Home / Dicionário de Contabilidade / O que é um ativo imobilizado e como considerar e tributar na vendaPrevidência Social

O que é um ativo imobilizado e como considerar e tributar na vendaPrevidência Social

Você já ouviu falar no Ativo Imobilizado no Simples Nacional? Sabe o que é ou imagina como ele pode afetar a sua empresa?

Mas afinal, o que é um ativo imobilizado?

O Ativo imobilizado é um conjunto de bens relacionados à manutenção de uma empresa. São bens físicos, ou também chamados de tangíveis, que em sua maioria são utilizados para gerar renda.

Quando um bem ativo imobilizado pode ser considerado para a Contabilidade?

É muito comum que as empresas do Simples Nacional tenham bens que serão utilizados pela empresa como carros, máquinas, equipamentos, entre outros.

Mas você deverá ficar atento para saber quando estes bens serão de fato considerado um bem do ativo imobilizado pela sua contabilidade.

Para ser considerado como um bem do ativo imobilizado pela sua contabilidade, estes bens, devem estar disponíveis para produção, fornecimento de bens e serviços, locação, investimento ou para fins administrativos.

Além disso, para os bens tangíveis da sua empresa serem definidos como ativos imobilizados, eles deverão permanecer mais de um ano na empresa antes de ser vendido.

Como é tributado um ativo imobilizado

A tributação de um ativo imobilizado depende de como é feita a venda deste bem. Então confira abaixo como é tributado um bem após um ano de aquisição e antes deste bem completar um ano.

Venda após um ano da aquisição do bem:

Caso na venda deste bem, haja um ganho de capital, o ganho deverá ser tributado à alíquota de 15% do imposto de renda e deverá ser pago à receita federal em DARF específica com código 0507.

Venda antes do bem completar um ano da aquisição:

Nos casos em que o bem ainda não completou um ano de aquisição, será considerado como receita no Simples Nacional e será tributado no ANEXO I, de comércio, por não ser considerado um bem do ativo, já que não cumpriu o tempo mínimo de permanência.

Neste caso não haverá tributação do ganho de capital.

Artigos relacionados ao termo Ativo Imobilizado:

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web