Reconhecido com o selo RA1000 por excelência no atendimento. Qipu é a Melhor Contabilidade Online do Brasil.

Home / Dicionário de Contabilidade / O que é eCac? - Saiba o que Significa eCac e Como Acessar.

O que é eCac? - Saiba o que Significa eCac e Como Acessar.

O eCac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), é um portal de serviços que permite a comunicação entre você e a Receita Federal. Trata-se de um serviço virtual gratuito desenvolvido pela Receita Federal do Brasil.

No site da Receita Federal é possível gerar o Código de Acesso para o portal do eCac, neste link: Gerar Código de Acesso ao Portal eCac

Neste post, você verá em detalhes o que é eCac o serviços disponibilizados aos contribuintes que acessam a essa plataforma de informação.

Leia também: Regularize: saiba o que é e como gerar a senha

O que é e-Cac?

O eCac, que significa Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, é um serviço gratuito prestado pela Receita Federal do Brasil. Basicamente, é um portal com alguns serviços que permite a comunicação entre você e a Receita Federal, facilitando o seu dia a dia. Mas, afinal, o que é ecac? Se você se pergunta o que significa E-Cac, iremos esclarecer algumas questões. O serviço oferece mais agilidade no atendimento, sendo bastante eficiente para todos os cidadãos que buscam informações mais detalhadas sobre os impostos e os tributos em geral. Ao usar este serviço online você evita filas, afinal, não há necessidade de comparecer presencialmente em uma unidade de atendimento. Dessa forma, sua vida fica muito mais fácil na hora de resolver ou verificar suas pendências com a Receita.

Alguns serviços disponíveis

No Portal é possível ter acesso a inúmeros serviços de forma bastante simplificada, lá é possível verificar se existem eventuais pendências na declaração do imposto de renda de pessoas físicas ou jurídicas. Também é possível verificar a situação fiscal pessoal e se sua empresa está em dia com o fisco e funcionando conforme a legislação. Além disso, você pode fazer a remissão do comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas, o CPF. Se você quer saber como acessar o ecac, é bem simples. Basta acessar o Portal da Receita e fazer o cadastramento através de um código, ou até mesmo usar um certificado digital, caso você já possua um. Dessa forma você terá acesso ao cadastro de pessoa física, cadastro nacional de pessoa jurídica, cadastro nacional de obras, cadastro de atividades econômicas da pessoa física, cadastro específico do INSS, certidões e situação fiscal e cobrança e também fiscalizações. É muito mais fácil para você resolver inúmeras questões de sua vida e de sua empresa. Aproveite e conheça mais sobre o Simples Nacional e também sobre o Fator R.

Como fazer o autoatendimento no eCac?

Para isso, a pessoa interessada em fazer o autoatendimento online conta duas maneiras principais de ter acesso aos serviços:
  • Basta se cadastrar no eCac por meio de um código;
  • Ou usar um certificado digital, caso a pessoa já possua um.
Assim, ela terá acesso aos seguintes bancos de dados ou atendimento via chat:
  • Cadastro de atividades econômicas da pessoa física;
  • Cadastro específico do INSS;
  • Cadastro nacional de obras;
  • Cadastro nacional de pessoa jurídica;
  • Contribuinte diferenciado;
  • Cadastro de pessoa física;
  • Certidões e situação fiscal;
  • Cobrança e fiscalização.
Entre muitos outros.
E já que estamos falando de tributos, baixe nossa planilha gratuita e fique por dentro de todos eles: Planilha de Tributos

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web

Escaneine o QR Code com seu dispositivo Android ou IOS