O que é gestão de vendas? Como funciona + a melhor ferramenta

O que é gestão de vendas? Como funciona + a melhor ferramenta

A qualidade da gestão de vendas é determinante para o sucesso de uma empresa. Quando os esforços coletivos e o processo comercial são bem conduzidos, consegue-se melhorar a produtividade da equipe de vendas e entregar mais valor para os clientes.

Uma gestão de vendas bem estruturada e precisa é indispensável para fazer o seu modelo de negócio prosperar e se destacar no mercado.

Pensando nisso, elaboramos aqui um conteúdo que vai te explicar o que é gestão de vendas, como ela funciona, as vantagens que ela oferece e seus três pilares:

  1. Operacional;
  2. Estratégico;
  3. Analítico.

Além da definição de gestão de vendas, você confere também qual o melhor sistema de gestão de vendas para a sua empresa.

Leia mais: 12 ideias para aumentar as vendas da sua empresa e fazer seus resultados comerciais decolarem

O que é gestão de vendas?

Podemos definir o que é gestão de vendas como um conjunto de práticas e técnicas que têm como objetivo coordenar as operações comerciais da empresa em seus diferentes aspectos.

A gestão de vendas busca promover o desenvolvimento técnico dos vendedores, controlar as metas e a execução das estratégias de vendas e analisar o desempenho individual e coletivo.

Veja mais sobre a gestão de vendas neste vídeo do SEBRAE.

Leia também: Como fazer preço de venda: 7 passos para precificar seus produtos de maneira justa e competitiva

Como funciona a gestão de vendas?

A gestão de vendas funciona de modo a ajudar a empresa a definir objetivos de vendas e acompanhar o progresso dos esforços em direção a eles.

Para entender melhor como funciona a gestão de vendas, é importante que você saiba quais são seus três pilares:

1 - Operacional

O aspecto operacional é o ponto em que se preocupa com a estruturação das operações de vendas. Esse pilar da gestão está focado em construir equipes fortes e bem capacitadas para executar as estratégias comerciais e alcançar as metas propostas.

2 - Estratégico

Aqui são definidas as etapas do processo de vendas e as estratégias com foco em encurtar a distância entre seu potencial cliente e os produtos ou serviços que você pretende vender.

Isto é: este tipo de CRM ajuda a identificar o que seu cliente deseja e como sua empresa pode atender a essas necessidades.

3 - Analítico

O terceiro pilar do funcionamento da gestão de vendas trata da mensuração e análise do desempenho da equipe comercial. Por meio de relatórios e indicadores de desempenho, busca-se identificar como os esforços individuais e coletivos podem ser aprimorados para potencializar os resultados.

Ao perceber que um determinado processo não atende aos objetivos estratégicos determinados para o negócio, ele é remodelado, novamente médio depois de ajustado e, em seguida, analisado mais uma vez.

Caso atenda às metas da organização é implementado, caso contrário, reinicia-se esse ciclo de análise e melhoria contínua.

Veja mais: Como aumentar as vendas no varejo? 6 dicas de ouro

Quais as vantagens da gestão e planejamento de vendas?

Ao implementar uma gestão de vendas competente, é possível ter acesso a vários benefícios.

Primeiramente, consegue-se ter uma visão mais clara sobre o funcionamento dos processos internos. A partir disso, fica mais fácil identificar certas deficiências que estão impedindo a equipe de vendas de atingir a alta performance.

A gestão de vendas é importante também para entender o fluxo de trabalho da equipe e determinar as tarefas e responsabilidades de forma mais eficaz.

Além disso, uma gestão de vendas de qualidade faz com que os clientes se sintam mais seguros para fechar negócio com a empresa e tenham uma experiência mais positiva em sua jornada de compra.

Veja também: 10 dicas para ser um bom vendedor e impressionar os clientes

App para gestão de vendas: qual a melhor ferramenta para o seu negócio?

Agora que você já conhece a definição de gestão de vendas, como ela funciona e as vantagens que ela pode oferecer (se bem executada), é hora de conferir qual software de gestão de vendas implementar na sua empresa.

As ferramentas tecnológicas de gestão permitem automatizar diferentes processos e otimizar o trabalho das equipes, contribuindo de forma significativa para a produtividade e redução de erros.

O melhor app para gestão de vendas de pequenas empresas e microempreendedores é o App Qipu. Disponível tanto na versão web como para dispositivos Android e iOS, a ferramenta te ajuda a gerenciar melhor os dados sobre os seus clientes e fornecedores.

Além disso, pela plataforma você consegue ter maior controle sobre seus pagamentos e recebimentos, notas fiscais, boletos e recibos.

Pendências e relatórios na palma de sua mão

O App Qipu tem também uma função que faz automaticamente a conferências de pendências no seu CNPJ a níveis municipal, estadual e federal. Assim, você mantém a situação da sua empresa sempre regularizada.

Essa ferramenta de gestão de vendas permite que você tenha acesso a relatórios completos sobre o desempenho comercial do seu negócio e a saúde financeira da empresa.

Veja mais sobre como gerenciar suas vendas com ajuda do App Qipu neste vídeo.

Gostou do que vou? Então, conheça mais sobre o Qipu agora mesmo, neste link: Qipu - A contabilidade online mais completa do Brasil

Além de fazer sua contabilidade e de te fornecer um App de gestão de vendas completo, o Qipu também conta com materiais gratuitos para você baixar, conheça alguns deles: