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Como fazer anúncios no Facebook? Guia para turbinar seu marketing digital em 11 passos

Descubra como fazer anúncios no Facebook em 11 passos, do cadastro à mensuração de resultados e entenda o que sua empresa ganha ao investir nele

Tem um negócio e quer pescar mais clientes no ambiente digital? Então você precisa descobrir como fazer anúncios no Facebook — tema do nosso artigo de hoje! 

O Facebook, considerado a maior rede social do mundo, conta com mais de 2,6 bilhões de usuários ativos, e é um negócio muito atrativo para as empresas.

Isso porque, por meio da plataforma, é possível criar anúncios e segmentar o público-alvo com grande riqueza de detalhes, entregando conteúdo para quem tem reais chances de adquirir o produto ou serviço. E tudo isso com investimentos menores do que os comumente empregados em publicidade convencional! 

Saiba mais sobre como fazer anúncios no Facebook lendo este artigo!   

Por que fazer anúncios no Facebook pode ajudar sua empresa a vender mais?

Entender como fazer anúncios no Facebook pode ajudar a sua empresa a se posicionar em um mercado que, mesmo com o passar dos anos, segue aquecido. Afinal, mais de 50% de todos os usuários da internet usam o Facebook. 

Além disso, a rede é detentora de um público bastante particular: os adultos com mais de 65 anos. São mais de 40% deles conectados à rede.

Entende o quão promissor o canal pode ser? 

Além disso, patrocinar conteúdos no Facebook pode ser uma estratégia de sucesso para: 

  • ajudar a “neutralizar” as constantes alterações no algoritmo da rede, que modifica seus critérios de exibição de publicações orgânicas (não patrocinadas) com frequência;
  • possibilitar ao empreendedor digital uma detalhada segmentação de público, direcionando seu conteúdo para os usuários que apresentam maior compatibilidade com a sua definição de persona; 
  •  promover publicações de forma didática e intuitiva, com a ajuda de uma plataforma descomplicada de anúncios; 
  • direcionar anúncios para diferentes objetivos de negócio (captar novos clientes, fortalecer o tráfego do site, vender um produto ou serviço etc);
  • garantir a publicidade da sua microempresa ou empresa ao divulgar no Facebook com um investimento relativamente baixo; 
  • acompanhar o desempenho das estratégias de divulgação, modificando o perfil de novos anúncios, se necessário. 

Como fazer anúncios no Facebook em 11 passos 

Agora que você captou a importância do Facebook como uma ferramenta de marketing digital, é hora de partirmos para a prática. A seguir, você confere, em um passo a passo didático, como fazer anúncios no Facebook e turbinar o alcance do seu produto ou serviço. 

1º Passo: Acesse (ou crie) sua conta no gerenciador de negócios do Facebook;

2º Passo: Configurar sua conta de anúncios; 

3º Passo: Acesse o Gerenciador de Anúncios (no menu superior à esquerda, segunda coluna);

4º Passo: Crie o seu anúncio clicando no botão “Criar” no dashboard do Gerenciador de anúncios; 

5º Passo: Escolha o objetivo do anúncio: Reconhecimento (com foco em atrair pessoas a conhecerem e interagirem com a marca ou empresa), Consideração (voltado para públicos que já demonstraram algum interesse pelo produto) e Conversão (focado em estimular uma ação definitiva do cliente);

6º Passo: Configure a segmentação do anúncio, definindo as características do público desejado (localização geográfica, profissão, estado civil, gênero, interesses etc.)

7º Passo: Defina o posicionamento do anúncio (onde ele será exibido. É possível exibir no feed e story do Facebook ou Instagram)

8º Passo: Defina o orçamento disponível para a campanha (nossa recomendação é estabelecer um orçamento diário, e não vitalício, para os anúncios);

9º Passo: Escolha o período de início e fim da veiculação da campanha;

10º Passo: Selecione as imagens vinculadas ao anúncio (dica chave: imagens com 20% ou menos de texto performam melhor em anúncios do Facebook) e configure o texto + CTA do anúncio; 

11º Passo: Coloque o anúncio no ar, acompanhe os resultados e teste possibilidades diferentes! 

Assista ao vídeo abaixo para entender, de forma detalhada, como fazer anúncios no Facebook: 


Dica de ouro para fazer anúncio no Facebook 

Não use uma conta nova para anunciar no Facebook! Quando você cria uma conta exclusivamente para anunciar no Facebook, ele tende a interpretar a manobra como uma “trapaça”, podendo até bloquear o seu conteúdo. 

O ideal é criar uma página, alimentá-la organicamente por um tempo e, só então, iniciar o patrocínio de posts e anúncios. Outra saída é utilizar uma conta pessoal já existente para patrocinar os anúncios da página comercial. 

  • Crie as personas do negócio antes de anunciar: assim, será possível fazer uma segmentação precisa de público-alvo no momento da criação do anúncio. Lembre-se de que a criação de personas faz parte do plano de marketing de qualquer empresa! 

Entender como fazer anúncios no Facebook não é uma tarefa tão complexa. O importante é testar, explorar as funcionalidades do Gerenciador de Anúncios e, sobretudo, abrir a mente para novas possibilidades. Afinal, uma boa estratégia de inbound marketing envolve experimentação e a exploração de diversos canais e ferramentas de captação e conversão de potenciais clientes. 

Aliás, agora que você já sabe como fazer anúncios no Facebook, que tal continuar no assunto e aprender um pouco mais sobre marketing digital para empresas? Separamos algumas dicas de leitura para você! 

Ferramentas de marketing digital;

Dicas de marketing para pequenas empresas;

O que mais vende no Instagram?

Como divulgar sua empresa na internet?

Equipe Qipu

Feb/11/2021

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