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Os principais desafios do mercado de prestação de serviço

Os principais desafios do mercado de prestação de serviços.

Ser um prestador de serviços traz alguns desafios que devem ser superados. Veja alguns deles.

A prestação de serviços é um dos mercados que mais cresce no mundo e é também um dos mais exigentes. Diferentemente da venda de produtos, onde o cliente tem atributos palpáveis para se basear, a prestação de serviços é um bem intangível, difícil de mensurar e de diferenciar no mercado.

Com foco no relacionamento humano, a prestação de serviços é uma tarefa árdua mas gratificante, que pode realmente fazer diferença na vida das pessoas quando bem ofertada. Contudo, ela tem alguns desafios a superar. Confira agora quais são e como superá-los!

Relacionamento

Apesar de ser o cerne de toda a prestação de serviços, o relacionamento interpessoal tem sido relegado a segundo plano. Os prestadores de serviço têm se focado apenas na tarefa, esquecendo que o seu trabalho real é lidar com pessoas, expectativas e emoções.

Colocar-se no lugar do cliente é fundamental para que o profissional preste um serviço de qualidade, focado na solução do problema do cliente. Sabendo lidar com diferentes perfis de pessoas, o prestador de serviços criará uma percepção positiva a respeito do seu trabalho, gerando satisfação, fidelidade e engajamento.

Prospecção de clientes

Já que o relacionamento está difícil, a conquista de clientes também está afetada. Conhecer o público em potencial, saber como chegar até ele e mostrar os diferenciais é um enorme desafio do mercado de prestação de serviços.

Fazer um bom marketing direto permite que os prestadores de serviço estejam mais próximos de seus clientes e possam, dessa maneira, estabelecer um relacionamento mais efetivo e de longo prazo.

Precificação

Um produto possui um custo de fabricação e assim fica muito mais fácil precificá-lo para a venda. E o serviço? Bens intangíveis são difíceis de serem precificados, e por isso existem no mercado valores muito discrepantes para a mesma solução.

O mercado de prestação de serviços sofre com o valor percebido pelos clientes, pois não há um bem material para ser avaliado, e por isso a prestação de serviços acaba ficando defasada em relação ao valor real que proporciona.

Os serviços devem ser precificados de acordo com o valor percebido pelo cliente, e isso só é possível se houver uma pesquisa para avaliar quanto o cliente está disposto a pagar por um determinado serviço.

Proposta de valor

Comunicar uma proposta de valor também tem se constituído em um dos principais desafios da prestação de serviços. O que esse serviço fará pelo cliente? Quais são os benefícios auferidos? Saber diferenciar-se no mercado é essencial para o prestador de serviços, pois somente dessa maneira ele conseguirá precificar adequadamente seu trabalho e assim obter o sucesso almejado.

Contabilidade

Muitos prestadores de serviço arriscam-se na gestão contábil de seus empreendimentos, mas a falta de conhecimento técnico e experiência de mercado no que tange às obrigações contábeis e fiscais de um negócio limita a atuação dos prestadores de serviços ao preenchimento de formulários que fazem pouco sentido e não contribuem para uma gestão eficaz do negócio.

A contração de um contador pode contribuir para a gestão contábil no mercado de prestação de serviços, mas ainda assim é onerosa para muitos dos empreendedores. Dessa maneira, contar com uma solução de contabilidade digital, por meio da qual o prestador de serviços tenha a seu dispor não só uma plataforma de gestão, mas também acesso a profissionais qualificados para atender às suas demandas contábeis, surge como uma ótima alternativa.

E você, enfrenta algum desses desafios atualmente? Tem outra sugestão de como superá-los? Deixe um comentário e participe da conversa!

 

admin

Nov/19/2014

desafios , dicas

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