6 dicas de marketing digital para pequena empresa: turbine seu negócio na rede!

6 dicas de marketing digital para pequena empresa: turbine seu negócio na rede!

Você sabia que 90% dos compradores ainda não decidiram sobre uma compra antes de pesquisarem a marca? Essa é apenas uma das razões pelas quais o marketing digital para pequena empresa é essencial.

Além de cativar o potencial cliente, o marketing digital pode ser peça-chave na criação de estratégias de venda efetivas. Com a ajuda das melhores ferramentas e táticas, pequenas empresas se tornam competitivas e ganham destaque na rede mundial de computadores.

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Ao longo deste artigo, você vai conhecer 6 dicas de marketing digital para pequena empresa:

  1. Crie presença na rede
  2. Aposte em uma estratégia omnichannel
  3. Estude técnicas de SEO
  4. Use e abuse de recursos multimídia
  5. Conheça o inbound marketing
  6. Mensure e acompanhe resultados

Boa leitura!

6 dicas de marketing digital para pequena empresa

A seguir, você confere nossa seleção de 6 dicas de marketing digital para pequena empresa. Utilize-as para consolidar sua imagem na rede e criar relacionamentos humanizados, constantes e assertivos com os clientes.

Crie presença na rede

Nossa primeira dica de marketing digital para pme é: crie presença na rede. De acordo com o portal Clutch, somente 64% das pequenas empresas têm seu próprio site. Em contrapartida, 92% dos proprietários de pequenas empresas acreditam que ter um site é a estratégia de marketing digital mais eficaz.

De toda forma, não basta investir em um site ou criar redes sociais sem criar presença digital.

E como uma pequena empresa cria presença na rede com marketing digital?

Nós temos algumas dicas:

  • crie postagens e publicações regularmente (cada rede social tem uma frequência recomendada de postagens. No Instagram, por exemplo, o recomendado é uma publicação no feed por dia. Veja as recomendações para outras redes neste post da Rock Content );
  • desenvolva uma identidade visual padrão para o conteúdo;
  • utilize uma linguagem própria;
  • se possível, utilize o slogan da marca ou empresa nas postagens epublicações;
  • crie diálogos com os seguidores e visitantes das páginas.

Aposte em uma estratégia omnichannel

Para divulgar a empresa na internet de forma efetiva, é preciso conhecer e aplicar o conceito de omnichannel. Omnichannel significa “todos os canais”, e, na prática, diz respeito à prática de criar canais de contato múltiplos e interconectados.

Para os clientes, uma estratégia omnichannel contribui (e muito!) para a experiência de compra. De acordo com o Relatório Zendesk de Tendências em Experiência do Cliente , por exemplo, “a empresa estar disponível em meu canal favorito” é um dos mais importantes contributivos para uma experiência satisfatória, pontuado por mais de 30% dos respondentes.

Quer entender melhor como funciona uma estratégia de marketing omnichannel? Veja o vídeo abaixo:



Estude técnicas de SEO

SEO significa Search Engine Optimization, ou, em português, otimização para mecanismos de busca.

Na prática, SEO são estratégias que ajudam a posicionar seus canais digitais nas buscas feitas por potenciais clientes. O “motor” para essas buscas são as palavras-chave, mas há muito mais do que elas em uma boa estratégia de SEO.

É possível, por exemplo, segmentar a estratégia para que seu negócio seja melhor posicionado em buscas feitas em determinada região geográfica. Esse é o chamado SEO local, excelente estratégia de marketing digital para pequenas empresas ou micronegócios .

Quer saber mais sobre como colocar o SEO local em prática? Leia este artigo sobre o tema!

Use e abuse de recursos multimídia

A pluralidade da internet é um prato cheio para o marketing da pequena empresa. Isso porque, por ser tão múltipla, a rede possibilita a exploração de diversos tipos de conteúdos e recursos. Aliás, uma boa presença digital é aquela que sabe como mesclar os formatos e enriquecer o catálogo de informações sobre o negócio.

Veja a seguir algumas estatísticas interessantes:

  • em 4 anos, o consumo devídeos na internet cresceu 135%;
  • ⅓ de todos os stories visualizados no Instagram são de empresas;
  • 54% dos potenciais compradores usam as redes sociais para procurar produtos;
  • com a recente pandemia do novo coronavírus, o e-commerce cresceu 81% em um mês.

Conheça o inbound marketing

Você já ouviu falar em inbound marketing? Trata-se de uma estratégia certeira de marketing digital para pequena empresa. Isso porque a estratégia é construída para “pescar” na rede potenciais clientes e nutrí-los com informação relevante para a marca ao mesmo tempo em que fortalecem seu interesse pelo produto ou serviço.

Ao fim do processo de inbound (que é organizado em formato de funil — e por isso chamado de funil de vendas ), os clientes estão prontos para fechar a venda.

De acordo com a pesquisa State of Inbound Marketing , empresários afirmam que o inbound é uma estratégia até 54% mais efetiva do que o marketing convencional.

Mas, para obter estes resultados, é preciso conhecer as ferramentas-chave que garantem o sucesso da estratégia. Algumas delas são:

  • marketing de conteúdo;
  • e-mail marketing;
  • criação de landing pages para captar contatos;
  • conteúdo rico (como e-books, infográficos, kits etc.).


Mensure e acompanhe resultados

Por fim, a estratégia final de marketing digital para pequena empresa é a mensuração de resultados. Afinal, de nada vale investir em múltiplas plataformas, criar conteúdo engajante, conhecer técnicas de atração de clientes e não acompanhar o desempenho das técnicas usadas, não é?

Felizmente, o marketing digital conta com diversos indicadores (também conhecidos como KPIs, ou Indicadores-chave de performance) que ajudam a mensurar resultados comparando investimento e receita. Alguns dos mais populares KPIs de marketing digital são:

  • ROI, ou retorno sobre o investimento: é calculado pela fórmula: (faturamento - custos) / custos;
  • Taxa de conversão: calcula o sucesso de uma estratégia de captação de leads. Por exemplo: o número de clientes que abriram um e-mail / número de clientes que se cadastraram no formulário do e-mail indica a taxa de conversão desta estratégia;
  • Taxa de retenção: número de clientes que continuam fiéis à empresa após a conversão.

Por onde começar?

Agora que você já tem em mãos nosso TOP 6 dicas de marketing para pequena empresa, é hora de dar o primeiro passo.

Se você não sabe por onde começar, nós te ajudamos!

Separe um momento para planejar sua estratégia. Com base na lista de dicas acima, você pode criar um plano de marketing digital completo para a sua pequena empresa.

Como etapas essenciais do plano de marketing digital para pequena empresa, estão o mapeamento do público-alvo, o estudo da concorrência, a criação do cronograma, a avaliação dos investimentos financeiros e a projeção de resultados esperados.

Quer saber como montar um plano de marketing para micro e pequenas empresas?

Leia nosso artigo sobre o tema!