O que é Simples Nacional?
O Simples Nacional é um tipo de regime tributário especial que traz consigo regras tributárias simplificadas para empresas que se classificam abaixo de uma determinada faixa de faturamento anual.
Assim, o Simples Nacional unifica diversos impostos e torna menos complexos os procedimentos fiscais, facilitando a vida dos empreendedores e dos gestores dessas empresas optantes pelos Simples Nacional.
Neste texto, você vai entender melhor o que é simples nacional, como funciona esse regime tributários e o que é uma empresa simples nacional.
Leia também: O que é Super Simples Nacional? Como Funciona?
O que é simples nacional?
Entender o que é o Simples nacional não nenhum bicho de 7 cabeças! O regime tributário Simples Nacional, como o próprio nome indica, é um modelo tributário simplificado. O Simples Nacional foi criado em 2007 para descomplicar a vida dos micro e pequenos empresários, que tinham que se preocupar com inúmeras guias diferentes de tributos para se manterem regularizados perante a Receita Federal. As empresas optantes por este regime pagam todos os seus oito tributos (IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS, INSS) em uma única guia. O nome dessa guia é DAS, Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Ficou claro para você o que é Simples Nacional? Agora, entenda o que é uma empresa Simples Nacional.O que é uma empresa Simples Nacional?
Empresas Simples Nacional são aquelas que se qualificam e optaram pelo regime tributário Simples Nacional. Mas existem algumas condições para ser uma empresa Simples Nacional Quem opta por esse regime precisa ter uma receita bruta anual de no máximo R$ 4,8 milhões, por exemplo. Ele está disponível apenas para alguns tipos de porte de empresas:- Microempresas (ME);
- Empresas de Pequeno Porte (EPP);
- Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
- Microempreendedores Individuais (MEI).

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web