Home / Blog / Entenda como funciona empréstimo e quais são as opções

Entenda como funciona empréstimo e quais são as opções

Entenda como funciona empréstimo e como conseguir empréstimo para abrir empresa usando as diferentes opções disponíveis no mercado.

Está precisando de capital para continuar progredindo com a sua empresa? Um microcrédito ou um capital de giro podem ser a solução. Você conhece a diferença entre eles? Sabe, afinal, como funciona empréstimo e como conseguir empréstimo para abrir empresa?

Neste post vamos te explicar direitinho o que é empréstimo e como conseguir um!

Leia também: Passo a passo de como abrir uma EI e EIRELI

O que é empréstimo, afinal?

Quer investir em seus negócios mas a grana está curta? É, esse é um dos desafios do empreendedorismo! Mas, muitas vezes, uma injeção de capital pode ser essencial para o crescimento e amadurecimento de uma empresa.

E é disso que estamos falando quando usamos a palavra empréstimo.

Portanto, se você quer entender o que é empréstimo, fique atento a esta definição:

“Empréstimo é uma modalidade de transação financeira em que usualmente um banco (mas pessoas e outras empresas também podem fazê-lo também, dentro de certos parâmetros) entrega um montante monetário para uma pessoa ou empresa com a promessa de que será restituído em determinado período. Essa restituição pode ser em uma única vez ou em parcelas. Além disso, normalmente se cobram juros sobre o valor emprestado, que se trata da remuneração do capital. Tudo isso deve ser acertado entre as partes preferencialmente por meio de um contrato”

Ficou claro para você o que é empréstimo?

Vamos ver agora como funciona empréstimo e conhecer algumas das opções disponíveis para seu negócio.

Como funciona empréstimo afinal?

Basicamente você entra em contato com uma instituição financeira, diz o valor que precisa e ela te passará as condições do empréstimo. Isto é: taxa de juros, garantias, documentos que precisa apresentar e outros.

Se você quer conseguir empréstimo para abrir empresa, então, conheça alguns tipos de empréstimo que podem ajudar você.

1- Microcrédito

O Microcrédito é uma ótima opção para os microempreendedores formais (MEIs) ou informais.

Em geral, os valores concedidos variam de R$300,00 a R$20.000,00, de acordo com a financiadora, e o prazo pagamento é de, no máximo, 24 meses.

O que mais preocupa são os juros, certo?

Inicialmente, é cobrada uma taxa de abertura de crédito que, normalmente, não excede 3% do valor concedido. As taxas de juros variam de 2% a 4% ao mês.

Os microcréditos são concedidos por bancos públicos e privados.

Veja mais detalhes sobre o Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), uma iniciativa do ministério do trabalho: PNMPO

2- Bancos tradicionais

Empréstimos em banco tradicionais costumam ser mais caros, burocráticos e exigirem garantias elevadas.

O que acontece, em muitos casos, é que o empreendedor procura seu banco e acaba desistindo do empréstimo, porque as condições são muito complexas para ele atender.

Por isso, muitas empresas estão optando pelos bancos online, desenvolvidos por fintechs. Entenda a seguir.

3- Bancos online: a fintech de empréstimo

Fintechs são startups que usam as últimas novidades da tecnologia para criar soluções financeiras mais simples e ágeis que as usadas por bancos tradicionais. E existem diversos tipos de fintech, não apenas de empréstimo.

Mas, quando se trata de crédito, muitas empresas estão optando por essa modalidade de empréstimo. Tudo acontece muito rápido, totalmente online e, em alguns casos, em dois dias o dinheiro já está em sua conta.

Veja algumas fintechs de empréstimo para empresas:

Quer entender melhor o que são fintechs? Então confira este vídeo do Focas Estado:


4- Crowdfunding (o que é isso?)

Crowdfunding é uma forma de financiamento colaborativo em que o empresário descreve sua ideia e a coloca em um site.

Ele define o valor que precisa e pede a colaboração de investidores, que receberão algo em troca de seu investimento. Pode ser parte do lucro ou os primeiros produtos da empresa, por exemplo.

Tudo é online e acontece de forma bastante transparente.

Conheça alguns dos mais importantes crowdfundings:

Veja também este vídeo do Programa Reclame que vai te mostrar mais sobre crowdfunding:


5- Empréstimo Capital de giro

Se você quer mesmo entender como funciona empréstimo, precisa saber o que é empréstimo capital de giro.

Diferente do que mostramos anteriormente, o empréstimo capital de giro não é feito com o objetivo de investir em um empreendimento, seja na aquisição de máquinas, imóveis, veículos, estoque etc.

Seu objetivo é fornecer o capital que o empresário precisa para pagar os gastos do negócio, como energia, aluguel, salários etc, enquanto está operando. Isso acontece porque existe um intervalo entre os gastos para abrir e operar o negócio e começar a receber.

Esse valor usado para fazer o negócio seguir adiante enquanto os primeiros recebimentos não chegam se chama capital de giro.

Dentro do empréstimo existem diversas subcategorias, que se diferenciam por taxas, prazos e formas de pagamento.

O valor máximo concedido varia de acordo com cada banco, mas, normalmente, são maiores do que os concedidos pelo microcrédito. O banco avalia cada caso individualmente, definindo um valor e um prazo para pagamento.

Os empréstimos para capital de giro também são concedidos por bancos públicos e privados, porém tem taxas mais elevadas.

Algumas opções bancos tradicionais são o Bradesco Capital de Giro, Capital de Giro Banco do Brasil e Capital de Giro para empresas Itaú. Mas uma opção interessante de fintech especializada em capital de giro para lojas online é a Gyra+.

Confira em nosso blog: Como fazer abertura de empresa no Simples Nacional

Conclusão: fique atento a como funciona o empréstimo que você está contratando

Antes de fechar negócio e conseguir empréstimo para abrir empresa ou financiar capital de giro, é importante pesquisar todas as condições.

Confira as taxas, que variam de banco para banco, em busca da melhor oportunidade e forma de pagamento.

Avalie o valor, a taxa de juros e em quanto tempo a pendência deverá ser quitada. Calcule qual o valor a ser pago por mês e observe se ele se encaixa em seu orçamento. Afinal, você não quer cair na inadimplência, não é mesmo?

Agora ficou claro para você como funciona empréstimo e como conseguir um para abrir empresa?

Então, baixe nosso infográfico gratuito e fique por dentro de mais detalhes de como começar a empreender: Infográfico - 9 Passos para começar a empreender

Equipe Qipu

Oct/11/2016

Empréstimos , Custo total , Inscrição estadual , Lucro líquido , NF-e , Piso salarial

Compartilhe

Facebook Twitter Linkedin Google+

Não deixe de ler também

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web