Simples nacional, lucro real e lucro presumido: qual usar?

Simples nacional, lucro real e lucro presumido: qual usar?

Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido: Entenda cada um deles!

Criou seu negócio do zero, está crescendo, começou a pagar tributos e quer saber como reduzir custos nessa área?

Temos a resposta para você: defina o melhor regime tributário para seu negócio!

Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real são tipos de regimes tributários. Saiba por qual optar.

Ao começar um negócio, o empresário geralmente fica em dúvida na hora de escolher o sistema de apuração de impostos adequado e ao setor profissional em que atua ou ao seguimento de sua empresa.

A dúvida esbarra no fato de que é complicado, um verdadeiro desafio para o empreendedor entender e diferenciar os regimes e como cada um deles funciona na prática.

Vamos entender melhor cada um dos sistemas e o que mais se adapta a sua empresa e setor?

Neste post você vai ver a diferença entre Lucro Real e Lucro Presumido, o que é Simples Nacional e também o que é Lucro Presumido e Lucro Real.

Fique atento!

Leia também: Como abrir uma empresa

Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido: quais as diferenças, afinal?

É muito importante entender as diferenças entre Simples Nacional, Lucro Real e Presumido.A escolha do regime tributário correto pode fazer grande diferenças na hora de pagar seus impostos.Analise em detalhes e escolha o melhor para seu negócio: Simples nacional lucro real e lucro presumido. Depois de falarmos tanto sobre lucros, que tal saber como fazer a distribuição de lucros de seu negócio?Confira o vídeo:


O que é Simples Nacional

É fácil entender o que é Simples Nacional.O Simples Nacional é um sistema compartilhado de arrecadação, fiscalização e cobrança que visa simplificar a burocracia das empresas com rotinas e obrigações mensais facilitadas.Ele pode ser aplicado às microempresas e empresas de pequeno porte, a depender da atividade que será exercida.

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

O regime oferece diversas vantagens, como administração mais simples dos assuntos tributários.Vale sempre conferir no site da Receita Federal no Portal do Simples Nacional. O regime oferece diversas vantagens, como administração mais simples dos assuntos tributários.O Simples é a modalidade ideal para as empresas que se enquadram na categoria pequena e micro, com altas ou médias margens de lucro, despesas baixas e que possuem o consumidor como seu alvo final. Para que o empresário ingresse no Simples Nacional, terá que cumprir condições como formalizar essa opção, realizar todos os requisitos com base na legislação e enquadrar-se na definição de empresa de pequeno porte ou microempresa. Novamente, confira o Portal do Simples Nacional.

Leia mais: Impostos pagos por EPPs optantes pelo Simples Nacional

O que é Lucro presumido

O Lucro Presumido é um tipo de tributação simples em que o governo presume um lucro na atividade para definir a base do cálculo do imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido das empresas que não têm a obrigação de ser apurado por meio do lucro real, sendo denominado sistema cumulativo de tributação.Ficou claro o que é Lucro Presumido para você? Então, prossiga a leitura!O regime proporciona benefícios aos empreendedores que têm lucro que supera o valor presumido pelo governo. De forma geral, para empresas de serviços o valor da presunção é de 32% e empresas de comércio 8%, sempre sobre o faturamento bruto, ou seja, notas fiscais emitidas. Vale citar que após obter o valor do Lucro Presumido é realizado um cálculo das contribuições federais e dos impostos. Geralmente quem opta pelo Lucro Presumido são as empresas que possuem as margens altas de lucro, folha salarial de valor baixo e menores despesas operacionais.

Leia também: Como fazer distribuição de lucros: 4 dicas para não errar

O que é Lucro Real

O Lucro Real é o sistema de tributação em que o lucro líquido é calculado com base no resultado efetivo entre receitas e despesas no período. Isso inclui ainda ajuste de exclusões, adições, além de compensações descritas ou com a autorização da legislação fiscal. Ou seja, podem existir despesas que a empresa incorreu e pagou, mas que serão desconsideradas para fins de cálculo do imposto sobre o resultado, as chamadas despesas não dedutíveis.Pra entender o que é Lucro Real, tenha em mente que sua apuração é mais complexa e detalhada. Vale lembrar ainda que o Lucro Real é um sistema não cumulativo (lembra que o Lucro Presumido é um sistema cumulativo?), ou seja para cálculo de contribuições, as alíquotas são maiores, mas é possível deduzir da base de tributação as despesas relacionadas à atividade do negócio.O Lucro Real é indicado para as companhias com lucro menor a 32% da receita bruta, com cálculo no resultado da receita, excluindo os valores dedutíveis.Normalmente quem adota esse regime são as empresas de grande porte, seja por própria decisão ou ainda por obrigação em adotar este regime pelas imposições legais. Para escolher essa modalidade de companhia, é necessário ter uma rígida escrituração contábil, já que os custos comprovados poderão ser relevados com o objetivo da realização de uma compensação ou uma dedução, o que pode ser alvo de uma fiscalização do governo para esta comprovação.Quer mais dicas de como escolher o regime tributário de sua empresa? Então, confira este vídeo do SEBRAE:


Importância de entender as diferenças entres Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional

É fundamental que o empreendedor entenda como cada um destes sistemas funciona, já que somente assim ele poderá escolher o melhor regime para sua companhia, e o que mais se adapta aos seus negócios.Agora que você já conhece um pouco mais sobre cada Simples Nacional, Lucro Real e Presumido e o que cada sistema exige do empresário, poderá dessa maneira selecionar a categoria ideal para sua companhia, não importa a área de atuação.

Ainda tem dúvidas sobre os regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e Presumido? Tem outra dica a compartilhar? Deixe um comentário!

Quer saber tudo sobre contabilidade para gerenciar sua empresa com mais assertividade?Então, baixe nosso Dicionário de Contabilidade Gratuito!