Planejamento financeiro nas micro e pequenas empresas: como fazer em 7 passos

Planejamento financeiro nas micro e pequenas empresas: como fazer em 7 passos

Confira a importância e um passo a passo de como fazer um robusto planejamento financeiro nas micro e pequenas empresas.

A falta de um sólido plano de finanças é um dos principais motivos pelos quais muitas empresas não conseguem se manter de pé por muito tempo, especialmente em se tratando de micro e pequenos empreendimentos.

Aliás, segundo dados do IBGE , 21% das empresas brasileira quebram logo depois de completarem 1 ano de vida. Isto é: 1 em cada 5 empresas fecha as as portas após apenas um ano de sua fundação!

Conheça a contabilidade completa do Qipu

Pensando nisso, elaboramos aqui um passo a passo de como fazer planejamento financeiro nas micro e pequenas empresas e PMEs em geral. Essa providência pode ser o que vai fazer a diferença para o seu negócio prosperar e continuar sustentável por muito tempo!

Convidamos você a continuar a leitura para descobrir quais etapas fundamentais você precisará seguir ao pôr esse planejamento em prática em seu negócio.

Leia também: Qual a melhor forma de controlar suas receitas e despesas?

Qual a importância do planejamento financeiro nas micro e pequenas empresas?

Antes de mostrarmos os passos necessários para a construção de um planejamento financeiro nas micro e pequenas empresas, vale a pena ressaltarmos a importância de se atentar a esse aspecto do negócio.

O planejamento financeiro nem sempre aparece entre as prioridades das empresas. Mas acontece que ele é determinante para o desenvolvimento de qualquer modelo de negócio.

Por meio de um bom plano de finanças, fica mais fácil organizar as receitas e as despesas da empresa e mantê-las em equilíbrio. Além disso, é possível alocar recursos de maneira mais inteligente, reduzir custos e potencializar os rendimentos

O planejamento financeiro é importante também para direcionar ações estratégicas e embasar melhor as tomadas de decisão.

Veja mais: A gestão financeira para MEI pode ser simples, basta seguir estas dicas

Passo a passo: como fazer planejamento financeiro nas micro e pequenas empresas

Especialmente se você tem ou gerencia uma micro ou pequena empresa, confira agora nas próximas linhas as etapas necessárias para fazer um robusto planejamento financeiro .

Passo 1 - Faça um diagnóstico da saúde financeira da empresa

O primeiro passo para elaboração do planejamento financeiro consiste em fazer um diagnóstico das finanças da empresa.

O objetivo é avaliar e entender como anda a saúde financeira do negócio hoje. Para isso, é necessário verificar quanto de dinheiro a empresa tem disponível em caixa e quais são as suas contas a pagar e a receber.

Além disso, é importante que se faça um balanço patrimonial e um levantamento de todas as despesas fixas e variáveis.

Passo 2 - Avalie o seu mercado de atuação

Para que uma micro ou pequena empresa possa se planejar financeiramente, é necessário que ela conheça bem o seu mercado de atuação.

Ao saber em que campo ela está pisando, é possível definir com maior assertividade em quais nichos vale mais a pena investir.

Essa avaliação é importante também para identificar oportunidades que ameaçam a saúde financeira da empresa.

Leia mais: O mercado de prestação de serviços no Brasil: vale a pena investir?

Uma das melhores formas de se descobrir a situação de sua empresa no mercado em que atua é por meio da análise das 5 forças competitivas de Porter .

Se você não sabe como fazer isso, então dê uma olhada neste vídeo da Siteware:


Passo 3 - Defina os objetivos financeiros da sua empresa

Nesta etapa do planejamento, você deverá definir os objetivos financeiro da sua micro ou pequena empresa.

Estabeleça os resultados que você considera prioritários tendo em vista o diagnóstico feito na primeira etapa.

Além disso, procure evitar traçar objetivos inalcançáveis ou fáceis demais; eles precisam ser desafiadores, relevantes e possíveis de serem mensurados.

Passo 4 - Calcule o seu capital de giro

O capital de giro funciona como uma reserva de emergência para garantir que as operações da empresa fluam com tranquilidade.

O cálculo do capital de giro é feito a partir da diferença entre os ativos e os passivos circulantes.

Desconsiderar esse importante aspecto no seu planejamento financeiro pode colocar em risco a estabilidade do seu modelo de negócio.

Leia também: Como conseguir empréstimo para MEI: um passo a passo com as 3 etapas fundamentais

Passo 5 - Separe suas contas pessoais das contas da empresa

No caso de micro e pequenas empresas, é muito comum observar a utilização do caixa da empresa para cobrir gastos pessoais. Esse é um erro que pode custar a sustentabilidade financeira do empreendimento.

Tendo isso em vista, é de extrema importância que essa divisão conste no planejamento financeiro. Dessa forma, é possível ter maior controle sobre as entradas e as saídas.

Passo 6 - Defina os indicadores para monitorar a execução do plano

No seu planejamento financeiro também deve constar os indicadores a serem utilizados para monitorar o desempenho das ações em busca dos objetivos estabelecidos.

A partir desse acompanhamento de indicadores das finanças do negócio , será possível identificar oportunidade de melhoria capazes de potencializar seus resultados financeiros.

Passo 7 - Faça uso de ferramentas tecnológicas

O uso de um software de gestão pode te ajudar na análise de dados financeiros, gerar relatórios completos, automatizar tarefas repetitivas e na obtenção de insights valiosos.

O Qipu é o software ideal para gestão financeira de micro e pequenas empresas, clique AQUI e conheça!

Bom, esse foi o nosso passo a passo de como fazer um planejamento financeiro nas micro e pequenas empresas. Coloque em prática essas etapas e mantenha a saúde financeira do seu negócio em dia.

Além de um bom planejamento financeiro, controlar o fluxo de caixa é muito importante para seu negócio. Por isso, baixe nossa planilha gratuita e inicie esta prática agora mesmo: Controle o fluxo de caixa da sua empresa com a planilha do Qipu!