todos os dados, informações, documentos e arquivos relacionados à contabilidade do MEI ficam hospedados na nuvem em uma plataforma virtual bastante segura. Além disso, é possível configurar permissões de acesso para que apenas pessoas autorizadas possam acessar a plataforma.

Leia mais: Contabilidade online vale a pena? É confiável?

5. Possibilidade de acessar informações e se comunicar com o contador a qualquer hora e lugar

Ao contratar um serviço de contabilidade online, o MEI pode acessar informações relevantes pelo próprio celular. E mais: ele não precisa esperar chegar até o seu escritório para esclarecer uma dúvida com o contador.

Com o aplicativo da plataforma instalado no smartphone, a comunicação pode ser feita a qualquer hora e lugar.

Baixe o App Gratuito AGORA mesmo!

Saiba mais: Entenda quais são as obrigações do MEI e suas responsabilidades

Bom, agora que você já sabe mais sobre contabilidade online para MEI, que tal aderir a esse formato de consultoria contábil?

Está com dúvidas de como mudar da contabilidade atual para uma nova? Então, baixe nosso e-book gratuito: Transição de Contabilidade