Como precificar um serviço: 5 dicas descomplicadas para descobrir o valor do seu trabalho

Como precificar um serviço: 5 dicas descomplicadas para descobrir o valor do seu trabalho

Saber como precificar um serviço prestado pode ser muito mais complicado do que colocar preço em um produto.

Afinal, muitas vezes não temos uma referência de valor para começar a cobrar, o que torna ainda maior o desafio de chegar a um valor justo.

Além disso, calcular preço de serviços prestados envolve vários fatores, como:

  • nível de conhecimento;
  • recurso financeiro investido para qualificação;
  • gastos com ferramentas e plataformas;
  • tempo dedicado para conclusão do trabalho;
  • entre outros.

O que, claramente, torna a equação mais complexa do que apenas calcular os custos e chegar a uma margem de lucro

Existem diversas razões pelas quais você pode estar cogitando um reajuste no valor cobrado atualmente. 

No entanto, para conseguir chegar a um preço mais apropriado, você deve saber como precificar um serviço.

E é sobre isso que iremos falar hoje. Seja porque os seus custos aumentaram e o valor cobrado não acompanhou essas mudanças, ou porque você simplesmente deseja aumentar sua receita, vamos apresentar algumas dicas que podem facilitar o seu caminho. 

Para descobrir quais são essas dicas, não desgrude deste conteúdo. Boa leitura!

Como precificar um serviço da forma correta? 5 hacks 

1. Pesquise seu mercado

Antes de precificar qualquer valor para o seu trabalho, ou até mesmo aprender como calcular o preço de serviços prestados, o primeiro passo para evitar o prejuízo é realizar uma pesquisa de mercado

Ficar de olho na concorrência, nesse caso, não precisa ser algo negativo ou excessivo. 

Basta que, vez ou outra, você faça o que é conhecido como benchmarking, para entender:

  • o que os outros profissionais estão oferecendo;
  • quais as oportunidades de se diferenciar;
  • lacunas que você pode sanar e, consequentemente, aumentar o preço do seu serviço;
  • entre outras questões.

Um bom local para ter acesso a essas informações são os grupos de prestadores de serviços nas redes sociais e até os sites e blogs de freelancers da sua área. 

Assim, além de ter uma média do valor cobrado pelo mercado, o que pode ajudar na hora de decidir como precificar seu serviço, você também poderá observar as qualificações, soluções oferecidas e outros aspectos que podem te ajudar a melhorar seu trabalho.  

Caso chegue à conclusão de que os preços cobrados por você estão “salgados” em relação à concorrência, talvez seja a hora de se adequar ao mercado ou traçar estratégias para evidenciar ainda mais os seus diferenciais, que justificam o valor cobrado. 

2. Calcule seus custos

Um dos maiores erros ao falar sobre como precificar um serviço é pensar que, apenas porque você não trabalha com produtos físicos, não possui custos. 

Acredite, mesmo que você atue no conforto do seu lar, você precisa de alguns recursos e possui gastos para conseguir desenvolver o seu trabalho diariamente.

Por isso, o segundo passo de como calcular o preço dos serviços prestados é entender o quanto você gastou e gasta para fornecê-los.

Assim, coloque na sua conta todas as despesas diretas e indiretas que você possa ter. 

Ou seja, desde o computador que você utiliza e as possíveis manutenções que ele possa exigir, aos investimentos em formação e treinamento que você realiza para se especializar.

No fim, o segredo é incluir na equação de como precificar um serviço tudo aquilo que sai do seu bolso e que você precisa para continuar investindo para ter o seu trabalho rodando. 

Depois, entenda como todos esses gastos vão impactar seu preço e seu lucro, para, por fim, decidir qual método de precificação usar. 

Dois dos mais utilizados atualmente são: 

  • precificação de custo fixo: adicionar uma margem de preço fixo que cubra suas despesas e dê, ao menos, um valor X de lucro por trabalho;
  • precificação baseada em valor:  preço depende das circunstâncias e da valorização dada pelo cliente, o quanto ele está disposto a pagar. É muito usada por aqueles que possuem consumidores fidelizados e que exigem um serviço de qualidade elevada.

3. Estabeleça uma margem de lucro justa

Lucro é aquilo que sobra do dinheiro ganho após descontar todos os seus gastos. Quando falamos em como precificar um serviço, definir um valor de lucro justo é um grande desafio. 

Para isso, existem alguns passos que podem ajudar.

Primeiro, estabeleça qual é a margem de lucro que você deseja ter. As taxas variam conforme a área de atuação, mas você pode começar com algo em torno de 20% a 30%.

Calcule da seguinte forma: some seus custos totais e multiplique-os pela porcentagem de lucro desejada. Depois, adicione o resultado obtido ao valor dos seus custos.

4. Escolha entre cobrar por hora, dia ou demanda

Uma alternativa de como precificar um serviço para ter um maior retorno, dependendo do seu trabalho, é cobrar por hora trabalhada.

Um psicólogo, por exemplo, cobra por hora para ter a possibilidade de atender mais pessoas por dia e ter uma maior margem de lucro.

Já para um pedreiro, esse tipo de cobrança não é estratégica. Por isso, eles geralmente cobram por dia.

Afinal, trata-se de um serviço mais demorado que pode durar dias, semanas ou até meses para a conclusão da mão-de-obra. 

Neste caso, cobrar por hora poderia ficar pesado para quem paga, afastando possíveis clientes. 

Por outro lado, um produtor de conteúdo especializado em edição de vídeo, por exemplo, além de poder aplicar a cobrança por hora ou dia, também tem a possibilidade de cobrar por demanda, em que uma edição corresponde a um valor fixo.

Para chegar a um valor justo, o segredo é estudar o projeto e entender qual tipo de precificação é a mais indicada. 

Leia também: Como fazer um orçamento de prestação de serviço: 5 dicas que vão te ajudar a fechar mais negócios

5. Pergunte a opinião de seus clientes

Quem melhor para dar feedback e ajudar no processo de como calcular preço de serviços prestados do que seus clientes?

Para isso, elabore um questionário breve e direto, que você possa enviar sempre que finalizar uma entrega. O objetivo é entender o grau de satisfação do cliente com o seu serviço. 

Assim, por meio das respostas, você conseguirá saber se está entregando uma qualidade correspondente ao que está sendo cobrado, se está abaixo ou muito acima, entregando muito além do que tem recebido para tal. 

Após esta pesquisa de opinião, cabe a você utilizá-las ou não como base em suas próximas atualizações de preço. 

Mas cuidado: seja criterioso! Tenha em mente que muitas pessoas simplesmente querem que você abaixe o preço para que possam pagar menos. 

Pronto para atualizar os preços dos seus serviços? 

Agora que você descobriu algumas formas de como precificar um serviço e o que levar em conta ao informar o valor do seu trabalho, chegou a hora de formalizar esses valores e mantê-los registrados e organizados.
Para isso, aproveite a Planilha de Formação de Preço de Serviço do Qipu para encontrar a precificação correta e justa pelos seus serviços. Clique aqui e faça o download gratuitamente!