Como abrir um negócio online? 6 passos para se tornar um empreendedor de sucesso

Como abrir um negócio online? 6 passos para se tornar um empreendedor de sucesso

Cada vez mais as pessoas estão reconhecendo a internet como um espaço repleto de oportunidades para quem quer empreender e abrir um negócio próprio online.

No entanto, apesar de promissores, muitos empreendimentos digitais acabam não se sustentando por muito tempo devido a falta de planejamento.

Apesar de parecer mais simples, um negócio online carece de muito estudo sobre mercado e planejamento estratégico para que ele possa ser bem sucedido.

Neste artigo, você vai aprender um passo a passo de como montar um negócio online do zero e se tornar um empreendedor digital de sucesso.

  1. Analise o mercado;
  2. Valide a sua proposta de valor;
  3. Defina o nicho de mercado que mais combina com a sua proposta de valor;
  4. Estabeleça o perfil de clientes ideais;
  5. Use o Canvas para estruturar o seu modelo de negócio;
  6. Formalize o seu modelo de negócio.

Confira, entenda e ponha em prática agora mesmo!

Leia também: Como abrir uma empresa simples individual em 5 passos

Passo a passo: como abrir um negócio online de sucesso?

Para saber como montar um negócio online de sucesso, é importante que você siga algumas etapas essenciais.

Confira abaixo um passo a passo que vai te orientar a como abrir um negócio próprio online e obter bons retornos financeiros vendendo soluções pela internet.

Passo 1 - Analise o mercado

O primeiro passo de como abrir um negócio online consiste em avaliar a realidade do mercado no qual você quer se inserir.

Pesquisa sobre as necessidades que ainda não foram atendidas, levante informações sobre os principais concorrentes e os produtos que eles comercializam e identifique as peculiaridades do mercado.

Nesta primeira etapa, o objetivo é entender se vale mesmo a pena se dedicar a esse mercado e em qual nicho o seu modelo de negócio tende a ser mais bem sucedido.

Uma das formas mais efetivas de estudar o mercado é com ajuda da Matriz de Porter, veja como usá-la neste infográfico:

Infográfico 5 forças de Porter

Passo 2 - Valide a sua proposta de valor

Quem está buscando formas de como montar um negócio online do zero pode acreditar que tem em mãos uma ideia genial e com certeza vai fazer sucesso.

Ter esse otimismo vai te ajudar muito na sua jornada de empreendedorismo. No entanto, é fundamental que você mantenha os pés nos chão e seja realista.

Por isso, busque validar a sua ideia antes de apostar todas as suas fichas nela. Converse com empreendedores mais experientes e que atuam no mesmo mercado que você quer entrar e avalie se a sua proposta de valor tem mesmo potencial para dar certo.

Esteja de mente aberta para fazer os ajustes necessários na sua ideia original após avaliar os prós e os contras.

Passo 3 - Defina o nicho de mercado que mais combina com a sua proposta de valor

Após analisar o mercado, você deverá escolher o nicho que mais se adequa à proposta de valor do seu modelo de negócio online.

Suponhamos que você queira entrar no mercado de cursos online. Se você entende bastante de fotografia, por exemplo, pode muito bem se dedicar a esse nicho.

Quanto mais específico for o seu nicho, mais fácil você consegue se firmar como autoridade no assunto e criar um público fiel.

Passo 4 - Estabeleça o perfil de clientes ideais

Neste quarto passo de como abrir um negócio online de sucesso, você precisa estabelecer quem são as suas buyer personas. Trata-se do perfil de cliente que você considera ideal para a sua empresa, com características e necessidades bem específicas.

A partir de perfis bem definidos, fica mais fácil traçar estratégias eficazes para se comunicar e atrair novos clientes.

Passo 5 - Use o Canvas para estruturar o seu modelo de negócio

O Canvas é uma ferramenta muito útil para quem deseja saber como montar um negócio online do zero. Ele ajuda a organizar as 9 estruturas principais de uma empresa:

  1. Propostas de valor;
  2. Segmentos de clientes;
  3. Relacionamento com clientes;
  4. Canais;
  5. Atividades-chave;
  6. Recursos-chave;
  7. Principais parceiros;
  8. Estrutura de custos;
  9. Fluxos de receita.

O Canvas permite visualizar melhor o plano de negócios e os elementos estratégicos da empresa.

Quer entender melhor como funciona o modelo de negócios Canvas? Então, confira este vídeo dá Siteware, onde cada uma das 9 etapas são detalhadas de forma bem didática: Confira aqui!

Passo 6 - Formalize o seu modelo de negócio

A última etapa de como abrir um negócio online é a de formalização da empresa. Esse é o momento em que a sua ideia sai do papel e o seu modelo de negócio passa a existir formalmente.

O jeito mais fácil de fazer isso é abrindo um CNPJ no regime de Microempreendedor Individual (MEI).

Pelo Portal do Empreendedor, todo esse processo é feito pela internet e é bastante rápido.

Para se formalizar como MEI, você deve atender aos seguintes critérios:

  • Não ter faturamento anual superior a R$ 81 mil;
  • Não ser sócio em nenhuma outra empresa;
  • Exercer atividades permitidas.

Após abrir o seu CNPJ MEI, você deve se credenciar na Secretaria de Fazenda do seu estado ou município para conseguir emitir notas fiscais.

Está achando complexo abrir sua empresa? Ainda tem dúvidas de como é esse processo? Temos todas as respostas para você! Dos formatos jurídicos aceitos e regimes tributários mais favoráveis, ateé os detalhes de como ser Simples Nacional, você encontra isso e muito mais em nosso ebook gratuito, baixe agora: e-book Abertura de empresas

Veja mais: Como abrir uma empresa simples individual em 5 passos

Bom, agora que você já sabe como abrir um negócio próprio online, mão à obra! Siga o nosso passo a passo de como montar um negócio online do zero e trilhe o caminho do sucesso.

E você pode começar a abrir seu negócio agora mesmo!

Você pode solicitar os serviços da Qipu para abrir sua empresa e gerenciar seu negócio no nosso aplicativo Qipu!

  • É rápido;
  • É descomplicado;
  • É seguro;
  • É Qipu!