Home / Blog / Porque formalizar microempreendedor individual MEI?

Porque formalizar microempreendedor individual MEI?

Descubra como formalizar microempreendedor individual e conheça as vantagens para empreendedores que abriram seu próprio negócio.

Por que formalizar microempreendedor individual?

Teve uma ideia de negócio e está trabalhando sem chefe? O negócio começou a crescer e seus clientes estão pedindo notas fiscais e outros procedimentos formais?

Que boa notícia! Então, é hora de se formalizar como microempreendedor individual.

Neste post, você vai aprender a como formalizar uma empresa e descobrir todas as vantagens de ser MEI!

Confira!

Vale a pena formalizar um microempreendedor individual?

A resposta é sim!

Você pode ter muitas vantagens ao se formalizar como Microempreendedor Individual, além de potencializar o crescimento de seus negócios.

E formalizar o seu negócio é muito mais simples do que há poucos anos. Na verdade, o governo Federal está incentivando as microempresas a se formalizarem através de um processo simples e de baixo custo.

Estamos falando do Microempreendedor Individual (MEI), que tem transformado a rotina de milhões de microempreendimentos no Brasil.

Se o seu negócio trabalha com até um funcionário registrado, você pode se tornar um MEI e ter várias vantagens pagando pouco mais de 40 reais por mês!

Se você ainda não formalizou sua microempresa individual, então veja quais são as vantagens de sair da informalidade e os benefícios dessa ação para o crescimento do seu negócio.

Por que me tornar um MEI?

Se formalizar um microempreendedor individual traz vários benefícios para o seu negócio, entre eles, a possibilidade de emitir notas fiscais — para fazer negócios com outras empresas — e ter acesso a vários benefícios sociais, como o INSS, salário-maternidade, aposentadoria por idade e outros.

A formalização facilita muito a vida dos microempresários individuais. Assim, passam a ter mais poder de negociação com fornecedores, evitar problemas com a fiscalização das prefeituras, conseguir linhas de crédito especiais para empresas, entre várias outras vantagens.

A grande verdade é que quem está na informalidade não consegue crescer e sair do lugar. Afinal, sem formalização a empresa não consegue fazer negócios com outras empresas e nem obter linhas de créditos especiais nos bancos.

Portanto, formalizar sua empresa significa existir no mercado e abrir o caminho para o crescimento do seu próprio empreendimento.

Quer saber mais sobre o MEI? Então confira nosso artigo sobre as obrigações mensais e anuais após a formalização da sua empresa!

Vantagens de se formalizar microempreendedor individual

Uma pesquisa recente feita pelo Sebrae apontou quais são as principais vantagens de se formalizar microempreendedor individual e quais são os principais motivos para que as microempresas se formalizarem.

Nessa pesquisa, 78,5% dos empreendedores pesquisados disseram que o principal motivo são as vantagens que a formalização traz para o negócio. Por outro lado, 21,5% apontaram os benefícios sociais pessoais, como o INSS, foram o principal motivo para se tornarem MEI.

O percentual de microempreendedores que apontaram ter um registro formal como motivo principal aumentou quase 10%. Esse dado revela o desejo da maior parte dos MEIs de quererem crescer como empresa. Outro dado que comprova essa tendência é que 84,0% desses empresários querem ganhar mais de R$ 60 mil nos próximos anos, deixando o rótulo de MEI e de microempresa para trás para fazer o negócio tomar grandes proporções.

Confira quais são as principais vantagens citadas na pesquisa de se formalizar como microempresa e qual é o percentual de Microempresários que apontaram as alternativas como sendo principal benefício:

  • Ter uma empresa formal (42,5%),
  • Ter acesso aos benefícios do INSS (21,5%),
  • Poder emitir nota fiscal (9,1%),
  • Crescer mais como empresa (7,7%),
  • Bom custo-benefício de se formalizar (4,9%),
  • Fazer compras mais baratas ou melhores (4,1%),
  • Evitar problemas com a prefeitura (2,8%),
  • Ter acesso a linhas de crédito especiais para empresas (2,6%),
  • Possibilidade de aceitar cartão de crédito e débito (1,9%),
  • Custo de formalizar é muito barato (1,5%),
  • Possibilidade de vender para outras empresas (0,9%),
  • Possibilidade de vender para o governo (0,4%).

Quer saber como formalizar sua empresa MEI? Temos um post em nosso blog que te ensina a fazer isso passo a passo, confira agora mesmo: Como fazer a abertura para MEI online passo a passo

Empolgado com as vantagens do MEI? Então, dê uma olhada neste vídeo do SEBRAE, com dicas para empreendedores como você:


E se você ficou mesmo interessado em formalizar sua empresa, então confira também nosso artigo sobre os benefícios e vantagens de ser um MEI para dominar o assunto!

Ficou claro para você como formalizar uma empresa MEI? Ou você já formalizou sua microempresa individual? Na sua opinião, quais são as principais vantagens de formalizar seu negócio? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!

Você sabe como fazer a declaração anual de MEI?

Clique aqui e descubra agora mesmo!

Equipe Qipu

Apr/7/2015

Formalização , CNPJ , Salário mínimo

Compartilhe

Facebook Twitter Linkedin Google+

Não deixe de ler também

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web