DAS atrasado: o que fazer? Confira um passo a passo de como quitar suas guias em atraso e ficar em dia com o Fisco

DAS atrasado: o que fazer? Confira um passo a passo de como quitar suas guias em atraso e ficar em dia com o Fisco

Entenda o que fazer com DAS atrasado e confira um passo a passo de como quitar suas guias de contribuição do MEI e ficar em dia com o Fisco.

Se você aceitou o desafio de ser um Microempreendedor Individual, precisa estar atento ao prazo para o pagamento mensal do DAS, que é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Trata-se de uma guia em que constam os tributos que o MEI deve pagar todos os meses para manter o seu CNPJ regularizado e ter acesso aos benefícios previdenciários.

Conheça a contabilidade completa do Qipu

Mas em caso de DAS atrasado, o que fazer? Como recalcular DAS MEI em atraso?

Para te ajudar, vamos te mostrar neste artigo como efetuar o pagamento do DAS MEI em atraso. Continue a leitura e saiba o que fazer para ficar em dia com suas obrigações tributárias e exercer suas atividades econômicas de Microempreendedor Individual com tranquilidade, seguindo este passo a passo:

  1. Acesse o Portal Gov para Empresas e Negócios
  2. Clique em “Pagamento de Contribuição Mensal
  3. Entre no sistema do Programa Gerador de DAS do MEI
  4. Gere uma nova guia do DAS
  5. Efetue o pagamento da nova guia do DAS
Leia também: Como colocar o DAS em débito automático

O que acontece se você estiver com a DAS em atarao do MEI? Muita coisa! Veja 6 problemas que podem atrapalhar você e sua empresa, conferindo este vídeo do Gustavo Ribeiro:

Em primeiro lugar, o que é o DAS do MEI?

Conforme já adiantamos na introdução deste conteúdo, DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

O DAS é a guia de recolhimento mensal de todos os impostos que incidem sobre as atividades do Microempreendedor Individual e de outras empresas optantes pelo regime tributário do Simples Nacional.

Pagar regularmente essa guia que unifica todos os tributos com os quais o MEI precisa arcar é imprescindível para se manter regularizado perante o Fisco.

Por isso, evite fazer o pagamento do DAS MEI em atraso!

Veja mais: DAS - Pagamentos em duplicidade

DAS atrasado: o que fazer?

Não é incomum observar Microempreendedores Individuais que ficam tão focados em desempenhar suas atividades econômicas que acabam tendo dificuldades de gerenciar seu tempo e esquecendo ou confundindo determinados prazos, inclusive o de pagamento da guia DAS MEI.

O pagamento do DAS MEI em atraso está sujeito a multas e juros que podem comprometer seriamente o caixa da sua empresa, além de fazer com que o microempreendedor perca alguns benefícios previdenciários dependendo do tempo em o DAS em atraso do MEI não for quitado.

Para evitar que isso aconteça, veja a seguir um passo a passo descomplicado sobre o que fazer com DAS atrasado.

Leia mais: Conheça os benefícios e vantagens de ser um MEI - Microempreendedor Individual

Passo 1 - Acesse o Portal Gov para Empresas e Negócios

Em caso de DAS atrasado, o que fazer em primeiro lugar é acessar o Portal Gov para Empresas e Negócios. Após fazer isso, clique no card “Boleto de Pagamento” da opção “Pagamento de Contribuição Mensal”

Passo 2 - Entre no sistema do Programa Gerador de DAS do MEI

O segundo passo para fazer o pagamento da DAS em atraso do MEI é acessar o PGMEI, que é o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual.

Após clicar em “Serviços” no passo anterior, clique no card “Pagar contribuição mensal” e depois em “Boleto de pagamento”. Feito isso, você será redirecionado para a página do PGMEI, onde será solicitado o seu CNPJ para fazer login no sistema.

Passo 3 - Gere uma nova guia do DAS

Ao acessar o sistema do PGMEI, você poderá visualizar todas as guias do Documento de Arrecadação do Simples Nacional referentes ao seu CNPJ.

Mas como recalcular DAS MEI em atraso?

Você faz isso diretamente no sistema do Programa Gerador da DAS MEI.

Você deverá escolher a guia que estiver em atraso e gerar um novo boleto. O próprio sistema vai recalcular DAS MEI em atraso, já contabilizando o valor das multas e dos juros, e definir uma nova data de vencimento.

Passo 4 - Efetue o pagamento da nova guia do DAS

Após recalcular DAS MEI em atraso e ter em mãos o novo valor para a guia em questão, você deverá efetuar o pagamento dentro do novo prazo estabelecido.

Você tem a opção de imprimir o boleto e ir até uma agência bancária para pagar o DAS ou utilizar o código de barras e quitar a guia pelo aplicativo do seu banco.

Vale lembrar que, caso você tenha outras guias em atraso, é possível parcelar o valor de todas elas em até 60 vezes.

DICA EXTRA: Agora você pode gerar todas as guias do DAS direto do Qipu

Bom, ficou claro o que fazer com DAS atrasado? Agora que você já sabe como proceder com as guias de contribuição mensal não pagas, poderá regularizar sua situação e manter-se em dia com o Fisco.

Lembre-se de que o cumprimento de suas obrigações fiscais e tributárias é fundamental para que o seu modelo de negócio possa se desenvolver. Por isso, evite ter a DAS em atraso de MEI!

Saiba mais: Perdi o prazo para pagamento do DAS e agora?

DICA EXTRA: Você pode parcelar suas DAS em atraso do MEI, sabia?

Descubra como neste vídeo do Lourival Melo:

Quer se beneficiar de todas as vantagens de contar com um app para empreendedores em seu celular? Então baixe agora GRATUITAMENTE o app do empreendedor do Qipu!

BAIXAR APP GRÁTIS AGORA!

E se você quer conhecer o melhor aplicativo para MEI, clique agora mesmo neste link: Qipu