Home / Blog / Dia dos cabeleireiros e cabeleireiras, você sabe quando é?

Dia dos cabeleireiros e cabeleireiras, você sabe quando é?

Dia dos cabeleireiros e cabeleireiras: tão especial que existem 3 datas para comemorar! Você sabe qual é a certa?

O Qipu não se esqueceu do dia dos cabeleireiros e cabeleireiras! E separamos algumas dicas para você que ainda possui dúvidas sobre ser autônomo ou empreendedor individual nesta profissão.

Quando é o dia dos cabeleireiros e cabeleireiras, afinal?

O Qipu não poderia esquecer deste profissional tão importante e presente na vida das pessoas. Mas, fica uma questão: o dia do cabeleireiro e cabeleireira cai em que data?

Pois é… existem 3 datas que comemoram o dia dos cabeleireiros! Isso mesmo!

Neste post, além de descobrir definitivamente qual é o dia da cabeleireira e do cabeleireiro, também vamos passar várias dicas sobre como se regularizar nesse profissão.

Leia também: Conheça mais sobre a Taxa de Fiscalização de Estabelecimento

Dia dos cabeleireiros: será que você sabe mesmo a data?

Segundo dados divulgados pelo portal Terra, o Brasil é responsável pelo terceiro lugar no mercado de produtos e serviços de beleza no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Japão.

Além deste número surpreendente é importante lembrar, segundo o SEBRAE, chegamos a mais de 600 mil empreendedores cabeleireiros no Brasil.

Este número é muito importante, pois nos mostra que brasileiros se preocupam e muito em estarem sempre bonitos e bem-cuidados e consequentemente, oportunidades neste meio não faltam.

E a profissão de cabeleireiro e cabeleireira é tão valorizada no Brasil que existem nada menos que 3 datas para comemorar esse ofício.

Vamos entender cada uma delas?

Dia do Cabeleireiro ou Barbeiro: 19 de janeiro

Essa é a data oficial, digamos assim. Foi criada por um decreto lei de número 12.592 e diz, entre outras coisas o seguinte:

Art. 5º É instituído o Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador, a ser comemorado em todo o País, a cada ano, no dia e mês coincidente com a data da promulgação desta Lei.

Como a lei foi promulgada em 19 de janeiro de 2012, esse é o Dia do Cabeleireiro.

Dia da Cabeleireira e do Cabeleireiro: 3 de setembro

Essa era uma data muito usada antes da promulgação do decreto lei, indicada por muitas associações e entidades de classe relacionadas à essa categoria profissional, como a Federação Nacional dos Cabeleireiros.

Dia dos Cabeleireiros: 3 de novembro

Por fim, uma data indicada, nada menos, que por um Papa: Paulo VI.

Acontece que o dia do santo padroeiro dos cabeleireiros e barbeiros, Martinho de Porres, é exatamente em 3 de novembro, assim oficializado pelo Papa Paulo VI. Por isso, esse data ainda é celebrada por muitos dos profissionais da tesoura como o seu dia.

Ficaram claras para você todas essas datas? Ótimo!

Agora falanda de negócios: Como formalizar seu salão de cabeleireiro?

Muitos MEIs que abriram um salão ou que trabalham como cabeleireiros e querem organizar seu negócio próprio nos procuraram com a seguinte dúvida: o que é melhor, ser um cabeleireiro autônomo ou empreendedor individual?

Ora, assim como em qualquer outra profissão, as pessoas se preocupam com segurança financeira e reconhecimento. Por esta razão, para ser um empreendedor de sucesso, formalizar-se como MEI é um passo importante a ser tomado.

Por quê?

Porque além de conseguir um CNPJ e ganhar visibilidade no mercado, os benefícios de se tornar um MEI trazem segurança para empreendedores seguirem sempre em frente.

Mas afinal, quais são esses benefícios?

Listamos abaixo para você entender um pouco melhor

  • Salário Maternidade
  • Auxílio-Doença
  • Aposentadoria por invalidez
  • Auxílio-Reclusão
  • Pensão por morte
  • Aposentadoria por idade

Veja mais aqui: Quais são os benefícios do MEI e o que fazer para recebê-los

E o que é preciso para garantir esses benefícios? Em primeiro lugar é necessário formalizar-se. Para isso, acesse o Portal do Empreendedor.

E se quiser esclarecer mais dúvidas, leia este post de nosso blog: Como fazer a abertura para MEI online passo a passo

O que fazer depois de formalizar seu salão de cabeleireiro?

Após ter sua MEI aberta, é importante manter seu DAS sempre regularizado, pagando as guias mensais em dia. Para saber quando os benefícios serão liberados, acesse a aba “Benefícios” no Qipu e você terá todas as informações necessárias.

E o Qipu pode ajudar e muito os cabeleireiros formalizados. Além de trazer agilidade nos lançamentos, gerar o histórico do DAS e preparar relatórios mensais e declaração anual, sabemos que clientes fiéis e satisfeitos são prioridades nesta profissão.

Por isso, pelo aplicativo, você pode cadastrar seus contatos e colocar várias informações importantes, como data de nascimento, e-mail, telefone, endereço e dados adicionais. Assim, futuramente, poderá pensar em diversas ideias para trazer seus clientes para mais perto de você.

Regularize-se já e faça parte do MEI. São milhares de cabeleireiras e cabeleireiros que já fazem parte desta iniciativa para continuar na caminhada pelo sucesso. E claro, fazendo seu cadastro no Qipu, você não perde tempo com a contabilidade e ganha no que você sabe fazer de melhor: deixar o mundo mais bonito e bem-cuidado.

Fique de olho: Atividades Impeditivas para o Simples Nacional

E agora que seu negócio está regularizado, fique de olho nos custos! Baixe nossa planilha gratuita: Planilha de Custos

Equipe Qipu

Nov/3/2015

Cabelereira , Benefícios

Compartilhe

Facebook Twitter Linkedin Google+

Não deixe de ler também

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web