Tudo que vocĂȘ precisa saber sobre MEI para e-commerce

Tudo que vocĂȘ precisa saber sobre MEI para e-commerce

Empreender na internet é um passo muito importante e conta com desafios. Afinal, além de ter que entender sobre gestão financeira e de vendas, é preciso ter um MEI para e-commerce. 

Essa Ășltima prĂĄtica Ă© essencial para que seu negĂłcio atue de forma legal e tenha acesso a uma uma sĂ©rie de vantagens que, provavelmente, vocĂȘ desconhece.  

Quer saber mais? EntĂŁo, continue nos acompanhando para saber como e por que criar o seu MEI para e-commerce.

Legalize seu negĂłcio com MEI para e-commerce

VocĂȘ estĂĄ pensando em inaugurar um novo negĂłcio? E, alĂ©m disso, os seus planos incluem abrir um e-commerce ou participar de um marketplace?

Saiba que vocĂȘ sĂł poderĂĄ atuar com segurança na internet se tiver o “RG” da sua empresa. Ou seja, o CNPJ, que Ă© criado a partir do momento que sua MEI nasce. E esse Ă© apenas um dos muitos benefĂ­cios de se ter um MEI.

Quais as regras para abrir um MEI para e-commerce?

NĂŁo Ă© qualquer empresĂĄrio que pode ser um microempreendedor Individual. É preciso seguir algumas regras bĂĄsicas para garantir que tudo dĂȘ certo.

Antes de falar sobre quem pode ou nĂŁo atuar, vamos entender como surgiu essa iniciativa. No ano de 2008, a Lei Complementar nÂș 128 criou o MEI para proteger trabalhadores que atuavam na informalidade e sem qualquer apoio legal ou segurança jurĂ­dica. Como assim?

Simples, caso precisasse se afastar por motivo de doença ou licença maternidade, esse trabalhador informal não receberia qualquer tipo de auxílio. De lå para cå, mais de 7 milhÔes de pessoas ganharam seu sonhado CNPJ para atuar de forma legal no comércio, segundo pesquisa do Sebrae.

Qualquer pessoa pode abrir uma MEI exceto:

  • Empresa com sĂłcios (afinal, o nome Ă© Microempreendedor Individual, certo?)
  • Empresas que faturem mais de R$ 6.750 ao mĂȘs ou mais de R$ 81.000 ao ano;
  • Empresas que tenham ou pretendam ter filiais;
  • Empresa com mais de um empregado ou que pretenda ter mais de um funcionĂĄrio;
  • Empresa com empregado que ganhe acima do piso salarial da categoria;
  • Advogados, arquitetos, engenheiros, mĂ©dicos, psicĂłlogos e professores.

Se vocĂȘ nĂŁo se enquadra em nenhum dos itens citados, pode ficar feliz e preparar a documentação para abrir seu MEI. 

VocĂȘ sabe como abrir o seu MEI para e-commerce?

NĂŁo hĂĄ mistĂ©rio no processo, assim como tambĂ©m nĂŁo hĂĄ custos. VocĂȘ pode fazer o passo a passo todo sozinho. Entretanto, se nĂŁo se sentir seguro, pode buscar ajuda com o SEBRAE, que tambĂ©m nĂŁo vai cobrar nada.

Pronto para iniciar a criação do seu MEI? Primeiramente, deixe em mãos seus documentos. As informaçÔes requeridas são:

  • CPF;
  • NĂșmero do tĂ­tulo de eleitor ou recibo da Ășltima Declaração Anual de Imposto de Renda de Pessoa FĂ­sica;
  • Data de nascimento;
  • E-mail (precisa estar ativo, pois Ă© por meio dele que vocĂȘ irĂĄ receber informaçÔes);
  • NĂșmero do celular.

Comece acessando o Portal do Empreendedor e, em seguida, clique em Formalize-se. Siga o passo a passo atĂ© que o nĂșmero do CNPJ e o Certificado de Microempreendedor Individual sejam criados.

Pronto, vocĂȘ acaba de formalizar a sua empresa! Mas se ainda restam dĂșvidas, assista a esse vĂ­deo, que Ă© bem explicativo.

Quais as vantagens de ter um MEI para e-commerce?

