Procurando um serviço de contabilidade? Descubra como escolher a solução online mais indicada para o seu negócio

Procurando um serviço de contabilidade? Descubra como escolher a solução online mais indicada para o seu negócio

Todo empreendedor sabe a importância de ter um bom serviço de contabilidade para o seu negócio. Mas como saber qual a melhor opção? 


Atualmente, com os avanços tecnológicos aplicados às demandas contábeis, o serviço de contabilidade tornou-se mais prático e acessível


Assim, processos operacionais que outrora precisavam ser realizados presencial e manualmente, passaram a acontecer de forma 100% digital.


Essa transformação digital do serviço de contabilidade facilitou não apenas a rotina dos profissionais da área, como das empresas que já apostam no modelo. 


No entanto, apesar dos diversos benefícios, ao se deparar com as opções disponíveis no mercado, é comum que o empreendedor comece a se questionar sobre quais os melhores serviços de contabilidade online


Pensando nisso, nós preparamos um conteúdo completo para te ajudar a entender o que é um serviço de contabilidade e o que considerar ao escolher uma empresa para cuidar das informações contábeis do seu negócio. 


Continue a leitura das próximas linhas e descubra! 

O que são serviços de contabilidade? 

Se você chegou até este conteúdo é porque entende que os serviços de contabilidade são essenciais para o seu negócio, certo?


Mas o que são esses serviços, você sabe dizer? 


Em geral, por mais que os empresários saibam que sem uma boa gestão contábil não há como uma empresa ir para frente, muitos ainda não entendem o que são serviços de contabilidade.


Exatamente por esse motivo, muitos acabam caindo na dúvida de quais os melhores serviços de contabilidade online na hora que precisam contratar uma empresa para essa tarefa. 


Por isso, chegou o momento de entender o que são serviços de contabilidade e quais os mais importantes para que um negócio fique em dia com a legislação e evite problemas com o Fisco.


Afinal, o que é o serviço de contabilidade?


Um serviço de contabilidade se refere a toda demanda relacionada ao cálculo e registro de movimentações financeiras de uma empresa.


Esse registro e acompanhamento é o que mostrará a saúde financeira de um negócio enquanto ele existir, por isso o serviço de contabilidade é essencial. 


Exceto pelo MEI, todos os outros tipos de empresa são obrigadas a contar com um serviço de contabilidade para estarem regularizadas com a lei.


Para se ter uma pequena ideia da importância dos serviços de contabilidade para um negócio, basta pensar no Balanço Patrimonial.


Esse é apenas um dos documentos contábeis de exigência legal para qualquer tipo de empresa atuante (exceto optantes do Simples Nacional) que deve ser feito anualmente, e que só pode ser assinado por um contador. 


Além disso, existem muitas outras demandas e tarefas que precisam ser realizadas por um profissional contábil para que uma empresa continue funcionando. 


Desse modo, se seu negócio não conta com um serviço de contabilidade, infelizmente existem grandes chances de sua situação não estar totalmente regularizada.


Veja mais algumas informações sobre a importância da contabilidade em um vídeo do consultor financeiro Gustavo Cerbasi. Nesse link.


Este post também pode interessar a você: MEI Contabilidade online vale a pena? É confiável?


Conheça a contabilidade completa do Qipu 

Principais serviços de contabilidade de um negócio

Antes de procurar pelos melhores serviços de contabilidade online, é muito importante entender quais os principais serviços de contabilidade para garantir que você está assinando um contrato com uma empresa que realmente atenderá suas necessidades.


Um serviço de contabilidade completo irá contemplar os diferentes departamentos da sua empresa:


  • contábil: controle financeiro e patrimonial;
  • fiscal: cálculo de impostos e gerenciamento de contribuições;
  • pessoal: realização de contratações, rescisões, folhas de pagamento, etc;
  • societário: gerenciamento fiscal, financeiro e tributário de organizações que possuem sócios, emissão de alvarás, filiais e outros. 


E, dentre essas subáreas da contabilidade, podemos citar os principais serviços como:


  1. abertura e encerramento de empresas;
  2. escrituração contábil;
  3. controle patrimonial;
  4. emissão de guias tributárias;
  5. entrega de obrigações acessórias;
  6. admissão e demissão de colaboradores;
  7. processamento da folha de pagamentos, entre outros. 


