Home / Blog / Tipos de trabalho autônomo: 11 opções para quem deseja ser “dono” e trabalhar de maneira independente

Tipos de trabalho autônomo: 11 opções para quem deseja ser “dono” e trabalhar de maneira independente

Confira 11 dicas de tipos de trabalho autônomo para quem deseja trabalhar por conta própria e ser dono do próprio negócio.

O Brasil ocupa hoje o terceiro lugar no ranking de países com maior número de trabalhadores autônomos. Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram que cerca de 33% da população trabalhadora desempenha suas atividades econômicas de maneira autônoma, sem vínculo empregatício.

É, muitos brasileiros preferem trabalhar sem um patrão!

E a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2012, registrou mais de 24 milhões de autônomos em maio de 2019, o que significa um aumento de 1,17 milhão em relação a 2018.

Esse salto pode ser interpretado como resposta ao alto índice de desemprego que atinge o Brasil desde 2015. Com as demissões sendo maiores que as contratações, as pessoas acabam tendo que trabalhar por conta própria para conseguirem se sustentar.

E o que começa como algo temporário ou apenas para complementar a renda acaba se tornando uma ocupação fixa e rentável. A empresa cresce e se torna a principal fonte de renda da pessoa, ou mesmo a única!

Se você, assim como os outros milhões de brasileiros, deseja ser dono da sua própria força de trabalho, então saiba que você está no artigo certo.

Nas próximas linhas, vamos mostrar 11 tipos de trabalho autônomo. Continue a leitura e saiba quais são as principais opções para quem quer trabalhar de maneira mais independente:

  1. Aulas particulares
  2. Manutenção de aparelhos eletrônicos
  3. Fotografia
  4. Marketing digital e produção de conteúdos para internet
  5. Edição de vídeos
  6. Programador de softwares
  7. Confecção de bolos de doces
  8. Costura e reparos de vestuário
  9. Serviços de manutenção doméstica
  10. Cuidador de pets
  11. Produção e organização de eventos

Leia também: Porque formalizar microempreendedor individual MEI?

Tipos de trabalho autônomo: 11 opções para quem pretende trabalhar por conta própria

Segundo um levantamento feito pelo IBGE e divulgado em fevereiro de 2020, 11 das 27 Unidades Federativas possuem mais de 50% da população trabalhadora em ocupações informais e autônomas.

O profissional autônomo é aquele que não possui vínculo empregatício com nenhuma outra empresa. Isso significa que ele tem certa autonomia para fazer seus próprios horários e escolher com que clientes quer trabalhar.

Veja a seguir quais são os principais tipos de trabalho autônomo e descubra qual deles combina mais com você.

Veja também: Profissional Liberal: Entenda o seu significad

1 - Aulas particulares

Iniciando a nossa lista de tipos de trabalho autônomo, é possível dar aulas particulares sobre algum assunto que você domina, como português, matemática, idiomas, informática, educação financeira etc.

2 - Manutenção de aparelhos eletrônicos

Outro tipo de trabalho desempenhado por profissionais autônomos é a manutenção de aparelhos eletrônicos de uso doméstico (microondas, lava-roupas, lava-louça, geladeira, televisão etc) e também smartphones e computadores.

3 - Fotografia

Investir na fotografia como um modelo de negócio é também uma opção para quem deseja trabalhar por conta própria. Fotógrafos autônomos podem trabalhar em diversos tipos de eventos ou para veículos de notícia.

4 - Marketing digital e produção de conteúdos para internet

Um profissional autônomo que tem habilidade de escrita e é criativo pode trabalhar com marketing digital e produção de conteúdos para aumentar o alcance e a divulgação de diferentes marcas na internet.

5 - Edição de vídeos

Se você domina programas de edição de vídeo, pode oferecer esse tipo de serviço para empresas, YouTubers e veículos de comunicação independentes.

6 - Programador de softwares

O programador de software é o profissional que desenvolve diferentes tipos de sistemas e aplicativos para computadores e smartphones.

7 - Confecção de bolos de doces

Quem possui dotes culinários pode investir na confecção de bolos e doces e comercializá-los de maneira autônoma pelos aplicativos de delivery e também para eventos específicos.

8 - Costura e reparos de vestuário

Outra opção de trabalho autônomo é a costura e consertos de diferentes peças de roupas.

9 - Serviços de manutenção doméstica

Serviços de eletricista, encanador, pedreiro, vidraceiro e diversos outros relacionados à reparos domésticos podem ser prestados por profissionais autônomos.

10 - Cuidador de pets

Quem gosta muito de animais pode prestar serviços de cuidador de pets. Em aplicativos como o GetNinjas e o Dog Hero, é possível se cadastrar para essa função e conseguir uma boa fonte de renda.

11 - Produção e organização de eventos

Produzir e organizar eventos é algo muito trabalhoso e requer a ajuda de um profissional que entende desse assunto. Portanto, você pode se profissionalizar nessa área e oferecer esse serviço como autônomo.

Veja mais: Preciso mesmo de contabilidade para meu negócio?

Veja mais dicas de negócios que você pode abrir na internet, do E-commerce na Prática:


Bom, essas foram as nossas 11 dicas de tipos de trabalho autônomo. Obviamente, existem muitas outras opções para quem deseja trabalhar por conta própria.

Mas, independentemente da sua escolha, é importante que você busque se formalizar. Para isso, você pode abrir um CNPJ de Microempreendedor Individual (MEI).

Assim, você regulariza suas atividades econômicas, passa mais credibilidade para os seus futuros clientes e consegue fechar mais negócios.

Veja também: Empresa MEI precisa de contador? E para abrir empresa MEI?

E aí? Quais dessas atividades te interessou mais? Já decidiu que negócio vai abrir para aumentar sua renda e se tornar o próprio patrão? Então, baixe alguns de nossos materiais gratuitos, eles podem te ajudar muito na hora de fazer o planejamento estratégico de sua empresa para conseguir atingir os melhores resultados:

Equipe Qipu

Sep/28/2020

Contabilidade Online , Contabilidade Online Qipu , Contbilidade Simples Nacional , Simples Nacional , Microempreendedor Individual

Compartilhe

Facebook Twitter Linkedin Google+

Não deixe de ler também

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web