Posso mudar de contador? Descubra como proceder na transição de responsabilidade da gestão contábil da sua empresa

Equipe Qipu

Jun/16/2021

Contabilidade Online , Contabilidade Online Qipu , Contbilidade Simples Nacional , Simples Nacional , Microempreendedor Individual

Saiba se posso mudar de contador e confira 4 etapas básicas para fazer a transição de responsabilidade da gestão contábil da sua empresa.

Será que eu posso mudar de contador?

Muitos empreendedores costumam apresentar essa dúvida quando estão insatisfeitos com o profissional que cuida atualmente da gestão contábil da empresa.

Falta de diálogo, ineficiência no cumprimento das obrigações acessórias ou dificuldade em orientar o empresário sobre as decisões direta ou indiretamente relacionadas à contabilidade do negócio são apenas alguns fatores que podem motivar essa vontade de trocar de contador.

Mas será que dá mesmo para fazer essa troca de responsabilidade? Como deve ser feito esse procedimento de transição?

Veja, se você não é um cliente satisfeito, tem todo direito de mudar de contador!

Continue a leitura deste conteúdo e descubra essas respostas nas próximas linhas, com um passo a passo de como mudar de contador de forma prática e objetiva:

  1. Verifique o contrato de serviços de contabilidade vigente;
  2. Levante todas as atuais pendências de contabilidade;
  3. Comunique sua decisão ao seu atual contador;
  4. Contrate o seu novo contador.

Leia também: Transição de contabilidade: 7 passos para mudar

Posso mudar de contador?

Indo direto ao ponto, sim.

Assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor, você tem total liberdade para trocar de contador caso acredite que essa medida seja realmente necessária.

Se você está insatisfeito com o trabalho do seu atual profissional de contabilidade você pode sim ir em busca de um serviço de gestão contábil que atenda melhor às suas expectativas e às necessidades do seu modelo de negócio.

Cabe a você decidir o momento mais adequado para essa mudança. Mesmo que essa troca seja feita antes do término do contrato vigente, basta que você pague as multas previstas para uma eventual quebra de contrato e firme um novo acordo com outro contador.

Vamos falar mais sobre isso nos parágrafos a seguir.

Veja mais: Quanto custa um contador para PJ? Descubra o valor médio dos principais serviços prestados por esse profissional

Como posso mudar de contador? 4 etapas que você precisa seguir

A contabilidade é uma área essencial da gestão de negócios. É por meio dela que se consegue garantir que a empresa mantenha-se em conformidade com a legislação e cumpra todas as suas obrigações fiscais e tributárias.

Agora que já respondemos a pergunta “posso mudar de contador?”, é hora de conferir quais são as etapas essenciais para a realização dessa troca de profissional.

1 - Verifique o contrato de serviços de contabilidade vigente

Para mudar de contador, a primeira coisa que você deve fazer é verificar o atual contrato de serviços de contabilidade.

O objetivo dessa consulta é conferir quais são as cláusulas vigentes, o prazo para o vencimento e a multa prevista no caso de quebra contratual.

A partir dessa verificação, você terá um respaldo maior para conduzir o encerramento da parceria com o seu atual contador.

Veja também: Contabilidade online para MEI: entenda o que é, como funciona e as 5 principais vantagens que esse formato oferece

2 - Levante todas as atuais pendências de contabilidade

O segundo passo a ser dado na hora de mudar de contador é fazer um levantamento de todas as pendências relacionadas à gestão contábil da sua empresa.

Ou seja, quais são os processos que ainda estão em execução, quais declarações precisam ser finalizadas, quais tributos faltam ser apurados, o balanço patrimonial ainda está pela metade?

Verificar tudo o que está pendente na sua contabilidade é importante para evitar surpresas desagradáveis durante a passagem de bastão.

DICA: Consulta de pendências tributárias: descubra se sua empresa está regularizada

3 - Comunique sua decisão ao seu atual contador

Neste terceiro passo para realização da troca de contador, você deverá comunicar de forma explícita para o seu atual profissional de contabilidade que você não tem mais interesse em continuar com os serviços dele.

Você pode fazer isso por e-mail, carta registrada em correio ou presencialmente. Nesse momento, deve-se solicitar que ele envie todos os documentos relacionados à gestão contábil da sua empresa, como

  • Logins e senhas para acessar os sistemas dos órgãos de fiscalização;
  • Relatório de pendências nas esferas governamentais;
  • Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica, que formaliza a transição e a data de encerramento do contrato.

Confira também em nosso blog: Empresa MEI precisa de contador? E para abrir empresa MEI?

4 - Contrate o seu novo contador

Encerrado o contrato com o seu antigo contador, será necessário redigir um novo documento para formalizar a contratação dos serviços de um novo profissional de contabilidade.

Deixe claro quais são suas expectativas e especifique tudo nas cláusulas do contrato.

Entregue a ele todos os documentos de relevância para a gestão contábil da sua empresa.

Leia mais: Como mudar MEI para EIRELI: 6 etapas para manter o seu modelo de negócio em dia com a legislação

Bom, a resposta para “posso mudar de contador?” é um sonoro “sim”. Siga as etapas essenciais que citamos aqui e faça uma transição de responsabilidade tranquila e com o mínimo possível de atritos.

Veja também estas dicas do canal e-Auditoria sobre como emitir a ECF no caso de uma mudança de contador:

Mudar de contabilidade é apenas uma das muitas dúvidas que um empreendedor pode ter sobre a gestão contábil de seu negócio.

Por isso, nós do Qipu mantemos uma página com uma série de materiais gratuitos que podem ajudar você a entender melhor tudo isso.

Visite nosso site para conhecer o Qipu e não deixe de baixar também alguns desses materiais agora mesmo:

Não deixe de ler também

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web

Escaneine o QR Code com seu dispositivo Android ou IOS