Contabilidade para ME: conheça os impostos que uma empresa enquadrada nessa categoria deve pagar

Contabilidade para ME: conheça os impostos que uma empresa enquadrada nessa categoria deve pagar

De acordo com o Sebrae, 99% das empresas abertas no Brasil são micro e pequenas empresas. Classificam-se como microempresas (ME), pessoas jurídicas com faturamento de até R $360 mil anuais ou que empregam até 9 pessoas no setor de comércio e serviços ou 19 no setor industrial. 

Nesse contexto de tantas exigências, a contabilidade para ME é obrigatória e indispensável. A atividade garante o correto enquadramento da empresa, ajuda a definir o melhor regime tributário, deixa o empreendimento em dia com o Fisco, evita multas e prejuízos financeiros.

E por falar em regime tributário, é válido destacar que cada pessoa jurídica está sujeita à cobrança de impostos. Estes, aliás, variam conforme o porte, o faturamento bruto e de acordo com a atividade principal da empresa. 

Mas quais são os impostos que uma microempresa deve pagar? Para esclarecer essas dúvidas de uma vez por todas, a Qipu preparou um verdadeiro guia especialmente para você. Confira!

Contabilidade para ME: impostos das microempresas

Os impostos a serem pagos pelas microempresas são definidos pelo regime tributário adotado pela empresa, bem como pela sua atividade principal. Nesse sentido, para garantir a correta apuração e recolhimento desses impostos, a contratação de um escritório de contabilidade para ME se faz necessária.

Por exemplo, oito são os impostos atribuídos às MEs, cujas alíquotas dependem do faturamento e da atividade exercida pela empresa. Entenda a seguir.

  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica);
  • ISS (Imposto Sobre Serviços);
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • PIS/PASEP (Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, respectivamente);
  • CPP (Contribuição Previdenciária Patronal).

Viu só quantos impostos? A boa notícia é que as microempresas podem adotar o regime de tributação unificado, conhecido como Simples Nacional. Nesse tipo de regime, todos os impostos são apurados e recolhidos através de uma única guia, a DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Como abrir uma microempresa

Apesar de simples, abrir uma microempresa requer conhecimento especializado. Por isso, o ideal é contar com um serviço de contabilidade para ME, onde contadores experientes vão prestar todo o suporte necessário para que a empresa fique em dia com as obrigações fiscais e tributárias. O enquadramento equivocado da empresa pode acarretar em pagamentos excessivos de impostos, multas entre outras penalidades.

No geral, os documentos exigidos para abrir uma empresa são:

  • RG, CPF, certidão de casamento do titular da empresa;
  • Comprovante de endereço residencial e comercial;
  • Comprovante de declaração de IR (Imposto de Renda);
  • Cópia do IPTU do endereço que vai abrigar a empresa;
  • Atividade principal da empresa;
  • Nome fantasia e razão social.

Conforme você pode perceber, abrir uma microempresa exige o cumprimento de diversas burocracias. Por isso, deixe que a Qipu, plataforma de contabilidade online, faça todo o serviço por você. Como as nossas soluções você deixa a sua empresa em dia com o Fisco e ainda gerencia todos os processos financeiros e contábeis dela em um só lugar. Entre em contato conosco e economize tempo e dinheiro com nosso sistema de gestão.

No items found.