Home / Dicionário de Contabilidade / O que é CSLL? Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

O que é CSLL? Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

Você não sabe o que é CSLL? Pois saiba que se trata de um dos mais importantes tributos cobrados de quem tem um negócio próprio.

Você vai descobrir neste conteúdo sobre CSLL o que é essa contribuição e como se faz o cálculo em diferentes tipos de formatos jurídicos de empresas e de regimes tributários.

Veja mais em nosso blog sobre outros tributos pagos pelas empresas:

O que é CSLL?

Antes de entender o que é CSLL, vamos descobrir o que significa essa sigla.

CSLL é a sigla para Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido.

Com isso esclarecido, podemos dizer que a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo federal cobrado sobre o lucro líquido da empresa.

Para que serve a CSLL? A CSLL contribui para a Seguridade Social. As alíquotas (percentual sobre o lucro bruto) variam de acordo com o regime tributário da empresa (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real).

Isso varia de seguinte forma:

  • No Simples Nacional, ela já está embutida no DAS, o Documento de Arrecadação do Simples, e tem um valor fixo.
  • No regime de Lucro Real, a CSLL é de 9% sobre o Lucro Líquido.
  • No regime de Lucro Presumido, a CSLL varia de 1,08 a 2,88% sobre o faturamento Total.

A CSLL deve ser pago trimestralmente e a alíquota é diferente apenas para quem exerce atividades como instituição financeira, capitalização ou seguros.

Muitos acreditam que a CSLL é um imposto, mas na verdade, trata-se de uma contribuição. A diferença é que as contribuições têm um fim específico, enquanto impostos, como o Imposto de Renda, não têm uma destinação de gastos especificamente definida.

Quer saber mais sobre as alíquotas dos impostos que uma empresa paga? Então, baixe nossa planilha gratuita: Planilha de Tributos

Artigos relacionados ao termo CSLL:

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web