Ideias de negócios para trabalhar em casa: 9 dicas para quem quer empreender

Ideias de negócios para trabalhar em casa: 9 dicas para quem quer empreender

Sem tempo para ler? Que tal ouvir esse texto? Clique no play e ouça a matéria:


Com a crise econômica e o alto índice de desemprego que o Brasil vem enfrentando, tem crescido o número de profissionais autônomos que precisam se virar para conseguir uma fonte de renda que dê, pelo menos, para pagar as contas.

Mas são nesses momentos difíceis que muitas pessoas encontram boas oportunidades para enfrentar os desafios de empreender e começam trabalhando em casa mesmo.

Se você está precisando de uma grana extra ou deseja ser um empreendedor, separamos aqui 9 ideias de negócios para trabalhar em casa, começando do zero.

Continue a leitura e confira algumas dicas de atividades que você pode desempenhar em sua própria residência.

Leia também: Dicas para freelancer: 8 boas práticas para obter sucesso nessa carreira
EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

9 ideias de negócios para trabalhar em casa

1. Confeitaria

Quando falamos em ideias de negócios para trabalhar em casa, uma das primeiras que vem à cabeça envolve os serviços de confeitaria. Bolos, tortas, doces artesanais e inúmeras sobremesas podem ser confeccionadas na própria cozinha de casa e comercializados por encomenda.

2. Marmitas

Se você tem o dom para cozinhar e sabe fazer aquela comida bem saborosa, que tal começar a vender marmitas?

Muitas pessoas não têm tempo de fazer a própria comida. Além disso, almoçar em restaurante fica muito caro. Portanto, você pode cozinhar em casa para vender marmitas a um preço acessível.

3. Geleias e alimentos em conserva

Ainda na cozinha, você pode iniciar o seu próprio negócio fazendo geleias caseiras e alimentos em conserva, como palmito, pimentas, picles, cogumelos etc. A vantagem de vender esses tipos de produtos é que eles apresentam uma durabilidade maior e não vão perecer com muita facilidade.


4. Pet sitting

Se você curte animais de estimação, você pode se oferecer para cuidar dos cachorros e gatos de outras pessoas. Quando os donos de um pet precisam viajar ou trabalham fora de casa durante o dia inteiro, eles precisam de alguém para cuidar de seus amigos de quatro patas.

O Dog Hero é uma plataforma muito utilizada para quem quer anunciar e contratar esse tipo de serviço. Você pode ganhar a partir de R$ 30,00 por dia para cada animal que você abrigar na sua casa.

5. Artesanato

Atividade milenar, o artesanato ainda é uma importante fonte de renda para muitas pessoas no mundo todo. Brincos, pulseiras, colares, artigos de decoração, velas, sabonetes, chaveiros, cestas e vários outros produtos podem ser confeccionados de maneira artesanal e comercializados na sua própria casa.

6. Produção de conteúdo web

A internet é hoje um dos principais meios que as pessoas utilizam para consumir conteúdos. Por isso, nesta dica de ideias de negócios para trabalhar em casa, você pode começar produzindo conteúdo para a internet.

Que tal começar um canal no YouTube? Ou então escrever para blogs corporativos? Você pode criar conteúdo relevantes também para as redes sociais, como Facebook e Instagram.

Para trabalhar com produção de conteúdo é fundamental saber se comunicar com o público que você deseja atingir.

Saiba mais: Como ser freelancer na internet e dizer tchau para seu patrão!

7. Edição de vídeos

Cada vez mais as empresas estão optando por produzir conteúdos de audiovisual para se comunicar com seus públicos. Nesse sentido, uma forma de começar o próprio negócio é oferecendo serviços de edição de vídeos para as marcas.

Ter domínio sobre os principais programas de edição é fundamental.

8. Design Gráfico

Quem entende de design gráfico também pode empreender nessa área sem precisar sair de casa. Basta ter um computador em casa com um bom software para a criação das peças instalado e muito talento.

Assim, você pode oferecer os seus serviços para agências de publicidade ou para pessoas que queiram criar a identidade visual de uma marca, elaborar uma arte para o cartão de visitas ou fazer um banner.

9. Montar um salão de beleza

Encerrando a nossa lista de ideias de negócios para trabalhar em casa, você pode abrir o seu próprio salão de beleza. Caso você tenha espaço disponível, é possível oferecer serviços de manicure, pedicure, escova progressiva, penteados, hidratação e limpeza de pele.

O que achou das nossas ideias? Já sabe que tipo de negócio você vai investir? Conta pra gente nos comentários.

Veja mais: Aprenda como ser um empreendedor de sucesso com 5 frases de grandes líderes

Depois de decidir que negócio abrir, você precisa formalizar essa atividade, ou seja, ter um CNPJ e começar a emitir notas fiscais.

Por isso, se estiver interessado em regularizar seu negócio, baixe nosso e-book gratuito e saiba mais sobre esse assunto: Quais as vantagens e benefícios de ser um MEI?