Sistema de gestão empresarial: o que é, tipos, vantagens e por que o App Qipu é a melhor opção para sua empresa

Sistema de gestão empresarial: o que é, tipos, vantagens e por que o App Qipu é a melhor opção para sua empresa

Você sabia que um bom sistema de gestão empresarial pode ajudar a alavancar o seu modelo de negócio?

Gerenciar uma empresa envolve uma série de tarefas relacionadas, por exemplo, ao fluxo de caixa, pagamentos, estoque, notas fiscais, lançamentos das vendas, contabilidade e muito mais.

É possível que você consiga lidar sozinho com todos esses aspectos do gerenciamento de negócios. No entanto, você fica mais propenso a cometer erros que podem custar caro para a sua empresa caso opte por conduzir determinados processos manualmente.

Tendo isso em vista, recorrer a sistemas de gestão empresarial para microempresas pode pode te ajudar a qualificar a sua gestão e potencializar seus resultados.

Neste artigo, vamos explicar o que é sistema de gestão empresarial, os diferentes tipos e as principais vantagens de implementar esse software na sua empresa.

Ao final, você confere também por que o App Qipu é o melhor sistema de gestão empresarial para pequenas empresas.

Saiba mais: Conheça 7 segredos que vão revolucionar a maneira de fazer a gestão de pequenas empresas

Veja também estas dicas do SEBRAE para o gerenciamento do seu negócio.

O que é sistema de gestão empresarial?

O conceito de sistema de gestão empresarial se refere a uma ferramenta tecnológica que automatiza e otimiza uma série de tarefas inerentes à gestão de negócios.

Composto por diferentes módulos, um software desse tipo oferece os recursos necessários para facilitar a rotina de trabalho, integrando diferentes áreas da empresa e eliminando ações que antes eram executadas de maneira manual, como controle de estoque, emissão de notas fiscais, fluxo de caixa, cadastro de clientes e fornecedores, orçamentos etc.

Empresas de diferentes portes e segmentos podem fazer uso de um sistema de gestão empresarial completo, inclusive os micro e pequenos empreendimentos.

Leia também: ​​O que é um sistema ERP? Saiba para que serve, como funciona e como escolher o melhor ERP para a sua empresa 

Quais são os tipos de sistema de gestão empresarial?

Dentre os vários tipos de sistema de gestão empresarial, vamos destacar aqui os dois principais: BPM e ERP.

  • O BPM (Business Process Management) é um tipo de software focado no gerenciamento dos processos de negócio em geral. Essa ferramenta centraliza e organiza todas as informações mais relevantes sobre a empresa, o que facilita o acesso de todos os setores da empresa e a comunicação entre eles.
  • Já o ERP (Enterprise Resource Planning) costuma ser menos complexo e burocrático que o BPM e é uma boa opção para empresas que buscam por um sistema de gestão financeira empresarial.

O foco do ERP está no controle e gestão das finanças do negócio e em outras atividades como gestão de vendas, logística, estoque, contabilidade e cadastro de clientes e fornecedores.

Leia mais: ERP e CRM: entenda para que servem e qual a diferença entre essas ferramentas de gestão 

Vantagens de um sistema de gestão empresarial para pequenas empresas

Implementar um sistema de gestão empresarial para pequenas empresas é uma decisão que pode trazer uma série de vantagens para o seu negócio, como mais eficácia ao delegar funções, otimização de tempo, maior produtividade e redução de custos operacionais.

Confira abaixo alguns dos principais motivos para investir em um software de gestão de negócios.

  • Rotina de trabalho mais ágil e eficiente com a automatização de processos;
  • Melhoria na qualidade das entregas;
  • Diminuição da sobrecarga de trabalho, com tarefas mais bem distribuídas entre os colaboradores;
  • Maior controle sobre o desempenho de diferentes setores do negócio;
  • Dados e informações sobre a empresa, clientes e fornecedores armazenados com maior segurança;
  • Redução de erros e maior exatidão dos dados analisados;
  • Aumento na capacidade da empresa de se planejar a longo prazo; 
  • Tomadas de decisão mais bem informadas, com base em relatório completos;
  •  Acesso remoto ao sistema de gestão, o que beneficia especialmente quem trabalha com vendas externas.
Veja mais: ERP para pequenas empresas: o que é, como funciona, benefícios e qual o melhor para o seu negócio

App Qipu: funcionalidades do melhor sistema de gestão empresarial

Se você está em busca do melhor sistema de gestão empresarial para pequenas empresas e microempreendedores, saiba que o App Qipu pode ser a solução que você precisa.

Essa ferramenta é um ERP que se propõe a te ajudar principalmente na gestão financeira e contábil e no gerenciamento do fluxo de caixa e das vendas da sua empresa.

Com o App Qipu, você consegue fazer o cadastro de clientes e fornecedores, criar orçamentos personalizados e enviar pelo WhatsApp ou e-mail, emitir boletos e notas fiscais, enviar recibos e controlar seus pagamentos e recebimentos.

Veja mais sobre como funciona o App Qipu assistindo a este vídeo.

Gestão de fluxo de caixa, emissão de boletos e notas fiscais, emissão de orçamentos e recibos, verificação automática de pendências, pró-labore dos sócios, relatório de contas a pagar e receber, geração de DAS e integração com bancos. Quer contar com tudo isso em sua empresa? Então, visite agora o site do Qipu

Além de um bom software de gestão, para que sua empresa prospere é preciso fazer um bom planejamento. Nesse sentido, recomendamos que você use a ferramenta Plano de Negócios Canvas.

Com ela você consegue definir diversos aspectos importantes de sua empresa, como público-alvo, parcerias e proposta de valor de uma forma ágil e bastante objetiva. Baixe agora a ferramenta Canvas do Qipu, ela é gratuita!

Plano de Negócio Canvas

Veja mais: O que é Canvas e como criar um para a sua empresa em 4 passos