Passo a passo: 4 etapas básicas para emitir nota fiscal MEI de prestação de serviços

Passo a passo: 4 etapas básicas para emitir nota fiscal MEI de prestação de serviços

Muitos empreendedores se dedicam a prestação de serviços com muita competência. No entanto, quando falamos da parte mais burocrática, de gestão contábil e até mesmo financeira, nem todos sabem como lidar de forma adequada com essas questões.

Por exemplo, você sabe como emitir nota fiscal MEI de prestação de serviços?

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma modalidade que oferece inúmeras vantagens para profissionais independentes que desejam formalizar suas atividades econômicas.

Entre essas vantagens podemos destacar:

     
  • maior credibilidade no mercado e perante seus clientes;
  •  
  • pagamento de tributos de forma mais simples;
  •  
  • alíquotas bem menores para esses tributos;
  •  
  • acesso a uma série de benefícios previdenciários;
  •  
  • a possibilidade de emitir notas fiscais.

E é exatamente sobre esta última vantagem que falaremos neste artigo.

É interessante notar que quem opta por se cadastrar como Microempreendedor Individual não é obrigado a emitir notas fiscais, exceto quando há venda de mercadoria ou prestação de serviço para outra pessoa jurídica.

E se você deseja emitir notas, no caso das notas fiscais de serviço, a esfera responsável é a Municipal. Ou seja, cabe ao município implementar um sistema que viabilize a emissão de NFS-e.

Veja como fazer isso em passos simples:

     
  1. Credenciamento junto à Prefeitura;
  2.  
  3. Acesse o sistema da prefeitura;
  4.  
  5. Preencha a sua nota fiscal;
  6.  
  7. Salve a nota fiscal de serviço.

Depois de ler nosso post, saiba ainda mais sobre o tema baixando nosso e-book gratuito: Saiba como emitir Notas Fiscais de Serviço!

Assim você mantém seu negócio regularizado e tem como comprovar sua renda de forma legal!

Leia também: Quais são os benefícios do MEI e o que fazer para recebê-los

Mas como emitir nota fiscal MEI de prestação de serviços?

Bom, cada prefeitura possui seus próprios procedimentos em relação a isso. No entanto, separamos aqui um passo a passo com as etapas gerais que você, Microempreendedor Individual, deverá seguir para fazer a emissão das suas NFS-e.

Este post também pode ser útil para você: Senha Web e Certificado Digital: Entenda a diferença

Passo a passo: como emitir nota fiscal MEI de prestação de serviços

1 - Credenciamento junto à Prefeitura

O primeiro passo de como emitir nota fiscal MEI de prestação de serviço é fazer um credenciamento junto à Secretaria de Fazenda da sua cidade. O órgão, subordinado à Prefeitura, será o responsável por cadastrar o seu CNPJ como emissor de nota fiscal no município em questão. Com o aval da SEFAZ municipal, o Microempreendedor Individual estará autorizado a emitir NFS-e. Portanto, não há como emitir nota fiscal MEI de prestação de serviços sem antes procurar o poder Executivo municipal.

2 - Acesse o sistema da prefeitura

Como já mencionamos, é de responsabilidade das prefeituras disponibilizar um sistema para que os Microempreendedores Individuais possam gerar suas notas fiscais de serviço. Sendo assim, após fazer o seu credenciamento junto à Secretaria de Fazenda Municipal, será gerado um login e uma senha.

Com o login e a senha em mãos, você deverá acessar o portal da Prefeitura da sua cidade e procurar a seção que dará acesso ao sistema para emissão de NFS-e. Ao fazer isso, uma página será aberta pedindo que você digite o seu login e a sua senha gerados na etapa anterior. Algumas prefeituras costumam pedir que você faça o download de uma extensão no seu navegador para autenticar o acesso ao sistema.

3 - Preencha a sua nota fiscal

Depois que você acessar o sistema para emissão de notas fiscais de serviço eletrônicas da sua prefeitura, é hora de preencher a NFS-e. Preste muita atenção na hora de preencher todos os campos, especialmente os destinados aos dados do tomador de serviço, da descrição do serviço e do valor do serviço.

Qualquer erro pode gerar dores de cabeça para você, pois em alguns casos é necessário cancelar a nota e gerar uma outra. E se você não perceber o erro a tempo, é possível que você sofra penalidades do Fisco. Após conferir todos os campos e atestar que está tudo preenchido corretamente, clique no botão para gerar a nota fiscal de serviço eletrônica.

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

4 - Salve a nota fiscal de serviço

Pronto. Chegamos a última etapa de como emitir nota fiscal MEI de prestação de serviços. Após gerar a nota no sistema da Prefeitura, haverá um botão para que você possa salvar a NFS-e no seu computador. Geralmente, o download está disponível nos formatos de PDF ou de arquivo XML. Salve as notas fiscais em uma pasta e envie para os seus clientes. Ficou claro como você, Microempreendedor Individual, deve proceder na hora de emitir nota fiscal MEI de prestação de serviços?

Veja também: O que são e qual a diferença entre MEI e ME? 9 comparativos

Agora que você já sabe o que fazer, não perca mais tempo e comece a emitir suas NFS-e o quanto antes e fique em dia com suas obrigações fiscais. Você pode também optar por um software que fará a emissão e a gestão das suas notas fiscais, como o Qipu. A nossa solução emite NFS-e para centenas de municípios e você pode fazer tudo pelo aplicativo.

Vale a pena conferir: App do empreendedor

Veja mais sobre o Qipu:

   

Acesse nosso site e comece agora mesmo a usar todas as viagens do Qipu!

Aproveite e baixe também nossa planilha de tributos GRATUITA, para você ter certeza de que está pagando somente os impostos que realmente deve pagar!

Planilha de Tributos