Vendas pela internet precisam de nota fiscal?

Vendas pela internet precisam de nota fiscal?

O comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, refere-se à compra e venda de produtos e serviços através da internet. Esta forma de comércio tem crescido significativamente nos últimos anos, permitindo às empresas atingirem um número maior de clientes, de forma mais conveniente e eficiente. 

Por meio dessa modalidade, os clientes têm acesso a produtos ou serviços em qualquer lugar do mundo a qualquer hora, com economia e comodidade.

Diante de tantas vantagens, uma dúvida muito comum tem surgido entre lojistas e consumidores: é obrigatório emitir nota fiscal online? 

Se você faz vendas pela internet e compartilha da mesma dúvida, recomendamos que continue a leitura deste artigo. Nele, você vai descobrir se precisa ou não emitir o documento, além de maneiras práticas para fazer isso.

O que é nota fiscal eletrônica?

Nota fiscal eletrônica é um documento emitido pelo vendedor, pelo qual ele comprova a comercialização de um produto ou a prestação de um serviço. 

O documento substitui a nota fiscal de papel, é obrigatório, serve para fins de apuração e arrecadação de impostos, bem como para a regularização e comprovação das transações comerciais.

A nota fiscal online foi criada pelo governo para consolidação da arrecadação de tributos e para a redução de custos administrativos. Ela contém todas as informações necessárias para o controle das operações fiscais, sendo uma excelente forma de simplificar e agilizar os processos de emissão, autorização, armazenamento e consulta de documentos fiscais.

É obrigatório emitir nota fiscal no caso de vendas pela internet?

De acordo com a Lei nº 8.846/94, emitir nota fiscal online é uma atividade obrigatória. O documento aumenta a segurança jurídica e fiscal da empresa e oferece mais transparência na gestão contábil da organização. Para o governo, a nota fiscal eletrônica ajuda a combater a sonegação fiscal e controlar a arrecadação de impostos no país. Isso contribui para a ampliação dos recursos do governo para investimentos em serviços públicos.

Portanto, se você está se perguntando se é obrigatório emitir nota fiscal online, a resposta é sim. A boa notícia é que existem diversas maneiras de fazer isso.

Como emitir nota fiscal online?

Para emitir o documento e deixar a sua empresa em dia com as obrigações contábeis e fiscais, é preciso primeiramente obter autorização da prefeitura do seu município para realizar a atividade. Feito isso, é preciso também contar com um bom emissor de notas fiscais.

Você até pode emitir nota fiscal online diretamente no site da Secretaria de Fazenda do município onde foi prestado o serviço. O problema é que você fica sujeito às constantes instabilidades e limitações do sistema, bem como à falta de integração com o sistema ERP da empresa. 

Além disso, vale ainda destacar que os sistemas do governo são constantes alvos de ataques cibernéticos, que podem comprometer o fluxo das atividades e os dados sigilosos da empresa.

Por outro lado, um emissor de notas fiscais é um sistema seguro, que se comunica com a SEFAZ (Secretaria de Fazenda) do município onde foi prestado o serviço, simplificando o processo de emissão, armazenamento e gerenciamento do documento. Com um emissor, é possível emitir notas para clientes de diferentes municípios em um só lugar, o que aumenta a produtividade das equipes contábeis.

Dentro desse contexto, o app para emitir notas fiscais Qipu se destaca. Com ele, você vai poder emitir nota fiscal online onde estiver, com apenas alguns cliques. Além disso, vai poder gerenciar as suas notas emitidas, as vendas e despesas da sua empresa e ter acesso a serviços contábeis ágeis e eficientes. Baixe o aplicativo Qipu em seu celular e tenha o seu negócio na palma de sua mão!

No items found.