O que é fluxo de caixa e como usar em seu negócio

O que é fluxo de caixa e como usar em seu negócio

Se você é dono do seu próprio empreendimento e está iniciando nessa área de finanças, a primeira coisa que precisa aprender é o que é fluxo de caixa.

A partir do momento em que você entende como funciona a entrada e a saída do dinheiro que circula no seu negócio, administrá-lo fica muito mais simples. E a correta gestão empresarial é fundamental para seu sucesso!

Dessa forma, você mesmo pode fazer esse controle, sem precisar de pedir ajuda de um especialista na área de finanças.

No entanto, se faz necessário que tudo seja feito com extrema cautela no início, para que nada saia do planejado e nenhum dado importante seja esquecido.

O Qipu conta com um software de gerenciamento de micro e pequenas empresas, o Aplicativo do Empreendedor, que, entre outras funcionalidades, oferece um controle de fluxo de caixa muito fácil de usar.

Veja mais sobre ele neste link: Aplicativo do Empreendedor

Leia mais: Aplicativo de fluxo de caixa: o controle financeiro de sua empresa na palma de sua mão

Mas, o que é fluxo de caixa?

Trata-se de um método utilizado pelas empresas, seja ela de grande ou pequeno porte, para controlar o seu faturamento e o que foi gastado ao longo de determinado período de tempo.

Cada centavo que entra ou é retirado das contas do seu empreendimento, deve ser anotado em uma planilha.

Gastos mensais fixos como os funcionários, contas de luz, energia e internet, precisam estar listados também.

Pois, no final do mês, quando for feito um balanço geral para saber do lucro gerado, a falta desses valores pode atrapalhar, de forma negativa, a compreensão sobre o lucro obtido naquele mês.

Fazer um fluxo de caixa, mas não o preencher corretamente ou lançar apenas uma parte dos valores, faz com que o valor apurado tenha um fundo duvidoso.

Ou seja, se você anota apenas o que entrou no caixa, mas não o que foi retirado para pagar os gastos fixos ou variáveis, não é um saldo confiável.

Assim, usar um software para isso pode ser bem interessante, ou ao menos uma planilha.

Veja também: Você sabe como fazer um fluxo de caixa? Aprenda agora [e automatize esse processo]

Qual a importância de anotar tudo em seu fluxo de caixa?

Agora que você já sabe o que é fluxo de caixa, entenda sua importância.Como já foi citado acima, no momento em que tudo é anotado, você terá como planejar projetos futuros, para beneficiar o seu empreendimento.Com todas as despesas visualizadas, você terá fácil acesso ao lucro mensal futuro, e fazer um balanço se a sua empresa está rendendo frutos positivos ou negativos.Caso esteja perdendo mais dinheiro do que ganhando, fazendo o fluxo de caixa corretamente, é possível verificar onde está o erro. Ou seja, onde o negócio está tendo falhas, ou gastos acima do planejado, que não o fazem render de uma forma positiva.No momento em que a planilha está preenchida corretamente, as chances de não perceber problemas de liquidez no futuro diminuem muito. (Liquidez é a capacidade da empresa ter “dinheiro vivo” disponível para pagar seus gastos).

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

Então, mesmo que sejam retiradas de pequenas quantias, podem fazer uma enorme diferença quando chegar ao final do mês ou do ano.Para evitar que esses pequenos esquecimentos aconteçam, o mais indicado é que a empresa mantenha uma conta no banco que não seja a mesma titularidade.Isto é, uma conta pessoa jurídica, com o CNPJ da sua empresa.Sua empresa não é formalizada e não tem CNPJ? Regularizar isso é muito mais fácil do que você imagina!Veja como nestes posts de nosso blog:

Afinal, existe vantagem em fazer as planilhas de fluxo de caixa?

A resposta é sim.No início, pode parecer que é perda de tempo, mas no decorrer do ano, você vai perceber que cada minuto gasto montando uma planilha completa, vai ser recompensado no final.São muitas às vezes em que um negócio vai à falência devido à negligência do seu dono em fazer as anotações.Muitos não buscam sequer compreender sobre o que é fluxo de caixa ou se preocupam em contratar alguém para fazer.Essas planilhas são consideradas os pilares de uma empresa. É por meio delas que você terá uma visão mais amplificada do negócio.Com tudo devidamente anotado, desde as dívidas até os lucros, você evitará complicações futuras ou que seja necessário recorrer a um empréstimo ao banco.

Vantagens de fazer controle de fluxo de caixa:

  • Corte nos gastos desnecessários;
  • Estimar saldos de caixa futuros;
  • Saber se o valor na conta bancária é o mesmo anotado na planilha;
  • Controlar as contas ao longo do ano;
  • Pagamento dos gastos em dia;
  • Proporciona dados para atrair investidores e parceiros.

Dessa forma, foi possível entender, de uma maneira sucinta, a importância de compreender o que é fluxo de caixa para uma empresa, principalmente as que são novas no mercado.Caso tenha gostado do artigo, compartilhe em suas redes sociais. Se te ajudou a entender sobre o assunto, será útil também para outras pessoas.

E temos uma surpresa para você: uma planilha de fluxo de caixa pronta para usar!

Além do aplicativo Qipu, se você preferir, pode baixar essa planilha gratuita de controle do fluxo de caixa.Clique AQUI e baixe a planilha GRÁTIS de fluxo de caixa agora mesmo!Fluxo de caixa é uma ferramenta financeira usada para se controlar as entradas e saídas de recursos de um negócio com o objetivo de se prever se haverá valores suficientes para honrar compromissos futuros e fazer investimentos na empresa.