Automatização da área financeira: saiba o que é, entenda a sua importância e conheça os seus benefícios

Automatização da área financeira: saiba o que é, entenda a sua importância e conheça os seus benefícios

Todo empreendedor deseja que haja sinergia em todos os setores de seu negócio, certo? Para isso, é preciso adotar práticas inteligentes, como valorizar a automatização da área financeira de sua organização.

Afinal, administrar tarefas do departamento financeiro não é tarefa fácil! Além disso, um mau gerenciamento deste setor pode causar enormes prejuízos para uma companhia.

Para não correr riscos desnecessários e executar todas as atividades desse segmento com eficiência, realizar a automatização da área financeira de seu estabelecimento é uma prática essencial.

Quer saber em que se baseia essa proposta? É só ler este post até o fim!

O que é e em que se baseia a automatização da área financeira?

A automatização da área financeira é uma estratégia que se baseia no uso de recursos tecnológicos que extraem e conservam todos os dados financeiros de um empreendimento.

Por meio dessa ferramenta digital, é possível diminuir, drasticamente, a quantidade de tarefas realizadas manualmente por funcionários. Como consequência direta, a incidência de erros também é reduzida.

Além disso, a automatização da área financeira promove a produtividade. Isso porque, os colaboradores que, até então, eram responsáveis pela realização manual desses processos, podem se dedicar a outras atividades.

Essa medida simplifica diversos procedimentos. Por meio dela, é possível padronizar e conectar processos, efetuando a parametrização de todos eles.

De forma simples, a automatização da área financeira promove o aperfeiçoamento das tarefas operacionais, realizadas frequentemente na área contábil, como gestão de contas a pagar e a receber, emissão de notas fiscais e controle orçamentário, assim dá mais agilidade a atividades mais complexas, como a conciliação financeira e a redução de inadimplência.

A importância dessa ferramenta em uma organização é inegável. Ela não somente reduz erros e dá mais agilidade para um negócio, como também prestigia outros setores essenciais de uma companhia, como o departamento de vendas, por exemplo.

Ao promover a segurança em todos os seus processos, a automatização produz dados embasados e corretos, favorecendo o trabalho dos vendedores, oferecendo a eles informações relevantes, como volume de vendas e lucro.

De modo geral, por meio da automatização da área financeira, o registro das operações e o acesso aos dados se tornam mais objetivos e confiáveis.

Além disso, esse recurso favorece uma comunicação mais assertiva entre os departamentos de uma organização, facilitando, também, todas as tarefas cotidianas de um sistema de pagamentos online.

ilustração

Benefícios da automatização da área financeira para o seu negócio

A automatização da área financeira conta com benefícios relevantes. Conheça, agora, alguns deles.

1. Produz dados atualizados

Um dos principais benefícios da automatização da área financeira é poder ter acesso a dados atualizados em tempo real. Dessa forma, as tomadas de decisão do gestor são favorecidas, já que podem ser embasadas, de maneira rápida, com informações e resultados reais.

2. Reduz a incidência de erros

As planilhas eletrônicas podem ser úteis para registrar dados. No entanto, esse processo ganha muito mais eficiência e diminui a quantidade de erros manuais, quando um sistema de automação entra em cena.

3. Diminui os custos

O trabalho manual exige um elevado nível de atenção e comprometimento. Dessa forma, para exercer essa tarefa, é natural que os colaboradores demorem nesse processo.

Com uma ferramenta digital, isso não é mais necessário. Logo, é uma medida que reduz custos e que promove a produtividade, pois possibilita que os funcionários sejam realocados para outras funções.

4. Valoriza a segurança

Abraçar a automação é uma excelente estratégia para quem valoriza a segurança de seus processos. Isso porque essa tecnologia é essencial para quem se preocupa com vazamento de informações e tentativas de fraudes, pois conta com recursos que inibem essas ações.

5. Otimiza a eficiência

Ao adotar esse recurso, você observará como os seus processos se tornarão muito mais ágeis e mais eficientes. Afinal, a automação facilita o acesso aos dados, fazendo com que seu time ganhe mais autonomia. Como resultado, o rendimento é otimizado.

Atividades que demandam tempo e esforço como produção de relatórios, não precisarão ser mais feitas por seus funcionários. Um sistema de automação possui a tecnologia suficiente para emiti-los, basta configurar alguns dados e parametrizá-los.

6. Simplifica processos complexos

A conciliação financeira é um assunto que, em muitos momentos, representa um desafio em uma empresa quando, por exemplo, um valor não é identificado. Com a automação, esse processo é simplificado, pois ele promove a integração com o sistema bancário.

7. Ajuda a reduzir a inadimplência

A automatização detecta, de modo instantâneo, os débitos em aberto no sistema, ajudando a reduzir a inadimplência, pois possibilita o envio de mensagens aos clientes devedores sobre a sua situação.

Quer mais? Esse recurso também calcula, automaticamente, as multas e os juros, e também emite novos boletos com datas atualizadas.

8. Melhora a experiência de compra

Excelente para empresas que trabalham com cobrança recorrente, como clube de assinaturas, esse sistema facilita o checkout na jornada de compras do cliente, melhorando a sua experiência, um aspecto que contribui muito para o processo de fidelização.

Para saber como a automatização financeira pode ajudar uma pequena empresa, não deixe de conferir o vídeo abaixo!


Como adotar a automatização da área financeira em seu empresa?

Para adotar a automatização da área financeira em sua empresa, é preciso contar com uma parceria especializada. Afinal, essa medida promoverá uma mudança muito grande em seu empreendimento, devendo ser implementada e acompanhada por quem tem expertise no assunto.

Para isso, você pode contar com a iugu que, além de atuar como uma intermediadora de pagamento online, também apresenta um time de profissionais gabaritados para entender o seu negócio e propor soluções personalizadas a ele.

Presente no mercado há quase uma década, a iugu tem como pilares a ética, a transparência, a segurança, o conhecimento e a inovação. Isso quer dizer que está totalmente preparada para oferecer uma experiência única para seus clientes.

Que tal conversar com um dos especialistas da iugu, sem compromisso ou custo algum? Para isso, basta acessar este link.