7 dicas de vendas para atrair mais clientes para o seu negócio

7 dicas de vendas para atrair mais clientes para o seu negócio

O desempenho da sua área comercial precisa ser acompanhado de perto para garantir que seus vendedores executem sempre as melhores práticas. Para te ajudar a manter a qualidade do seu atendimento, reunimos neste artigo dicas de vendas infalíveis para conquistar mais clientes.


Essa é uma forma simples de alinhar detalhes do processo de vendas que não estão dando certo ou só precisam de um ajuste simples para funcionar melhor.


Sabia que 40% dos vendedores considera a prospecção a etapa do funil de vendas mais difícil de gerenciar? 


Conhecendo dicas de vendas eficientes, sua equipe pode aprender a contornar esse e outros problemas que existem na empresa.


Neste artigo vamos falar das seguintes dicas de vendas para captar cada vez mais clientes para seu negócio:


  • Planeje estratégias de atração
  • Elabore um playbook de vendas
  • Concentre-se em oferecer uma solução
  • Defina as características principais dos prospects em cada etapa
  • Faça follow up de clientes
  • Foque na escuta ativa
  • Invista em treinamentos de vendas


Continue a leitura e entenda em detalhes cada um desses pontos.

Melhores dicas de vendas para conquistar mais clientes

A equipe de vendas lida diariamente com clientes em potencial (prospects) e clientes atuais, então, renovar alguns processos e implementar novos ajuda os vendedores a ganharem mais confiança.


Afinal, investir em abordagens que não trazem os resultados desejados acaba afetando a conversão de clientes no fim do funil de vendas


Confira as dicas de vendas a seguir e aprenda como colocá-las em prática.

1. Planeje estratégias de atração

A primeira dica de vendas é planejar estratégias de atração de clientes


Para isso, é importante ter definido quem é a buyer persona que vai representar o perfil de cliente ideal que sua empresa deseja atingir.


Essa definição é essencial tanto para o Marketing quanto para o setor de Vendas, pois todos os materiais para atrair clientes e o atendimento inicial serão personalizados para atender as necessidades da persona.


Então, quanto mais prospects alinhados às características definidas você conseguir atrair, melhores são as chances de conduzir esses contatos até o fim do funil.  

2. Elabore um playbook de vendas

O playbook de vendas é um manual de procedimentos que explica todos os passos do processo de vendas estruturado para o tipo de negócio da empresa.


Essa também é uma dica de vendas importante porque ajuda a treinar novos vendedores, facilitando o alinhamento com o restante do time.


No playbook são descritos os seguintes tópicos:


  • História, fundação e posicionamento de mercado da empresa;
  • Descrição das personas e cliente ideal;
  • Como é o funil de vendas;
  • Técnicas de follow up utilizadas;
  • Qual o melhor canal de captação de prospects;
  • Ciclo de venda;
  • Quais são os argumentos para negociação;
  • Principais objeções de vendas dos clientes e respostas.

3. Concentre-se em oferecer uma solução

Outra dica de vendas muito estratégica é orientar a postura da sua equipe em relação a como uma oferta é feita. O objetivo é se concentrar em oferecer ao cliente uma solução e não apenas um produto.


Essa técnica ajuda os vendedores a criarem uma conexão com as necessidades do cliente, valorizando os argumentos durante a negociação. 


Quando um cliente em potencial é convencido de que a solução será realmente boa, seu interesse vai aumentando e fechar a venda se torna uma realidade mais próxima.


Leia também: Técnicas de negociação em vendas: 5 dicas infalíveis.

4. Defina as características dos prospects em cada etapa

O funil de vendas é composto pelas seguintes etapas:


  • Topo do funil: etapa de reconhecimento do problema, aprendizado e descoberta;
  • Meio do funil: consideração da solução;
  • Fundo do funil: decisão de compra.


Para entrar no funil e avançar em cada etapa, o prospect precisa ter determinadas características.


Então, para acertar na hora de movê-los para a etapa seguinte, a dica de vendas aqui é listar quais características um cliente precisa demonstrar para receber os próximos estímulos. 


Se esse processo for automatizado, a ferramenta utilizada vai enviar automaticamente o cliente para a próxima etapa do funil.

5. Faça follow up de clientes

Fazer o follow up no tempo correto também é uma das dicas de vendas que ajuda a atrair mais clientes.


Esse processo é importante para que um cliente em potencial com quem o vendedor já falou não caia no esquecimento.


Se o vendedor falou com o tomador de decisão, por exemplo, pode ajustar o retorno do contato (follow up), de acordo com a urgência que o mesmo demonstrou na conversa.

6. Foque na escuta ativa

Quando um vendedor se dedica a ouvir o cliente, consegue perceber melhor suas necessidades reais e criar uma conexão positiva durante a conversa.


Para aplicar a escuta ativa, tenha atenção e evite posturas como:


  • Interromper o cliente;
  • Desviar o assunto da conversa;
  • Sobrepor argumentos aos do cliente enquanto ele estiver falando;
  • Não prestar atenção no que o cliente está dizendo. 

7. Invista em treinamentos de vendas

Fechando a nossa lista de dicas de vendas, investir em treinamentos de vendas é estratégico para atrair mais clientes.


Com vendedores melhor preparados, eles saberão lidar com suas dificuldades e melhorá-las adquirindo novos conhecimentos.


Para criar uma cultura de treinamentos, aposte em cursos online de vendas para dar flexibilidade para seus vendedores estudarem de onde estiverem. 

Gostou das dicas de vendas?

Com essas dicas de vendas, você pode começar a melhorar as estratégias comerciais da sua empresa e conquistar mais clientes para o seu negócio.


Aproveite e complete sua leitura com o artigo: 10 dicas para ser um bom vendedor e impressionar os clientes


Depois, é só começar a colocar todas as dicas em prática. Bom trabalho!


Este artigo foi escrito pelo IEV – Instituto de Especialização em Vendas, empresa com expertise em treinamentos de vendas para gestores, equipes comerciais e vendedores. No mercado desde 2014, a maior escola de vendas do Brasil já soma mais de 8.000 alunos e 450 empresas atendidas.