Muitas demandas, certo? Agora, vamos entender as vantagens de contar com um serviço de contabilidade online para manter cada um desses aspectos em dia. 


Aproveite para fazer o download do Dicionário de Contabilidade do Qipu e ficar por dentro de todos os termos e conceitos que fazem parte do setor contábil. 

Quais as vantagens dos serviços de contabilidade online? 

Que o serviço de contabilidade é essencial já não há dúvidas. Além disso, a essa altura do conteúdo você já sabe o que é e quais são os principais serviços de contabilidade que sua empresa precisa. 


Agora, vamos falar sobre os benefícios que um serviço de contabilidade online pode trazer para o seu negócio. 


A verdade é que o serviço de contabilidade tradicional ou online oferecem as mesmas atividades, que são indispensáveis para o bom funcionamento de uma empresa.


No entanto, o modelo digital é uma versão mais moderna que possui algumas vantagens extras. A seguir, veja algumas delas!

1. Praticidade

Para ser considerado um dos melhores serviços de contabilidade, certamente a empresa precisa ter, entre seus principais atributos, a praticidade. 


Afinal, esse é o grande diferencial do sistema contábil digital.


Já que tanto a contabilidade online quanto a tradicional oferecem os mesmos serviços, podemos concluir que a agilidade e a praticidade são os aspectos motivadores que levam uma empresa a optar pela modalidade remota.


Dessa forma, uma das maiores vantagens do serviço de contabilidade é a possibilidade de fazer todas as suas demandas a distância, sem se preocupar com grandes burocracias.


Uma vez logado no sistema escolhido, o empresário pode conferir as atividades que estão sendo realizadas, o calendário de pagamentos tributários, as notas fiscais emitidas e muitas outras demandas que fazem parte do dia a dia da contabilidade.


Tudo isso sem precisar se deslocar para que as coisas aconteçam! 

2. Centralização 

Outra vantagem de um serviço de contabilidade online é a centralização das informações financeiras da sua empresa, e a possibilidade de resolver todas as pendências contábeis e fiscais pelo sistema escolhido.


Além disso, o serviço de contabilidade digital tem o super benefício de eliminar o amontoado de papéis característicos dos escritórios físicos de contabilidade. 


Ao invés disso, os documentos e arquivos são organizados na nuvem, anexados à plataforma, mantendo tudo em um único local. 

3. Economia 

Quando falamos em serviço de contabilidade, a economia é um dos maiores ganhos para a empresa. 


Tanto em questão de tempo, pois há um responsável pelas questões fiscais e contábeis, o que permite que o empreendedor foque em outros aspectos, como a economia financeira. 


Apenas o fato de ser um serviço prestado remotamente já reduz muito os custos, pois não há mais a necessidade de arcar com gastos com deslocamento, materiais como papel, etc. 


Além disso, a internet abre margem para você encontrar uma empresa, entre os melhores serviços de contabilidade online, que se encaixe no orçamento do seu negócio.


Afinal, não há mais a necessidade de se preocupar com aspectos geográficos.

4. Segurança 

Por fim, não dá para falar em serviço de contabilidade sem deixar a segurança de lado. Até porque, em geral, esse é um dos maiores receios dos empresários ao se deparar com a gestão contábil online. 


Afinal, é seguro?


Acredite, um serviço de contabilidade online pode ser muito mais seguro do que o uso de papéis.


Quando uma empresa realiza sua gestão fiscal, financeira e contábil por um sistema online, todos os seus dados, documentos e arquivos ficam armazenados na nuvem, e não mais em diversos dispositivos ou em malotes. 

Além disso, é certo que os melhores serviços de contabilidade online já estejam em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que confere uma segurança ainda maior para o tratamento dos dados e informações confidenciais do seu negócio. 

O que considerar ao escolher um sistema de contabilidade online? 

Convencido a utilizar um serviço de contabilidade online? 


Então, agora é o momento de descobrir quais os pontos mais importantes para ficar atento ao escolher a melhor empresa para atender as necessidades do seu negócio. 


