Home / Blog / DAS atrasado: o que fazer? Confira um passo a passo de como quitar suas guias em atraso e ficar em dia com o Fisco

DAS atrasado: o que fazer? Confira um passo a passo de como quitar suas guias em atraso e ficar em dia com o Fisco

Entenda o que fazer com DAS atrasado e confira um passo a passo de como quitar suas guias de contribuição do MEI e ficar em dia com o Fisco.

Se você aceitou o desafio de ser um Microempreendedor Individual, precisa estar atento ao prazo para o pagamento mensal do DAS, que é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional .

Trata-se de uma guia em que constam os tributos que o MEI deve pagar todos os meses para manter o seu CNPJ regularizado e ter acesso aos benefícios previdenciários.

Mas em caso de DAS atrasado, o que fazer? Como recalcular DAS MEI em atraso?

Para te ajudar, vamos te mostrar neste artigo como efetuar o pagamento do DAS MEI em atraso. Continue a leitura e saiba o que fazer para ficar em dia com suas obrigações tributárias e exercer suas atividades econômicas de Microempreendedor Individual com tranquilidade, seguindo este passo a passo:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor
  2. Entre no sistema do Programa Gerador de DAS do MEI
  3. Gere uma nova guia do DAS
  4. Efetue o pagamento da nova guia do DAS

Leia também: Como colocar o DAS em débito automático

Em primeiro lugar, o que é o DAS do MEI?

Conforme já adiantamos na introdução deste conteúdo, DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

O DAS é a guia de recolhimento mensal de todos os impostos que incidem sobre as atividades do Microempreendedor Individual e de outras empresas optantes pelo regime tributário do Simples Nacional.

Pagar regularmente essa guia que unifica todos os tributos com os quais o MEI precisa arcar é imprescindível para se manter regularizado perante o Fisco.

Veja mais: DAS - Pagamentos em duplicidade

DAS atrasado: o que fazer?

Não é incomum observar Microempreendedores Individuais que ficam tão focados em desempenhar suas atividades econômicas que acabam tendo dificuldades de gerenciar seu tempo e esquecendo ou confundindo determinados prazos, inclusive o de pagamento da guia DAS MEI.

O pagamento do DAS MEI em atraso está sujeito a multas e juros que podem comprometer seriamente o caixa da sua empresa, além de fazer com que o microempreendedor perca alguns benefícios previdenciários dependendo do tempo em o DAS em atraso do MEI não for quitado.

Para evitar que isso aconteça, veja a seguir um passo a passo descomplicado sobre o que fazer com DAS atrasado.

Leia mais: Conheça os benefícios e vantagens de ser um MEI - Microempreendedor Individual

Passo 1 - Acesse o Portal do Empreendedor

Em caso de DAS atrasado, o que fazer em primeiro lugar é acessar o Portal do Empreendedor . Após fazer isso, clique no card “Serviços” da opção “Já sou Microempreendedor Individual”.

Passo 2 - Entre no sistema do Programa Gerador de DAS do MEI

O segundo passo para fazer o pagamento da DAS em atraso do MEI é acessar o PGMEI, que é o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual.

Após clicar em “Serviços” no passo anterior, clique no card “Pagar contribuição mensal” e depois em “Boleto de pagamento”. Feito isso, você será redirecionado para a página do PGMEI, onde será solicitado o seu CNPJ para fazer login no sistema.

Passo 3 - Gere uma nova guia do DAS

Ao acessar o sistema do PGMEI, você poderá visualizar todas as guias do Documento de Arrecadação do Simples Nacional referentes ao seu CNPJ.

Você deverá escolher a guia que estiver em atraso e gerar um novo boleto. O próprio sistema vai recalcular DAS MEI em atraso, já contabilizando o valor das multas e dos juros, e definir uma nova data de vencimento.

Passo 4 - Efetue o pagamento da nova guia do DAS

Após recalcular DAS MEI em atraso e ter em mãos o novo valor para a guia em questão, você deverá efetuar o pagamento dentro do novo prazo estabelecido.

Você tem a opção de imprimir o boleto e ir até uma agência bancária para pagar o DAS ou utilizar o código de barras e quitar a guia pelo aplicativo do seu banco.

Vale lembrar que, caso você tenha outras guias em atraso, é possível parcelar o valor de todas elas em até 60 vezes.

DICA EXTRA: Agora você pode gerar todas as guias do DAS direto do Qipu

Bom, ficou claro o que fazer com DAS atrasado? Agora que você já sabe como proceder com as guias de contribuição mensal não pagas, poderá regularizar sua situação e manter-se em dia com o Fisco.

Lembre-se de que o cumprimento de suas obrigações fiscais e tributárias é fundamental para que o seu modelo de negócio possa se desenvolver.

Saiba mais: Perdi o prazo para pagamento do DAS e agora?

Quer se beneficiar de todas as vantagens de conta com um app para empreendedores em seu celular? Então baixe agora GRATUITAMENTE o app do empreendedor do Qipu!

BAIXAR APP GRÁTIS AGORA!


Equipe Qipu

Aug/31/2020

Contabilidade Online , Contabilidade Online Qipu , Contabilidade Simples Nacional , Simples Nacional , Microempreendedor Individual , Automatização da área financeira

Compartilhe

Facebook Twitter Linkedin Google+

Não deixe de ler também

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web