Como abrir um CNPJ online? Confira um passo a passo para regularizar suas atividades econômicas

Como abrir um CNPJ online? Confira um passo a passo para regularizar suas atividades econômicas

Se você tem planos para abrir a própria empresa e se tornar dono do próprio negócio, saiba que é perfeitamente possível fazer esse procedimento 100% online. Assim, se você pensa em ter um negócio home office, ou mesmo em criar uma empresa aberta para o público, pode fazer isso por meio da internet, de forma prática e objetiva.

A internet permite desburocratizar vários processos, inclusive o de abertura do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, criar um CNPJ não é tão complicado; você pode fazer isso sem precisar sair de casa.

Neste artigo, você vai descobrir como abrir um CNPJ online. Continue a leitura e confira nos parágrafos a seguir os passos simples e descomplicados que você precisa dar para criar a sua empresa:

  • Passo 1 - Acesse o Portal Gov para Empresas e Negócios;
  • Passo 2 - Realize uma consulta prévia;
  • Passo 3 - Faça a coleta de dados;
  • Passo 4 - Obtenha as licenças necessárias.

Leia também: O que é Razão Social e Nome Fantasia - Entenda a diferença entre eles

Passo a passo: como abrir um CNPJ online?

A burocracia é um dos principais fatores que desestimulam muitos empreendedores a formalizarem suas atividades econômicas a partir da abertura de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ.

No entanto, a Receita Federal tem se modernizado bastante nos últimos anos. Hoje, há sim como abrir um CNPJ online. O cadastro pode ser feito 100% pela internet, do conforto da sua casa.

Confira abaixo o passo a passo para criar seu CNPJ.

Passo 1 - Acesse o Portal Gov para Empresas e Negócios

O primeiro passo de como abrir um CNPJ online consiste em acessar o Portal Gov para Empresas e Negócios e clicar no card “Redesim”. Em seguida, clique em “Abra sua Pessoa Jurídica”.

Passo 2 - Realize uma consulta prévia

Nesta etapa de abertura do CNPJ, você deverá realizar uma consulta prévia para verificar a viabilidade do nome da sua empresa dentro do estado que você pretende atuar.

Passo 3 - Faça a coleta de dados

Depois de fazer a consulta prévia, você deverá informar ao Governo Federal todos os dados referentes à empresa que você está querendo abrir.

Nesta etapa para formalizar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, é necessário fazer login na sua conta do sistema gov.br e preencher informações como:

  • Nome da empresa;
  • Comprovante de endereço;
  • RG, CPF e Título de Eleitor do titular;
  • Regime de tributação escolhido;
  • Formato jurídico;
  • Código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Depois que você fizer a coleta de todos os dados solicitados, você deverá transmiti-los para a Receita Federal e aguardar que o órgão avalie o seu pedido de abertura do CNPJ.

Pelo sistema gov.br, você consegue acompanhar o status da sua solicitação.

Passo 4 - Obtenha as licenças necessárias

Dependendo do tipo de atividade econômica que você deseja desenvolver sob o seu CNPJ, é necessário obter algumas licenças específicas.

O tipo e quantidade de licenças vão depender também do seu estado e do seu município, que podem ter suas regras e procedimentos específicos.

Leia mais: MEI Quanto tempo demora para abrir uma empresa?

Como abrir um CNPJ online para MEI?

No caso de Microempreendedores Individuais, o processo de abertura do CNPJ online é ainda mais simples e feito totalmente pelo Portal Gov para Empresas e Negócios.

Ao acessar o Portal, clique no card “Empreendedor”, depois em “Quero ser MEI” e depois em “Formalize-se”.

Você, então, será direcionado para o mesmo sistema gov.br. Após fazer o login, será solicitado que você preencha todos os seus dados e os da sua empresa.

Depois de enviar todas as informações solicitadas, basta emitir o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), no qual constará o número do seu CNPJ.

É importante lembrar que, para abrir um CNPJ de Microempreendedor Individual, o faturamento da sua empresa não pode ultrapassar R$ 81 mil por ano.

Além disso, você só poderá contratar um funcionário e ficará impedido de ser sócio em outra empresa.

O regime tributário para os MEIs é o Simples Nacional. Em uma única guia (DAS) são recolhidos todos os tributos referentes às atividades econômicas da sua empresa.

Por fim, para que a sua empresa mantenha-se na legalidade, é imprescindível recorrer à Secretaria de Fazenda do seu estado ou do seu município para fazer o credenciamento que vai permitir que você emita notas fiscais.

Confira em nosso blog:

Bom, agora que você já sabe como abrir um CNPJ online, faça isso sem precisar sair de casa e formalize o seu modelo de negócio.

Mas, se quer dicas ainda mais completas do que estas, temos uma sugestão, baixe nosso material gratuito e domine esse tema: E-BOOK - Abertura de empresas, tudo que você precisa saber

Aproveite e visite nosso site e conheça todas as vantagens de contar com uma contabilidade online. Veja agora mesmo como facilitar sua vida e tocar seu negócio com mais segurança!