Para começar com boas notícias, saiba que sua empresa ganha isenção de tributos federais, como o PIS, Cofins, IPI, CSLL e Imposto de Renda. Outro fato positivo estå na possibilidade de administrar tudo sozinho, sem ter que contratar um escritório de contabilidade.

Vamos conhecer as outras vantagens?

Vender em um marketplace

VocĂȘ sabia que sĂł empresas com CNPJ podem participar de um marketplace? Sim, essa Ă© uma das exigĂȘncias para tornar-se membro e iniciar as atividades.

AlĂ©m do mais, Ă© necessĂĄria a emissĂŁo de notas fiscais para cada venda realizada. Ou seja, sem MEI vocĂȘ fica de fora dos marketplaces.

AliĂĄs, se vocĂȘ tem interesse em atuar em um marketplace e nĂŁo faz ideia por onde começar, saiba que existe uma ferramenta incrĂ­vel que pode te ajudar, o Olist Store.

Por meio dele vocĂȘ tem uma sĂ©rie de vantagens, como anunciar em vĂĄrios marketplaces ao mesmo tempo e administrar tudo em uma Ășnica plataforma. Vale a pena conferir!

Segurança financeira a longo prazo

Quando vocĂȘ paga a taxa mensal – mais conhecida como DAS – fique sabendo que, embutido nesse valor, estĂĄ o INSS. Dessa forma, vocĂȘ estĂĄ garantindo a sua aposentadoria no futuro.

AuxĂ­lio maternidade

Se vocĂȘ, microempreendedora, ficou grĂĄvida e vai precisar parar por um tempo, saiba que vocĂȘ tem direito ao auxĂ­lio maternidade por atĂ© 120 dias. Tudo isso sĂł por ter um MEI para e-commerce e pagar o DAS todo mĂȘs.

Direito a afastamento por problemas de saĂșde

NĂŁo estamos imunes a problemas de saĂșde, que podem surgir a qualquer momento. Ainda bem que com o MEI vocĂȘ tem o direito a afastamento remunerado por problemas de saĂșde. Menos uma dor de cabeça enquanto vocĂȘ se recupera.

VocĂȘ nĂŁo Ă© obrigado a ser MEI para sempre

O que mais desejamos Ă© que seu e-commerce prospere ao ponto de vocĂȘ precisar trocar o MEI por um ME. Isso Ă© completamente possĂ­vel e vocĂȘ pode fazer a migração por meio do Portal do Simples Nacional.

Existem desvantagens em ser MEI?

Se a sua ideia Ă© expandir o negĂłcio, pode ser que tenha desvantagens, sim. Por exemplo, vocĂȘ nĂŁo pode ter sĂłcios, como foi dito anteriormente.

AlĂ©m disso, se o seu e-commerce começar a exigir demais e vocĂȘ precisar contratar funcionĂĄrios, saiba que Ă© possĂ­vel ter apenas 1 colaborador para auxiliĂĄ-lo.

Mas nĂŁo fique triste, vocĂȘ pode fazer a transição do MEI para o ME, como jĂĄ falamos.

JĂĄ estĂĄ com o MEI para e-commerce pronto? Hora das dicas!

Um e-commerce de sucesso oferece nĂŁo sĂł um produto ao consumidor, mas sim uma experiĂȘncia positiva. Portanto, veja a seguir como agradar e fidelizar o consumidor 4.0.

  1. Tenha um site rĂĄpido e responsivo;
  2. O design do site e do app devem ser intuitivos;
  3. Os meios de pagamento devem ser facilitados e diretos;
  4. Manter histĂłrico de produtos colocados no carrinho;
  5. Oferecer atendimento personalizado;
  6. Adotar tecnologias para oferecer um atendimento mais rĂĄpido e eficiente;
  7. Tenha uma equipe treinada para oferecer atendimento humanizado;
  8. Implemente o SAC 4.0;
  9. Seja ativo nas redes sociais;
  10. Utilize o e-mail marketing com sabedoria (nada de excesso);
  11. Mantenha seus clientes sempre alimentados com informaçÔes e vantagens exclusivas.

Esperamos que suas dĂșvidas sobre MEI para e-commerce tenham sido esclarecidas. Desejamos Ăłtimas vendas!


Este texto foi criado pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma pråtica e profissional. Temos ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. O olist jå tem milhares de lojas parceiras no Brasil e em mais de 180 países.