Home / Blog / 8 dicas para abrir uma empresa de informática e começar a explorar esse mercado promissor

8 dicas para abrir uma empresa de informática e começar a explorar esse mercado promissor

Confira 8 dicas para abrir uma empresa de informática e saiba que boas práticas seguir para começar a explorar esse mercado promissor.

O setor de tecnologia e informática é um dos que mais crescem atualmente. Segundo dados de pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), essa área de negócios movimentou cerca de 7% do PIB do Brasil, chegando a quase R$ 479 bilhões em negócios realizados.

Por isso, muitas pessoas que querem abrir o próprio negócio veem nessa área promissora uma grande oportunidade para montar um empreendimento rentável.

É crescente a demanda por produtos e serviços de informática. E o leque de atividades para quem deseja ingressar nesse segmento de mercado é extenso.

Se você tem interesse em empreender e aproveitar as diversas possibilidades dessa área, então você precisa conferir algumas recomendações que separamos aqui neste conteúdo.

Continue a leitura e confira nas próximas linhas 8 dicas para abrir uma empresa de informática e começar a ganhar dinheiro nesse mercado promissor:

  1. Elabore um plano de negócios;
  2. Verifique o enquadramento das suas atividades no CNAE;
  3. Escolha o regime de tributação mais adequado;
  4. Defina o formato jurídico da sua empresa;
  5. Reúna toda a documentação necessária;
  6. Redija seu contrato social;
  7. Consiga os alvarás e as licenças para funcionamento;
  8. Registre-se na Junta Comercial do seu Estado.

Leia também: Como informatizar uma pequena empresa: processo + dicas

8 dicas para abrir uma empresa de informática

Empreendedores interessados em abrir um negócio na área de informática precisam seguir algumas boas práticas para que esse processo seja bem sucedido.

Planejar-se com antecedência e formalizar a empresa são algumas das providências básicas para quem quer realmente ser um empreendedor de sucesso .

Por isso, confira agora as principais dicas para abrir um negócio na eater de TI:

1 - Elabore um plano de negócios

Iniciando nossas dicas para abrir uma empresa de informática, é extremamente importante que você faça um plano de negócios.

Trata-se de um documento em que ficaram definidos aspectos como a sua proposta de valor, os custos iniciais para financiar sua ideia, os produtos ou serviços que você pretende comercializar, os fornecedores, os canais de distribuição e o relacionamento com os clientes.

Além disso, o seu plano de negócio deverá especificar o ponto comercial ou se a empresa vai operar totalmente online.

Quer facilitar sua vida na hora de fazer seu plano de negócios? Então, baixe agora, gratuitamente, nossa ferramenta Plano de Negócios: Canvas

Outra maneira de organizar um negócio é por meio de um planejamento estratégico, veja mais sobre ele neste vídeo da Siteware:


Veja também: Planejamento financeiro nas micro e pequenas empresas: como fazer em 7 passos

2 - Verifique o enquadramento das suas atividades no CNAE

Outra recomendação a ser considerada na hora de abrir a sua empresa de informar é verificar o código corresponde às atividades que você pretende exercer na Classificação Nacional de Atividades Econômicas ( CNAE). Essa verificação é especialmente importante para fins tributários.

No caso de uma empresa de informática, as opções disponíveis no CNAE são:

  • Web Design: 6201-5/02
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas: 6202-3/00 ou 6203-1/00
  • Consultoria em Informática: 6204-0/00
  • Suporte Técnico: 6209-1/00
  • Tratamento de Dados: 6311-9/00
  • Portais e Provedores de Conteúdo: 6319-4/00
  • Treinamento em Informática: 8599-6/04

3 - Escolha o regime de tributação mais adequado

O regime tributário é um aspecto que merece atenção especial ao abrir uma empresa de informática. Isso porque ele trata da carga de tributos que vai incidir sobre o seu modelo de negócio; a escolha equivocada pode colocar em risco a sua saúde financeira.

As principais opções de regime de tributação são Simples Nacional , Lucro Real e Lucro Presumido . A opção vai vantajosa para pequenos e médios empresários é o Simples Nacional.

Veja mais: Simples nacional, lucro real e lucro presumido: qual usar?

4 - Defina o formato jurídico da sua empresa

Dando continuidade às dicas para abrir uma empresa de informática, o regime jurídico também precisa ser escolhido com muita cautela.

A depender do seu faturamento e da natureza de suas atividades, você pode optar por ser um Microempreendedor Individual , uma Micro Empresa, Empresa de Pequeno Porte .

Quanto ao modelo societário, você pode escolher um ou mais sócios e formar um Sociedade Anônima ou abrir uma Empresa Individual ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

Veja mais dicas nestes posts de nosso blog:

5 - Reúna toda a documentação necessária

A abertura de uma empresa é um processo burocrático e exige uma série de documentos. Os principais deles são RG, CPF, comprovante de residência e título de eleitor.

6 - Redija seu contrato social

O contrato social é o documento que vai definir, se for o caso, a participação dos seus sócios no capital da empresa. Além disso, ficam descritas as atividades que serão desempenhadas.

7 - Consiga os alvarás e as licenças para funcionamento

A sua empresa de informática só vai poder funcionar se você conseguir todos os alvarás e as licenças junto aos órgãos estaduais e municipais, dependendo do tipo de atividade a ser exercida.

8 - Registre-se na Junta Comercial do seu Estado

O registro na Junta Comercial é essencial caso a sua empresa for comercializar produtos de informática. Geralmente, é nesse momento que você consegue a sua Inscrição Estadual, a qual permitirá o recolhimento de ICMS.

Leia mais: Quanto tempo demora para abrir uma empresa?

Bom, o que você achou das nossas 8 dicas para abrir uma empresa de informática? Coloque em prática essas recomendações e obtenha sucesso no seu empreendimento.

Quer conhecer ainda mais detalhes de como abrir uma empresa? Então, baixe nosso e-book gratuito: Abertura de Empresas

Equipe Qipu

Nov/30/2020

Contabilidade Online , Contabilidade Online Qipu , Contbilidade Simples Nacional , Simples Nacional , Microempreendedor Individual

Compartilhe

Facebook Twitter Linkedin Google+

Não deixe de ler também

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web