Contabilidade para ME: como abrir a sua microempresa (e dicas para administrá-la)

Contabilidade para ME: como abrir a sua microempresa (e dicas para administrá-la)

Abrir uma microempresa não é uma das tarefas mais fáceis - mas também não é impossível. Seguindo as instruções corretas, você pode cuidar da contabilidade de sua empresa de maneira eficiente e acompanhar o seu crescimento. A seguir, confira dicas essenciais para quem quer se tornar um microempreendedor.Abrir uma microempresa não é uma das tarefas mais fáceis - mas também não é impossível.

O que é uma microempresa? 

Antes de tudo, é fundamental saber o que é definido como uma microempresa. Diferentemente do que pode parecer, o termo não significa o mesmo que MEI (microempreendedor individual). As MEs podem ter entre 9 e 19 funcionários, salvo quando são cadastradas como Sociedade Simples Pura (modalidade que não permite contratação de terceiros). Por isso, se você busca um faturamento maior do que o da modalidade MEI (que é de R$ 81 mil anuais), vale abrir uma ME. 

1. Saiba qual tipo de ME abrir

É fundamental decidir o nicho de sua empresa antes de abri-la e definir a sua razão social e seu nome fantasia. A razão social nada mais é do que o registro formal da empresa, enquanto o nome fantasia é aquele que será dado aos clientes. É fundamental que esse nome fantasia tenha impacto e seja facilmente lembrado por possíveis clientes assíduos. Além disso, é importante conhecer as diferentes modalidades de sociedade existentes.

Após definir características como a natureza jurídica, as atividades e o regime tributário de sua empresa, vale ir à Junta Comercial e obter o CNPJ através do site da Receita Federal. É fundamental contar com a ajuda de uma empresa de contabilidade para ME durante esse processo. Por fim, é preciso tirar o alvará de funcionamento na prefeitura e realizar a sua inscrição junto ao Estado em que a empresa irá funcionar. 

2. Tenha os documentos necessários

Ao abrir uma microempresa, você precisará de um CNPJ. Para obter o seu, é preciso ter em mãos:

  • RG e CPF;
  • Cópia do IPTU do imóvel onde a empresa funcionará;
  • Número do recibo de entrega da DIRPF ou número do título de eleitor (em caso de não obrigatoriedade);
  • Certidão de casamento (quando casado);
  • Comprovante de endereço;
  • No caso de atividades específicas a serem exercidas, registro profissional. 

3. Abri a empresa, e agora?

Uma empresa de contabilidade para ME pode ser fundamental durante o processo de abertura de sua empresa, mas também para ajudá-lo a administrar as suas finanças. Felizmente, existem especialistas em contabilidade online - como a Qipu - que reúnem diversas funções voltadas para a organização e administração de sua empresa em um aplicativo. Prático, não é mesmo?

Conheça a Qipu e organize a sua ME com contabilidade online!

Com a Qipu, você mantém o controle financeiro de sua ME com praticidade. Através do aplicativo, é possível ter acesso a funções como fluxo de caixa, controle de vendas, emissão de notas fiscais, orçamentos, faturas com boleto e até saber se a sua microempresa está com as dívidas em dia! Para deixar a contabilidade de sua ME ainda mais eficiente, baixe o app e conte com planos a preços imperdíveis, a partir de apenas R$ 15,75 por mês. Venha para a Qipu e torne as suas rotinas administrativas muito mais fáceis!

No items found.