O que é contabilidade online, como funciona e 10 vantagens

O que é contabilidade online, como funciona e 10 vantagens

Entenda o que é contabilidade online e quais vantagens pode oferecer à sua empresa

A contabilidade de seu negócio é um verdadeiro enigma para você? Não entende muito bem do assunto e está perdendo tempo demais com isso?

E se você pudesse simplificar tudo isso e contar com um serviço online, acessível e confiável?

Assim como inúmeras áreas de atuação, o setor contábil também precisou se reinventar com as mudanças do mercado, especialmente em relação às transformações digitais e a adoção da tecnologia para atender diferentes demandas do dia a dia.

Entender essa evolução é importante para definir, afinal, o que é contabilidade online. E que tal esclarecer o assunto com informações e dicas práticas?

Veja o que é contabilidade online, quais suas vantagens, quando pode ser utilizada e como funciona contabilidade online na prática.

Veja também: O que um serviço contábil deve fazer pela minha empresa

O que é contabilidade online?

A contabilidade online acontece quando a gestão contábil de uma empresa, seja fiscal ou financeira, ocorre através de uma plataforma digital.

Ou seja, ao invés de ir a um escritório físico, os empresários conseguem gerenciar seu negócio por meio de processos online, com acesso remoto via internet.

A contabilidade online é uma maneira simplificada de se fazer a gestão contábil. Existem inúmeros escritórios especializados que atuam exclusivamente neste modelo e passaram a atender seus clientes com mais eficiência e agilidade.

Como funciona contabilidade online

Você entendeu o que é contabilidade online, mas ainda gostaria de saber como funciona contabilidade online na prática?

Na explicação mais básica, todas as atividades relacionadas à contabilidade da empresa são realizadas através de uma plataforma online.

Informações sobre a companhia, documentos, dados financeiros e relatórios são armazenados ali, onde ficarão também todas as tarefas contábeis e possíveis ações necessárias do cliente.

A ideia é que haja um suporte completo sobre contabilidade para quem contratar este tipo de serviço. O que significa que o responsável pela contabilidade fará toda a gestão a partir deste sistema.

Questões como apuração de tributos, entrega de obrigações e declarações municipais e federais, balanço anual, demonstrativo de resultados e até mesmo as orientações devem estar em um só lugar.

Por exemplo, as orientações fiscais ou aquelas relacionadas às questões trabalhistas e folha de pagamento.

Pensando em trocar de contador? Conheça o Qipu:  uma solução digital, completa e descomplicada para a sua empresa!

Automatização na contabilidade online

Geralmente essa empresa especializada, que sabe exatamente como funciona contabilidade online, conta com um software para auxiliar nos processos.

O sistema especializado permite com que tarefas de contabilidade que antes eram feitas manualmente possam ser automatizados diversos processos.

Conforme a inserção de novos dados, portanto, a plataforma se torna apta para analisar dados da companhia automaticamente.

Na prática, ela pode destacar, por exemplo, o risco de sua empresa quebrar em X tempo. Pode identificar o valor ideal para faturamento ou, então, gastos que poderiam ser cortados. Ainda pode demonstrar que, com o resultado de determinado período, você poderia fazer um investimento com mais tranquilidade, e assim por diante.

A grande vantagem da automatização é a possibilidade de reunir e clarear os principais dados financeiros e contábeis para os gestores.

Com isso, os especialistas passam a focar na consultoria de fato, utilizando suas habilidades em busca de resultados e transformações positivas para o cenário contábil da empresa.

Saiba mais: Transição de contabilidade: 7 passos para mudar

Clique para conhcecer a contabilidade online mais completa, barata e descomplicada do mercado.

10 vantagens do modelo de contabilidade online

O modelo de contabilidade online traz pelo menos 10 grandes vantagens para as empresas:

  • 1. Praticidade: para acompanhar e compreender as atividades da empresa e seu cenário contábil em tempo real;
  • 2. Informações centralizadas: todos os dados e calendários em uma só plataforma;
  • 3. Otimização de tempo: na hora de buscar documentos e informações importantes;
  • 4. Fácil acesso: o acesso à plataforma, por ser online, pode ser feito através de qualquer dispositivo e a qualquer hora;
  • 5. Emissão facilitada de NFSe: as emissões de notas fiscais eletrônicas costumam ser feitas através da mesma plataforma, o que facilita no dia a dia;
  • 6. Agilidade: consequentemente, com as emissões de NFe facilitadas, a agilidade é notada em todos os pagamentos e faturamentos;
  • 7. Automatização: que facilita na organização dos dados e permite com que os profissionais possam focar na parte mais estratégica;
  • 8. Consultoria tributária: suporte não só na parte contábil, mas também na abertura de empresa e nas questões relacionadas às responsabilidades e aos enquadramentos tributários;
  • 9. Atendimento eficiente: mesmo sendo online, até mesmo por isso, a conversa flui mais rapidamente através de um chat, e-mail ou contato telefônico;
  • 10. Decisões mais assertivas: com os dados completos à sua disposição, as análises e tomadas de decisões se tornam muito mais assertivas.

Para os escritórios de contabilidade, transformar esse tipo de assessoria em algo exclusivamente online também é vantajoso, principalmente pela economia em estrutura e pela agilidade no atendimento. Além de ganhar em qualidade, se tornam mais rentáveis por atenderem empresas de diferentes localidades.

Quando contratar esse serviço?

A contabilidade online costuma ser contratada principalmente por empresas prestadoras de serviços e profissionais autônomos.

Mas a verdade é que todos aqueles que conhecem a importância de um acompanhamento contábil e fiscal mais próximo para fazer seu negócio crescer podem procurar uma empresa especializada para auxiliar em sua rotina.

O tipo de atendimento e valor podem variar de acordo com a empresa, portanto pesquise as opções, converse com os consultores e, se possível, veja feedbacks sobre os serviços oferecidos antes de escolher.

Agora você já sabe exatamente o que é contabilidade online e as principais vantagens desse serviço!

A contabilidade online funciona muito bem, confira este caso real: Casos de sucesso - Limetown

O Qipu é a solução contábil ideal para empreendedores, já são mais de 400 mil utilizando! Com um preço acessível e muito fácil de usar, o Qipu faz toda parte burocrática de sua contabilidade, assim você pode se dedicar às tarefas mais importantes do seu negócio.

Aproveite e baixe um de nossos e-books gratuitos: Quais as vantagens e benefícios em ser um MEI?