Como mudar de contador? Passo a passo para não ter dores de cabeça!

Equipe Qipu

Apr/19/2021

Como mudar de contador , Contabilidade Online , Contabilidade Online Qipu , Contabilidade Simples Nacional , Simples Nacional , Microempreendedor Individual

Entenda como mudar de contador sem ter dores de cabeça: como romper com o prestador antigo, quais dados enviar, senhas a compartilhar e mais!

Você sabia que, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, nosso país tem mais de 300 mil contadores registrados? Se você conta com o apoio deste profissional para gerir seus negócios, mas não está satisfeito com o serviço prestado, não se preocupe. Neste artigo, vamos falar sobre como mudar de contador.

Continue a leitura para entender:

  1. Por que contratar um contador é importante?
  2. Como mudar de contador?
  3. Que tal migrar para a contabilidade online?

Boa leitura!

1. Por que contratar um contador é importante?

Contratar um contador é uma obrigação para quase todos os formatos de empresas (exceto o MEI — leia mais sobre a relação dos MEIs com a contabilidade). A função deste profissional ou empresa é gerir e regularizar obrigações fiscais e tributárias do negócio, mantendo a empresa regularizada perante o fisco.

Estão entre as atribuições de um contador, as seguintes tarefas:

  • pagamento de tributos obrigatórios;
  • gestão de tributos (para que não seja pago nada a mais e nem a menos do que o obrigatório);
  • cumprimento do regime de tributação escolhido;
  • declaração de bens e rendimentos da empresa à Receita Federal;
  • fornecimento de informações estratégicas para o planejamento do negócio;
  • manutenção da documentação do negócio em dia;
  • elaboração de relatórios financeiros;
  • acompanhamento de mudanças na legislação e adequação da empresa.

“Entendo a importância do profissional, mas como mudar de contador se o serviço prestado não me atender?” — se esta é uma pergunta que te aflige, continue a leitura. As orientações sobre como mudar de contador estão no tópico seguinte.

Como mudar de contador?

Se você busca entender como mudar de contador, fique tranquilo: chegou a hora de entender, passo a passo, tudo o que precisa ser feito para garantir uma transição correta.

Separamos 5 aspectos que precisam ser levados em conta para mudar de contador (de uma empresa ou mesmo de um MEI).

1. Comunicação ao antigo contador e rescisão do contrato

O primeiro passo para entender como mudar de contador é comunicar ao antigo a decisão de rescisão do contrato. Nossa recomendação é que o documento assinado seja consultado antes da comunicação oficial da rescisão.

Assim, você se resguarda sobre a necessidade do pagamento de multas e faz a negociação da interrupção do trabalho amparado pelas condições legais.

Outra dica de ouro para quem busca entender como mudar de contador é: encontre um novo contador antes de interromper o contrato com o atual. Assim, você garante que a gestão fiscal e tributária do seu negócio não fique descoberta.

2. Envio de dados gerais ao novo contador

Após a interrupção do contrato antigo e celebração do novo, é hora de dar início aos trabalhos. E o primeiro passo necessário é fazer uma “apresentação” do seu perfil à empresa.

E como isso é feito? Por meio do fornecimento de dados, documentos e informações sobre o negócio, sócios e funcionários (aliás, você sabia que, mesmo sendo MEI, pode contratar um funcionário?).

3. Compartilhamento do acesso ao portal emissor de notas fiscais

Cada estado conta com um sistema diferente para emissão de notas fiscais. Alguns deles permitem o cadastro via senha, e outros, via certificado digital. É importante que esta chave de acesso seja compartilhada com a nova contabilidade, para que possa acessar e gerir toda a movimentação de receita da empresa.

4. Código do Simples Nacional — caso a empresa seja optante do regime

O acesso ao código do Simples Nacional deve ser compartilhado com a nova contabilidade. Dessa forma, o novo prestador de serviços poderá garantir que a empresa se mantenha dentro das regras tributárias pré-estabelecidas pelo modelo de faturamento.

Leia mais: Impostos pagos por mês por empresas do Simples Nacional

5. Envio do Contrato Social, CCMEI ou Requerimento de Empresário

O contrato Social (para LTDAs e EIRELIs), o Requerimento de Empresário (para EIs) e o CCMEI (para MEIs) fazem parte dos documentos essenciais para quem busca entender como mudar de contador.

Nestes documentos, constam todas as informações da empresa, como as atividades e as parcelas de cada sócio. Por esta razão, são popularmente conhecidos como a “certidão de nascimento” das empresas.

3. Que tal migrar para a contabilidade online?

Se você está se perguntando como mudar de contador e busca uma alternativa confiável, transparente e efetiva de gestão fiscal e tributária, nós temos uma sugestão: que tal migrar para a contabilidade online?

Nesta modalidade, contadores e clientes se comunicam por meio de um ambiente virtual. Este ambiente permite:

  • armazenamento de documentos;
  • automatização de tarefas;
  • emissão de notas fiscais;
  • cumprimento de obrigações fiscais e tributárias;
  • emissão de relatórios;
  • acesso a extratos;
  • comunicação com o contador.

Esta modalidade de prestação de serviços é indicada para pequenas empresas, por sua simplicidade e praticidade. Além disso, também conta com todos os recursos necessários para atender a empresas de médio e grande porte.

Alguns dos benefícios da contabilidade online são:

  • redução de custos;
  • praticidade no acesso às informações;
  • flexibilidade de acesso (já que as informações estão disponíveis em um app, acessível por dispositivo móvel);
  • transparência na gestão de informações (que ficam disponíveis no app para contadores e clientes);
  • e por aí vai.

Saiba mais sobre as vantagens da contabilidade digital aqui!

E não perca mais tempo! Conheça o Qipu agora mesmo: uma versão repaginada da contabilidade que você está acostumado. Enquanto você faz a sua empresa crescer, o Qipu cuida da burocracia e te informa de tudo o que for importante!

Equipe Qipu

Apr/19/2021

Como mudar de contador , Contabilidade Online , Contabilidade Online Qipu , Contabilidade Simples Nacional , Simples Nacional , Microempreendedor Individual

Não deixe de ler também