O que é Razão Social e Nome Fantasia - Entenda a diferença entre eles

O que é Razão Social e Nome Fantasia - Entenda a diferença entre eles

Sem tempo para ler? Que tal ouvir esse texto? Clique no play e ouça a matéria:


A abertura de empresas gera muitas dúvidas para o empreendedor, afinal, iniciar um novo negócio é um projeto grande que requer atenção. Uma das dúvidas que surgem ao iniciar uma jornada empreendedora é: qual é a diferença entre razão social e nome fantasia?

Nome Fantasia

O nome fantasia é uma forma de fazer com os seus possíveis clientes encontrem a sua marca, ele funciona como uma ponte entre o que os seus clientes procuram e o serviço que você oferece.

Uma das dicas é que o seu nome escolhido seja de fácil escrita e compreensão, além de estar 100% associado aos serviços que a sua empresa realiza.

Por exemplo: Uma empresa que trabalha com marketing direto e desenvolvimento de materiais gráficos poderia utilizar “Comunica Design” como nome fantasia.

Razão Social

MEI

A razão social para MEI, conhecido também por nome empresarial, é contstituído pelo seu nome + o número do seu CPF, como por exemplo, “Giovanna Ottoni Fieri 12345678912”. Esse é um nome padrão definido pela Receita Federal e só pode ser alterado quando o MEI realiza o enquadramento como ME.

MEs e EPPs

Para as MEs e EPPs, conforme o processo de abertura vai se desenrolando chega a hora de escolher um nome empresarial e o nome fantasia.

Diferente do MEI, esses portes de empresa podem optar por um nome específico, mas alguns pontos precisam ser levados em conta.

A razão social é definida pelo empresário, mas para que não exista a possibilidade de uma empresa já ter o mesmo nome que a sua, é possível avaliar algumas sugestões de como definir o nome da sua empresa.

Por regra, o nome empresarial deve conter o nome completo do empreendedor. Este nome pode ser escrito por inteiro ou abreviado, mas é importante ressaltar que o seu último nome precisa estar escrito de forma completa.

Exemplos:

Uma empresária que tenha o nome de Giovanna Ottoni Fieri, pode ter os seguintes nomes empresariais:

     
  • Giovanna Ottoni Fieri
  •  
  • G. O. Fieri
  •  
  • Giovanna O. Fieri

Também existe a possibilidade de adicionar uma palavra que tenha relação com a sua empresa:

     
  • Giovanna Ottoni Fieri Design
  •  
  • Ottoni Design
  •  
  • O. F. Design

A validação deste nome fica sob responsabilidade da Junta Comercial, mas vale a pena conversar com o seu serviço contábil para validar todas as possíveis informações.

Dúvidas sobre Razão Social e Nome Fantasia

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

Como consultar a razão social pelo CNPJ

No site da Receita Federal, há um campo de Consultas CNPJ no qual é possível fazer a Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de sua empresa e consultar alguns de seus dados.

Como mudar o Nome Fantasia de uma MEI?

Pelo Portal Gov para Empresas e Negócios é possível fazer alteração de alguns dos dados de sua empresa, tais como do endereço, da ocupação e do nome fantasia. Em Alterar Dados no qual é possível fazer o login e alterar os dados necessários.