Filmes sobre empreendedorismo: 10 dicas para se inspirar em histórias de sucesso

Filmes sobre empreendedorismo: 10 dicas para se inspirar em histórias de sucesso

Sem tempo para ler? Que tal ouvir esse texto? Clique no play e ouça a matéria:


O cinema pode ser uma fonte de inspiração para quem quer empreender ou melhorar suas habilidades empreendedoras.

Inúmeras obras da sétima arte retratam histórias motivacionais, sejam elas ficcionais ou com base em eventos da vida real.

Pensando nisso, preparamos neste artigo 10 dicas de filme sobre empreendedorismo para você se inspirar.

Continue a leitura para conferir nas próximas linhas quais títulos assistir neste fim de semana e, quem sabe, obter insights para o seu negócio.

Leia também: 6 páginas do Facebook que todo empreendedor precisa acompanhar

10 dicas de filmes sobre empreendedorismo

Preparado para uma sessão de filmes motivacionais para empreendedores? Então, prepara a pipoca!

1. A Teoria de Tudo

A Teoria de Tudo conta a história do astrofísico Stephen Hawking e de suas grandes descobertas para a Ciência.A obra traz boas lições sobre superação, resiliência e persistência, o que são coisas muito importantes para quem está na jornada do empreendedorismo.


2. Walt Antes do Mickey

Este filme sobre empreendedorismo mostra a jornada de Walt Disney antes de ele construir o império que encanta crianças, jovens e adultos no mundo inteiro.A trajetória de Walt Disney, cercada de altos e baixos, serve como inspiração para muitos empreendedores que querem ser bem-sucedidos trabalhando com aquilo que amam.


3. Fome de Poder

O McDonalds é hoje uma das maiores empresas do planeta. Mas, para conquistar esse status, o caminho não foi nada fácil.Em Fome de Poder, conta-se a história de ascensão dessa gigante rede de lanches, que teve como principais ingredientes a persistência e a dedicação de seu fundador.Você pode assistir a esse filme sobre empreendedorismo no Netflix.


4. O Jogo da Imitação

Ambientado na Segunda Guerra Mundial, O Jogo da Imitação mostra como o matemático Alan Turing conseguiu decifrar o Enigma (famoso código alemão) e ajudar o governo norte americano.A obra traz lições importantes sobre liderança, algo essencial para empreender com sucesso.


5. Chef

É comum que muitos empreendedores optem por abrir o próprio negócio após serem demitidos de seus empregos formais. Bom, foi isso o que aconteceu com Carl Casper no filme Chef.Depois de perder seu emprego, o personagem de Jon Favreau, que também dirigiu o longa, resolve empreender no mundo da gastronomia.A obra mostra que, apesar dos desafios de começar do zero, é possível fazer a sua ideia dar certo.


6. Coco Antes de Chanel

Coco Chanel foi uma estilista francesa que criou uma das maiores empresas de moda do mundo. Neste filme, é contada a jornada inspiradora de uma mulher que precisou vencer inúmeros desafios para criar o seu negócio.Coragem, ousadia e determinação são as lições que o filme deixa para quem quer ser um empreendedor de sucesso.


7. Joy: o nome do sucesso

Joy: O Nome do Sucesso também conta uma história de empreendedorismo bem-sucedido sob a perspectiva feminina.A obra narra como Joy Mangano superou dificuldades de sua vida pessoal e inventou um esfregão revolucionário.O filme pode servir como inspiração para muitas mulheres que querem empreender.


8. Startup.com

Startup.com é um documentário que mostra a ascensão e queda da govWorks. A empresa, criada em 1998, tinha como proposta facilitar a interação entre o governo e a população por meio da internet.Em dois anos, a empresa cresceu bastante, recebeu investimento milionários e saltou de 8 para 250 funcionários. No entanto, em 2000, a govWorks veio à falência graças a uma má gestão e a uma série de erros gerenciais.O documentário apresenta como funciona o processo de criação de uma startup e o que deve ser feito para alcançar o sucesso.


9. Steve Jobs

A história do fundador da Apple é contada em Steve Jobs através de uma abordagem mais intimista e não apenas focada em sua trajetória profissional.O filme serve como inspiração para empreendedores e mostra como coragem, foco, determinação e persistência são características essenciais para o sucesso no mundo dos negócios.Steve Jobs não deixa de falar também sobre a importância do marketing no sucesso da marca.


10. A Grande Aposta

A Grande Aposta conta como quatro investidores conseguiram fazer uma fortuna no mercado imobiliário dos Estados Unidos pouco antes da crise de 2008. A obra mostra como é importante se antecipar para ter um negócio de sucesso.Você pode assistir a esse filme sobre empreendedorismo no Netflix.


DICA BÔNUS: A Rede SocialSe você quer ser um empreendedor mas ainda não assistiu ao filme A Rede Social, você precisa ir conferir este filme sobre empreendedorismo no Netflix. A obra conta como o Facebook foi criado e se tornou hoje em um império bilionário.Essas foram as nossas dicas de filme sobre empreendedorismo.

Qual despertou mais o seu interesse? Quer se inspirar com algumas frases de empresários famosos? Então, leia este artigo: Aprenda como ser um empreendedor de sucesso com 5 frases de grandes líderes

Para ter sucesso nos negócios é preciso saber planejar, por isso, preparamos uma uma ferramenta de planejamento canvas para você usar em sua empresa. Baixe agora, porque é gratuita: Plano de Negócios Canvas