A seguir, veja algumas dicas essenciais que podem te ajudar a escolher entre os melhores serviços de contabilidade online. 

Suporte

Não adianta que o serviço de contabilidade contratado por sua empresa seja descomplicado e barato, se no quesito suporte ao cliente ele deixa a desejar.


Por isso, ao escolher um serviço de contabilidade online, verifique se há um time de suporte à disposição para ser usado caso seja necessário. 


Confira, também, quais são os canais de atendimento da empresa que você pode recorrer quando precisar de um contato além das automações do digital. 

Segurança

Outro ponto relevante ao escolher um serviço de contabilidade é analisar como eles lidam com os dados financeiros, fiscais e contábeis do seu negócio. É indispensável que um bom sistema de serviço de contabilidade garanta a segurança das informações dos clientes. 


Desse modo, se atente se a empresa possui uma conexão segura e se utiliza da criptografia de dados para aumentar sua proteção. Além disso, verifique se existem termos de confidencialidade no contrato ao fechar o serviço. 

Serviços 

Um dos maiores erros ao escolher um serviço de contabilidade para o seu negócio é se preocupar apenas com os valores, e deixar os serviços oferecidos de lado. 

É muito importante conferir se aquilo que está disponível no plano contratado irá atender as necessidades da sua empresa. Pois, pode ser que você se depare com algumas empresas que cobram um valor muito baixo, mas que realizam cobranças a parte para oferecer serviços básicos. 

Além disso, analise também:


  • se o escritório está devidamente regularizado;
  • a reputação da empresa;
  • o tempo de mercado e número de clientes atendidos;
  • quais os profissionais que atuam como contadores na empresa;
  • entre outros pontos que julgar importantes. 

Melhores serviços de contabilidade online 

Como vimos acima, são diversos os aspectos que você deve considerar antes de escolher um serviço de contabilidade para sua empresa. 


Por isso, o melhor serviço contábil para você irá depender das suas necessidades e do que considera indispensável. 


Uma excelente alternativa para considerar é o Qipu. Em nossa plataforma, você pode contar com os seguintes serviços:  


  • gestão de fluxo de caixa;
  • emissão de NFe e boletos;
  • emissão de orçamentos e recibos;
  • verificação automática de dependências (CNDs);
  • controle de pró-labore;
  • relatório de contas a pagar e receber;
  • geração de DAS;
  • integração com bancos. 


Nosso objetivo é oferecer um serviço de contabilidade completamente repaginado, completo e menos burocrático. Além disso, temos um sistema simples e fácil de usar para atender as necessidades de pequenas e médias empresas. 


Neste vídeo do Qipu, veja como o nosso serviço de contabilidade online pode facilitar o dia a dia do seu negócio: Confira!


Conheça a contabilidade online mais completa e barata do mercado. Junte-se à mais de 400 mil empresas que já usam o Qipu!

Perguntas frequentes

Quanto custa contratar um contador online?

O preço cobrado por um contador online depende de vários fatores, como: o regime tributário da empresa, os serviços de contabilidade a realizar, a quantidade de funcionários que possui, o faturamento do negócio, o número de notas fiscais que serão geradas, entre outros aspectos. 


Dessa forma, o valor que você irá pagar por um serviço de contabilidade irá depender das necessidades da sua empresa. 

Quanto custa um serviço de contabilidade? 

O valor do serviço de contabilidade pode variar a depender do escopo e de profissional para profissional, mas, em geral, escritórios físicos de contabilidade cobram uma mensalidade média de meio salário mínimo, com valores a parte para outras demandas. 


No Qipu, seu serviço de contabilidade pode custar a partir de R$ 19,90/mês para MEIs e a partir de R$ 249,00/mês para ME e EPP. Veja aqui mais detalhes sobre o que está incluso nesses planos.

Qual a melhor empresa de contabilidade online? 

O Qipu é uma das melhores soluções de contabilidade online para pequenas e médias empresas. Com um time composto por contadores formados, a equipe Qipu cuida do negócio de mais de 400 mil empreendedores. Conheça mais sobre nosso serviço e entenda se ele é o melhor para sua empresa.